Poder Judiciário
TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 6ª REGIÃO

Apelação Cível Nº 0001578-87.2011.4.01.3802/MG

RELATOR: Desembargador Federal ANDRE PRADO DE VASCONCELOS

RELATÓRIO

Trata-se de embargos de declaração opostos por RENUKA VALE DO IVAÍ S.A. (em recuperação judicial) e por DESTILARIA RIO GRANDE S.A. contra acórdão desta 4ª Turma, que, em ação civil pública ambiental, negou provimento à apelação da primeira embargante e deu parcial provimento à apelação do Ministério Público Federal (44.1).

Em seus embargos, a RENUKA VALE DO IVAÍ S.A. alega contradição entre a fundamentação e o dispositivo. Sustenta que o voto reconheceu que a ausência de posse ou propriedade afastaria sua legitimidade para intervir diretamente no imóvel e admitiu a conversão da reparação em perdas e danos, mas o dispositivo a condenou indistintamente às obrigações de fazer. Acrescenta que não detém a posse nem a propriedade da área desde a cisão parcial ocorrida em 2010 e invoca o art. 1.228 do Código Civil e os arts. 536 e 537 do CPC. Aponta omissão quanto ao art. 233, parágrafo único, da Lei nº 6.404/1976, uma vez que a Cláusula II.4, "xi", do Protocolo de Cisão teria afastado a solidariedade quanto às obrigações do patrimônio cindido. Alega, também, omissão quanto ao art. 5º, XXXVI, da Constituição Federal e ao art. 6º da LINDB. Afirma, ainda, que a unidade industrial foi construída na década de 1940 e licenciada desde 1981, e que a embargante apenas a operou entre 2007 e 2010. Requer, ao final, o acolhimento dos embargos com efeitos infringentes, para que conste que sua obrigação se converte em perdas e danos, apuradas em liquidação, sem incidência de multa coercitiva e demais medidas de apoio. Pleiteia, ainda, o suprimento das omissões para fins de prequestionamento (52.1).

A DESTILARIA RIO GRANDE S.A., por sua vez, alega omissão quanto ao regime das áreas rurais consolidadas previsto nos arts. 61-A e 61-B da Lei nº 12.651/2012. Afirma que o parque fabril foi estruturado na década de 1940 e funcionou de forma contínua e licenciada antes de 22/07/2008, e sustenta que esse regime autorizaria a continuidade das atividades mediante recomposição de faixas marginais e medidas mitigadoras. Aponta contradição com os postulados da proporcionalidade e da razoabilidade, sob o argumento de que a demolição de parque industrial instalado há quase 80 anos causaria impacto ambiental e socioeconômico mais grave do que o plano de adequação fixado na sentença. Alega, por fim, omissão quanto ao ato jurídico perfeito e à segurança jurídica, com base no art. 5º, XXXVI, da Constituição Federal e no art. 6º da LINDB, e aduz que a edificação observou a legislação da época, inclusive a faixa reservada de 15 metros prevista no Código de Águas de 1934, e obteve licenças de operação perante a FEAM. Requer, ao final, o acolhimento dos embargos com efeitos infringentes, a fim de restabelecer a sentença e, subsidiariamente, pugna pelo prequestionamento dos dispositivos constitucionais e legais invocados (59.1).

A DESTILARIA RIO GRANDE S.A. apresentou contrarrazões aos embargos opostos pela RENUKA VALE DO IVAÍ S.A., requerendo sua rejeição e, subsidiariamente, a manutenção da condenação solidária da corré (58.1).

O Ministério Público Federal apresentou contrarrazões aos embargos da DESTILARIA RIO GRANDE S.A., sustentando que os embargos pretendem rediscutir o mérito, razão pela qual pugna pela sua rejeição (65.1).

É o relatório.

VOTO

Nos termos do art. 1.022 do CPC, os embargos de declaração destinam-se a esclarecer obscuridade, eliminar contradição, suprir omissão de ponto ou questão sobre o qual devia se pronunciar o juiz de ofício ou a requerimento e corrigir erro material.

1. Dos embargos de declaração opostos por RENUKA VALE DO IVAÍ S.A.

No tocante à alegada contradição, a embargante parte de premissa dissociada do conteúdo do acórdão. O julgado não reconheceu que ela tivesse deixado de deter a posse ou a propriedade do imóvel. Ao contrário, registrou que a documentação relativa à cisão e à transferência de ativos não afastava, por si só, sua vinculação às obrigações ambientais, sobretudo diante da controvérsia acerca da titularidade e da posse do empreendimento. Por essa razão, a invocação do art. 1.228 do Código Civil não infirma a conclusão adotada.

De igual modo, a referência à conversão em perdas e danos foi feita em caráter hipotético, apenas para afastar a alegação de impossibilidade de cumprimento da condenação, e não para atribuir à embargante obrigação diversa daquela imposta à corré DESTILARIA RIO GRANDE S.A. Com efeito, o acórdão consignou expressamente que a responsabilidade ambiental ultrapassa a esfera do atual proprietário ou possuidor e deve recair também sobre a embargante. Essa conclusão harmoniza-se inteiramente com o dispositivo, que condenou as rés às obrigações de remoção e de recuperação.

A contradição apta a ensejar a oposição de embargos de declaração é a interna, isto é, aquela verificada entre proposições inconciliáveis do próprio julgado, o que não ocorre na hipótese. Eventual conversão da obrigação de fazer, a fixação de medidas coercitivas e os critérios de apuração de perdas e danos dependem da demonstração concreta da impossibilidade de cumprimento, matéria afeta à fase de cumprimento de sentença, nos termos dos arts. 536 e 537 do CPC. Registre-se, ademais, que o acórdão não fixou multa coercitiva.

Quanto ao art. 233, parágrafo único, da Lei nº 6.404/1976, também não há omissão. O acórdão examinou a cisão societária e a transferência de ativos e concluiu que tais circunstâncias não afastam a responsabilidade da embargante, uma vez que ela operou o empreendimento por anos e auferiu lucros durante o período em que ocorria a degradação ambiental. O julgado assentou, com fundamento no Tema 1.204 do STJ, que as obrigações ambientais possuem natureza propter rem e que o antigo titular somente se exime de responsabilidade se o direito real tiver cessado antes do dano e se não tiver concorrido para sua ocorrência. A responsabilidade da embargante foi fundada, portanto, em sua participação na exploração da atividade degradadora, o que basta para afastar a tese de repartição contratual das obrigações entre as sociedades envolvidas na cisão, inclusive aquela prevista na Cláusula II.4, "xi", do Protocolo de Cisão.

No que se refere ao art. 5º, XXXVI, da Constituição Federal e ao art. 6º da LINDB, a questão foi expressamente enfrentada. O acórdão afirmou, a teor da Súmula 613 do STJ, que a proteção ambiental possui caráter imperativo e de ordem pública e não se sujeita às regras ordinárias do direito intertemporal. Assentou, ademais, que, ainda que a situação esteja consolidada pelo decurso do tempo, não há direito adquirido à manutenção de condição incompatível com a proteção ambiental nem impedimento à incidência de legislação superveniente. Consignou, ainda, que a existência das construções desde a década de 1940 não confere o direito de permanecer em desconformidade com as normas ambientais posteriores e que as licenças concedidas eram condicionadas ao cumprimento de exigências técnicas. A seu turno, a alegação de que a embargante teria operado a unidade apenas por período determinado já foi apreciada por ocasião da análise de sua responsabilidade.

2. Dos embargos de declaração opostos por DESTILARIA RIO GRANDE S.A.

De início, cumpre registrar que a embargante atribui ao acórdão a determinação de demolição do parque industrial. O julgado, contudo, determinou a remoção das edificações, instalações e estruturas existentes na área de preservação permanente, conforme delimitação técnica do órgão ambiental competente, e a recuperação da área degradada mediante projeto por ele aprovado.

No tocante ao regime das áreas rurais consolidadas (arts. 61-A e 61-B da Lei nº 12.651/2012), não há omissão. O acórdão assentou que a área está situada às margens do Rio Grande e deve ser examinada sob o regime de proteção das áreas de preservação permanente associadas a cursos d'água. Afirmou, também, que a atividade ali exercida consiste em indústria destinada à produção de açúcar e álcool e que inexiste hipótese legal apta a justificar a permanência do empreendimento na área protegida. A natureza industrial da atividade, expressamente reconhecida, afasta a incidência desse regime, que somente autoriza a continuidade de atividades agrossilvipastoris, de ecoturismo e de turismo rural, conforme destacado pelo Ministério Público Federal. A tese, portanto, não se mostra apta a modificar a conclusão adotada.

Quanto à alegada contradição com os postulados da proporcionalidade e da razoabilidade, a embargante não aponta proposições incompatíveis entre si no próprio acórdão, mas divergência entre a solução adotada e sua própria avaliação acerca dos impactos da remoção. O acórdão fundamentou a opção pela remoção na prova técnica de inviabilidade ambiental do empreendimento. Destacou que a revalidação da licença de operação em 2003 estava condicionada a exigências técnicas não cumpridas. Registrou, ainda, que a própria operadora requereu o cancelamento da licença em 2007 por reconhecer o caráter insanável dos problemas ambientais, circunstância posteriormente confirmada pelos Relatórios Técnicos GEDIN nº 24/2008 e nº 32/2009 da FEAM. Com base nesses elementos, concluiu que a regularização administrativa não constituía solução adequada e vinculou a execução das medidas às diretrizes técnicas do órgão ambiental. Nesse contexto, a alegação de que a remoção causaria impacto ambiental e socioeconômico mais gravoso revela mero inconformismo com a valoração da prova.

No que se refere ao ato jurídico perfeito e à segurança jurídica, reporto-me aos fundamentos já expostos no exame dos embargos da corré RENUKA VALE DO IVAÍ S.A. O acórdão afastou expressamente a existência de direito adquirido à manutenção da ocupação e reconheceu a incidência da legislação ambiental superveniente. A alegação de observância da faixa prevista no Código de Águas de 1934 constitui desdobramento dessa mesma tese e encontra-se abrangida pela conclusão adotada.

Quanto ao art. 8º da Lei nº 12.651/2012, o acórdão examinou a inexistência de hipóteses de utilidade pública ou interesse social aptas a justificar a permanência das edificações na área protegida. No que se refere ao art. 62 do mesmo diploma, o acórdão assentou que a área objeto da demanda não se localiza às margens do reservatório da UHE Marimbondo, mas às margens do Rio Grande, a jusante da barragem, razão pela qual a controvérsia foi examinada sob o regime das áreas de preservação permanente associadas a cursos d'água, e não sob o regime aplicável ao entorno de reservatórios. O art. 61-A, por sua vez, foi apreciado no tópico relativo às áreas rurais consolidadas.

O acórdão, portanto, não padece de qualquer dos vícios previstos no art. 1.022 do CPC. A pretexto de esclarecer ou complementar o julgado, os embargos buscam, na verdade, alterá-lo, finalidade incompatível com a via eleita.

Por fim, ainda que opostos para fins de prequestionamento de questões legais ou constitucionais, os embargos de declaração pressupõem a presença de omissão, obscuridade, contradição ou erro material. Ademais, o prequestionamento dispensa menção expressa aos dispositivos legais tidos por violados, mas exige que a questão tenha sido debatida e decidida fundamentadamente no acórdão recorrido, o que se verifica na espécie.

Ante o exposto, voto por REJEITAR os embargos de declaração opostos por RENUKA VALE DO IVAÍ S.A. e por DESTILARIA RIO GRANDE S.A.



Documento eletrônico assinado por ANDRE PRADO DE VASCONCELOS, Desembargador Federal Relator, na forma do artigo 1º, inciso III, da Lei 11.419, de 19 de dezembro de 2006. A conferência da autenticidade do documento está disponível no endereço eletrônico https://eproc2g.trf6.jus.br/eproc/externo_controlador.php?acao=consulta_autenticidade_documentos, mediante o preenchimento do código verificador 60000568678v14 e do código CRC b7266aa6.

Informações adicionais da assinatura:
Signatário (a): ANDRE PRADO DE VASCONCELOS
Data e Hora: 30/09/2026, às 17:29:27

 


 



Conferência de autenticidade emitida em 09/10/2026 23:03:19.


Identificações de pessoas físicas foram ocultadas

Documento:60000568679
Poder Judiciário
TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 6ª REGIÃO

Apelação Cível Nº 0001578-87.2011.4.01.3802/MG

RELATOR: Desembargador Federal ANDRE PRADO DE VASCONCELOS

EMENTA

DIREITO PROCESSUAL CIVIL E DIREITO AMBIENTAL. AÇÃO CIVIL PÚBLICA. EMBARGOS DE DECLARAÇÃO. ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE. EMPREENDIMENTO INDUSTRIAL. RESPONSABILIDADE AMBIENTAL. CISÃO SOCIETÁRIA. ÁREA RURAL CONSOLIDADA. INEXISTÊNCIA DE OMISSÃO OU CONTRADIÇÃO. PREQUESTIONAMENTO. EMBARGOS REJEITADOS.

I. CASO EM EXAME

1. Embargos de declaração opostos por RENUKA VALE DO IVAÍ S.A., em recuperação judicial, e por DESTILARIA RIO GRANDE S.A. contra acórdão proferido em ação civil pública ambiental. As embargantes alegam omissões e contradições quanto à responsabilidade ambiental, aos efeitos da cisão societária, à incidência da legislação ambiental superveniente, ao regime das áreas rurais consolidadas e à determinação de remoção das estruturas existentes em área de preservação permanente. Requerem efeitos infringentes e prequestionamento.

II. QUESTÃO EM DISCUSSÃO

2. Há duas questões em discussão: (i) saber se o acórdão contém omissão ou contradição quanto à responsabilidade ambiental da RENUKA VALE DO IVAÍ S.A., aos efeitos da cisão societária e à eventual conversão das obrigações de fazer em perdas e danos; e (ii) saber se existem vícios quanto à incidência da legislação ambiental superveniente, ao regime das áreas rurais consolidadas e à remoção das estruturas situadas em área de preservação permanente.

III. RAZÕES DE DECIDIR

3. Não há omissão ou contradição quanto à responsabilidade da RENUKA VALE DO IVAÍ S.A. A cisão societária e a repartição contratual das obrigações não afastam a responsabilidade decorrente de sua participação na exploração da atividade durante o período de degradação ambiental. As obrigações ambientais possuem natureza propter rem, conforme o Tema 1.204 do STJ.

4. A referência à conversão da obrigação de fazer em perdas e danos teve caráter hipotético. A eventual conversão, assim como a adoção de medidas coercitivas, depende da demonstração concreta da impossibilidade de cumprimento e deve ser examinada na fase de cumprimento de sentença.

5. A existência das construções desde a década de 1940 e a obtenção de licenças administrativas não asseguram sua permanência em desconformidade com a legislação ambiental superveniente. Não há direito adquirido à manutenção de situação incompatível com a proteção ambiental, nos termos da fundamentação adotada e da Súmula 613 do STJ.

6. O regime das áreas rurais consolidadas dos arts. 61-A e 61-B da Lei nº 12.651/2012 não autoriza a continuidade da atividade industrial em área de preservação permanente. A determinação de remoção das estruturas foi fundamentada na prova técnica sobre a inviabilidade ambiental do empreendimento e vinculada às diretrizes do órgão ambiental competente. A área situa-se às margens do Rio Grande, a jusante da barragem da UHE Marimbondo, submetendo-se ao regime das áreas de preservação permanente associadas a cursos d'água.

7. Os embargos pretendem rediscutir matérias já examinadas, sem demonstração dos vícios previstos no art. 1.022 do CPC. O prequestionamento não exige menção expressa aos dispositivos legais ou constitucionais quando as questões correspondentes foram debatidas e decididas de forma fundamentada.

IV. DISPOSITIVO E TESE

8. Embargos de declaração opostos por RENUKA VALE DO IVAÍ S.A. e por DESTILARIA RIO GRANDE S.A. rejeitados.

Tese de julgamento: “1. A cisão societária e a repartição contratual de obrigações não afastam a responsabilidade ambiental da sociedade que participou da exploração da atividade durante o período de degradação. 2. A eventual conversão da obrigação ambiental de fazer em perdas e danos depende da demonstração concreta da impossibilidade de cumprimento. 3. O regime das áreas rurais consolidadas previsto nos arts. 61-A e 61-B da Lei nº 12.651/2012 não autoriza a continuidade de atividade industrial em área de preservação permanente. 4. Não há direito adquirido à manutenção de situação incompatível com a legislação de proteção ambiental. 5. Os embargos de declaração não se prestam à rediscussão de matéria decidida quando ausentes os vícios do art. 1.022 do CPC.”

ACÓRDÃO

Vistos e relatados estes autos em que são partes as acima indicadas, a Egrégia 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 6ª Região decidiu, por unanimidade, REJEITAR os embargos de declaração opostos por RENUKA VALE DO IVAÍ S.A. e por DESTILARIA RIO GRANDE S.A, nos termos do voto do relator, nos termos do relatório, votos e notas de julgamento que ficam fazendo parte integrante do presente julgado.

Belo Horizonte, 25 de setembro de 2026.



Documento eletrônico assinado por ANDRE PRADO DE VASCONCELOS, Desembargador Federal Relator, na forma do artigo 1º, inciso III, da Lei 11.419, de 19 de dezembro de 2006. A conferência da autenticidade do documento está disponível no endereço eletrônico https://eproc2g.trf6.jus.br/eproc/externo_controlador.php?acao=consulta_autenticidade_documentos, mediante o preenchimento do código verificador 60000568679v4 e do código CRC 2dfebdf0.

Informações adicionais da assinatura:
Signatário (a): ANDRE PRADO DE VASCONCELOS
Data e Hora: 30/09/2026, às 17:29:27

 


 



Conferência de autenticidade emitida em 09/10/2026 23:03:19.


Identificações de pessoas físicas foram ocultadas

Extrato de Ata
Poder Judiciário
Tribunal Regional Federal da 6ª Região

EXTRATO DE ATA DA SESSÃO VIRTUAL DE 21/09/2026 A 25/09/2026

Apelação Cível Nº 0001578-87.2011.4.01.3802/MG

INCIDENTE: EMBARGOS DE DECLARAÇÃO

RELATOR: Desembargador Federal ANDRE PRADO DE VASCONCELOS

PRESIDENTE: Desembargadora Federal SIMONE DOS SANTOS LEMOS FERNANDES

PROCURADOR(A): JOSE JAIRO GOMES

Certifico que a 4ª Turma, ao apreciar os autos do processo em epígrafe, proferiu a seguinte decisão:

A 4ª TURMA DECIDIU, POR UNANIMIDADE, REJEITAR OS EMBARGOS DE DECLARAÇÃO OPOSTOS POR RENUKA VALE DO IVAÍ S.A. E POR DESTILARIA RIO GRANDE S.A, NOS TERMOS DO VOTO DO RELATOR.

RELATOR DO ACÓRDÃO: Desembargador Federal ANDRE PRADO DE VASCONCELOS

Votante: Desembargador Federal ANDRE PRADO DE VASCONCELOS

Votante: Desembargadora Federal MÔNICA SIFUENTES

Votante: Desembargadora Federal SIMONE DOS SANTOS LEMOS FERNANDES

ANDREA FERNANDA COSTA

Secretária



Conferência de autenticidade emitida em 09/10/2026 23:03:19.


Identificações de pessoas físicas foram ocultadas