Poder Judiciário
TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 6ª REGIÃO

Av. Álvares Cabral, 1741, Edifício II - Euclydes Reis Aguiar - 10° andar - Bairro: Santo Agostinho - CEP: 30170-001 - Fone: (31) 3501-1071 - Email: gab.simone.lemos@trf6.jus.br

Apelação Cível Nº 0036293-69.2008.4.01.3800/MG

PROCESSO ORIGINÁRIO: Nº 0036293-69.2008.4.01.3800/MG

RELATORA: Juíza Federal CRISTIANE MIRANDA BOTELHO

RELATÓRIO

Trata-se de apelação interposta por H. D. O. contra a sentença que julgou procedente a ação ajuizada pela CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, para confirmar a imissão da autora na posse do imóvel descrito na petição inicial e condenar os requeridos, em partes iguais, ao pagamento de taxa mensal de ocupação no valor de R$ 120,00, no período compreendido entre 07/08/2000 a 02/03/2010 [evento 2, VOL1 - p. 188-193].

Nas razões do recurso [evento 2, VOL1 - p.198-199 e evento 3, VOL1 - p. 1-31], a apelante requer a apreciação do agravo retido interposto contra a decisão que indeferiu a produção de prova pericial, destinada a identificar as benfeitorias úteis e necessárias realizadas no imóvel, para fins de indenização e retenção.

No mérito recursal, alega que a taxa mensal de ocupação foi indevidamente fixada com base no salário mínimo; que não pode corresponder a valor típico de aluguel nem servir como penalidade pelo exercício do direito de ação, sob pena de enriquecimento sem causa; que as benfeitorias incorporadas ao imóvel devem ser consideradas na definição do valor; e que a ação de imissão na posse não constitui via adequada para sua cobrança.

Sustenta, ainda, a inconstitucionalidade do Decreto-Lei n. 70/1966 e a irregularidade do procedimento de execução extrajudicial, especialmente pela ausência de regular notificação pessoal do mutuário para purgação da mora e pela utilização da notificação por edital, apesar da alegada existência de endereço certo. Menciona, ainda, a existência de ação anulatória na qual seriam discutidas as irregularidades do procedimento.

Afirma que o Decreto-Lei n. 70/1966 somente admite a imissão na posse com fundamento na carta de arrematação, não autorizando a adjudicação extrajudicial do imóvel pelo próprio credor, a qual dependeria do procedimento judicial previsto na Lei n. 5.741/1971.

Requer o provimento do agravo retido, com a anulação da sentença e o retorno dos autos à origem para a realização da perícia, ou a reforma da sentença para julgar improcedentes os pedidos, com a inversão da sucumbência.

Sem contrarrazões.

É o relatório.

VOTO

Presentes os pressupostos de admissibilidade recursal, conheço da apelação.

1. Agravo retido

Antes de examinar o mérito da apelação, aprecio o agravo retido interposto contra a decisão que indeferiu a produção de prova pericial de engenharia, destinada à identificação, à classificação e à avaliação das benfeitorias que afirma ter realizado no imóvel [evento 2, VOL1 - p. 156-158]. 

O recurso deve ser conhecido, porquanto expressamente reiterado nas razões da apelação. 

De início, registre-se que, posteriormente à interposição do agravo retido, o pedido de produção da prova pericial foi novamente examinado e indeferido pelo Juízo de origem [evento 2, VOL1 - p. 180]. Nessa oportunidade, consignou-se que, embora a ré tivesse requerido a realização da perícia para a avaliação das benfeitorias, não apresentou comprovação de sua existência e, ao renovar o requerimento, não especificou adequadamente a finalidade da prova. Acrescentou-se que os elementos já constantes dos autos eram suficientes para o julgamento da causa.

Essa decisão posterior não se limitou a reproduzir o pronunciamento anteriormente agravado, pois apreciou novamente o requerimento à vista do desenvolvimento da instrução processual e apresentou fundamentos próprios para concluir pela desnecessidade da perícia. Não consta que a apelante tenha interposto recurso contra esse novo pronunciamento.

Assim, ainda que conhecido o agravo retido, seu provimento não teria o efeito de afastar a decisão posterior, que indeferiu novamente a mesma prova e não foi oportunamente impugnada.

De todo modo, a decisão posterior à interposição do agravo retido indeferiu novamente a prova pericial, ao fundamento de que não houve comprovação das benfeitorias alegadas e de que os elementos constantes dos autos eram suficientes para o julgamento. A sentença, por sua vez, afastou expressamente o pedido de retenção pelas benfeitorias, diante do disposto no art. 1.474 do Código Civil.

O magistrado, como destinatário da prova, pode determinar as diligências necessárias à instrução do processo e indeferir aquelas que considerar inúteis ou meramente protelatórias, conforme dispunham os arts. 130 e 420, parágrafo único, II, do CPC/1973.

No caso, a prova pericial pretendida não teria aptidão para modificar a solução da controvérsia, pois as benfeitorias incorporadas ao imóvel hipotecado não conferem direito de retenção oponível à credora que adquiriu o bem em procedimento de execução extrajudicial.

Nos termos do art. 1.474 do Código Civil, “a hipoteca abrange todas as acessões, melhoramentos ou construções do imóvel”. Por sua vez, o art. 32, § 2º, do Decreto-Lei n. 70/1966, vigente ao tempo da prolação da sentença, afasta o direito de retenção no procedimento de execução extrajudicial.

Nesse sentido, a Quarta Turma deste Tribunal já decidiu que, no âmbito do Sistema Financeiro da Habitação, é indevida a indenização por benfeitorias realizadas em imóvel hipotecado e posteriormente adjudicado pela credora:

DIREITO CIVIL. AÇÃO ANULATÓRIA DE EXECUÇÃO EXTRAJUDICIAL CUMULADA COM PEDIDO DE INDENIZAÇÃO. IMÓVEL FINANCIADO COM GARANTIA HIPOTECÁRIA. PRETENSÃO DE ANULAÇÃO DA EXECUÇÃO EXTRAJUDICIAL E DE INDENIZAÇÃO POR BENFEITORIAS. IMPROCEDÊNCIA DO PEDIDO ANULATÓRIO. INDEVIDA A INDENIZAÇÃO POR BENFEITORIAS EM IMÓVEL HIPOTECADO ADJUDICADO PELA CREDORA FIDUCIÁRIA.
[...]
4. A legislação de regência veda expressamente o direito de indenização ou de retenção por benfeitorias em imóvel hipotecado no âmbito do Sistema Financeiro da Habitação, entendimento reforçado pela cláusula contratual que prevê renúncia expressa do mutuário a esse direito.
[...]
Tese de julgamento:
[...]
2. No âmbito do Sistema Financeiro da Habitação, é indevida a indenização por benfeitorias realizadas em imóvel hipotecado, adjudicado pela credora fiduciária, nos termos do art. 1.474 do Código Civil e do art. 32, § 2º, do Decreto-Lei nº 70/66.
[TRF6, AC 0006382-03.2008.4.01.3803, Quarta Turma, Relator Desembargador Federal André Prado de Vasconcelos, D.E. 02/12/2025]

A orientação está alinhada ao entendimento do Superior Tribunal de Justiça, segundo o qual a adjudicação transfere ao credor hipotecário o imóvel com as benfeitorias nele incorporadas, sendo incabível o exercício do direito de retenção ou a exigência de indenização contra o adjudicante [REsp 1.399.143/MS, Rel. Ministro Paulo de Tarso Sanseverino, Terceira Turma, julgado em 07/06/2016, DJe 13/06/2016].

Sendo juridicamente inviável o direito de indenização ou de retenção que a perícia se destinava a demonstrar, o indeferimento da prova não configura cerceamento de defesa.

Nesse contexto, é caso de negar provimento ao agravo retido.

2. Apelação

2.1. Constitucionalidade do procedimento de execução extrajudicial

A apelante sustenta que o procedimento de execução extrajudicial previsto no Decreto-Lei n. 70/1966 não foi recepcionado pela Constituição Federal de 1988, por violar os princípios do devido processo legal, do contraditório, da ampla defesa e da inafastabilidade da jurisdição.

A questão encontra-se pacificada pelo Supremo Tribunal Federal, que, no julgamento do RE n. 627.106/PR, sob o regime da repercussão geral (Tema 249), firmou a seguinte tese:

É constitucional, pois foi devidamente recepcionado pela Constituição Federal de 1988, o procedimento de execução extrajudicial, previsto no Decreto-lei nº 70/66.

O reconhecimento da moradia como direito social pela Emenda Constitucional n. 26/2000 não altera essa conclusão, tampouco impede a execução da garantia hipotecária regularmente constituída.

Assim, deve ser afastada a alegação de inconstitucionalidade do procedimento de execução extrajudicial.

2.2. Procedimento de execução extrajudicial

A apelante sustenta que não houve regular notificação pessoal do mutuário para a purgação da mora, afirmando que a comunicação por edital somente seria admissível caso o cartório certificasse que o devedor se encontrava em local incerto ou não sabido.

A alegação, contudo, não prospera.

A apelante não integrou o contrato de financiamento nem figurou como devedora hipotecária, tendo sido incluída no polo passivo exclusivamente por ocupar o imóvel adjudicado à CEF. A notificação prevista no art. 31, § 1º, do Decreto-Lei n. 70/1966 destina-se ao mutuário, para lhe assegurar a oportunidade de purgar a mora antes da excussão da garantia.

Desse modo, para além da discussão acerca da legitimidade processual da terceira ocupante para questionar o procedimento de execução extrajudicial, eventual irregularidade na notificação pessoal do mutuário não pode ser oposta por ela para obstar a imissão da credora adjudicante na posse do imóvel. Trata-se de garantia estabelecida em favor do devedor hipotecário, relacionada à oportunidade de purgação da mora, e não de direito próprio da apelante.

Acrescente-se que a ação de imissão na posse tem natureza petitória, ou seja, fundamenta-se no direito de propriedade do autor, que adquiriu o imóvel, mas está impedido de exercer a posse direta. A discussão nesse tipo de ação é, portanto, restrita à validade do título de propriedade do adquirente.

Portanto, expedida a carta de arrematação ou de adjudicação e efetuado o respectivo registro no Cartório de Registro de Imóveis, sua desconstituição, por eventuais nulidades ocorridas no procedimento de execução, deve ser pleiteada por meio de ação autônoma.

O Superior Tribunal de Justiça entende que, “após expedida a respectiva carta de arrematação, a sua desconstituição deve ser pleiteada na via própria, isto é, por meio de ação anulatória” [STJ, REsp 1.636.694/MS, Rel. Ministra Nancy Andrighi, Terceira Turma, julgado em 25/09/2018, DJe 01/10/2018].

Assim, eventual vício relacionado à notificação pessoal do mutuário não constitui fundamento que possa ser invocado pela apelante, ocupante do imóvel, para impedir a imissão da CEF na posse do bem adquirido.

2.3. Aquisição do imóvel pela credora hipotecária

A apelante sustenta que a aquisição do imóvel pela própria credora hipotecária, no âmbito da execução extrajudicial, não autorizaria o ajuizamento da ação de imissão na posse, porque o art. 37, § 2º, do Decreto-Lei n. 70/1966 faria referência apenas à carta de arrematação, enquanto a adjudicação deveria observar o procedimento judicial previsto na Lei n. 5.741/1971.

A alegação não prospera.

No que concerne à adjudicação do imóvel pelo credor, embora a redação do Decreto-lei n. 70/1966 mencione a carta de arrematação, é admitida a possibilidade de imissão na posse em favor do credor que adjudica o imóvel, especialmente quando não há licitantes no leilão público.

A aquisição do imóvel pela credora hipotecária, quando não há licitantes no leilão público, constitui forma legítima de satisfação do crédito e não configura ilegalidade ou vício capaz de invalidar o procedimento de execução extrajudicial.

Embora o art. 37, § 2º, do Decreto-Lei n. 70/1966 mencione a carta de arrematação, admite-se a imissão na posse em favor do agente financeiro que adquire o imóvel no procedimento extrajudicial, independentemente da denominação conferida ao título aquisitivo. A circunstância de a própria credora figurar como adquirente não afasta os efeitos da aquisição nem impede o exercício dos direitos inerentes à propriedade.

No caso, a carta de arrematação identifica a Caixa Econômica Federal como adquirente do imóvel em leilão realizado em 14/04/2000, pelo valor de R$ 52.335,00. O título foi registrado em 07/08/2000 no R-6 da matrícula n. 40.781, transferindo a propriedade à instituição financeira.

A ação de imissão na posse ajuizada pelo agente financeiro contra o devedor ou terceiro ocupante constitui via processual adequada para reclamar a posse do imóvel adquirido em execução extrajudicial, conforme o art. 37, § 2º, do Decreto-Lei n. 70/1966.

Nesse sentido:

CIVIL. PROCESSO CIVIL. CONTRATO DE FINANCIAMENTO DE IMÓVEL VINCULADO AO SISTEMA FINANCEIRO DA HABITAÇÃO (SFH). AÇÃO DE IMISSÃO DE POSSE . FALTA DE NOTIFICAÇÃO DO DEVEDOR A RESPEITO DOS LEILÕES PÚBLICOS. PEDIDO JULGADO IMPROCEDENTE. SENTENÇA REFORMADA.

1. A ação de imissão de posse ajuizada pelo agente financeiro contra o devedor, ou terceiro ocupante do imóvel, é via processual adequada para reclamar a posse do imóvel adjudicado, conforme o art. 37, § 2º, do Decreto-Lei n. 70/1966.

[TRF-1 - AC: 00053044220064013803, Relator.: DESEMBARGADOR FEDERAL DANIEL PAES RIBEIRO, Data de Julgamento: 13/04/2018, SEXTA TURMA, Data de Publicação: 30/04/2018]

Assim, tendo a CEF adquirido legitimamente a propriedade do imóvel e registrado o respectivo título, é cabível sua imissão na posse, ainda que o bem esteja ocupado por terceiro sem título oponível à adquirente.

2.4. Taxa mensal de ocupação

A taxa mensal de ocupação encontrava previsão no art. 38 do Decreto-Lei n. 70/1966, vigente ao tempo dos fatos:

Art. 38. No período que medear entre a transcrição da carta de arrematação no Registro Geral de Imóveis e a efetiva imissão do adquirente na posse do imóvel alienado em público leilão, o Juiz arbitrará uma taxa mensal de ocupação compatível com o rendimento que deveria proporcionar o investimento realizado na aquisição, cobrável por ação executiva.

Verifica-se, portanto, que, no procedimento de execução extrajudicial do mútuo habitacional, é devida a taxa de ocupação desde a transcrição da carta de arrematação no Registro Geral de Imóveis até a efetiva imissão do adquirente na posse do imóvel.

A taxa deve ser imputada a quem efetivamente ocupa o imóvel, independentemente de ser o mutuário originário ou terceiro estranho à relação contratual decorrente do mútuo habitacional.

No caso, a sentença fixou a taxa de ocupação em R$ 120,00 mensais, no período compreendido entre 07/08/2000, data do registro da carta de arrematação, e 02/03/2010, data da efetiva imissão da CEF na posse.

Há elementos suficientes para concluir que a apelante permaneceu na ocupação do imóvel durante o período considerado. O cadastro interno da CEF identifica “AIDÊ” como ocupante [evento 2, VOL1 - p. 9]. Posteriormente, o oficial de justiça constatou, em 06/03/2009, que ela era a atual ocupante do bem, condição expressamente reconhecida na contestação. A continuidade da ocupação também é evidenciada pelos pedidos formulados para adiamento da desocupação e realização de acordo, bem como pela informação da CEF, em março de 2010, de que não havia ocorrido a desocupação espontânea. 

A apelante, embora tenha impugnado a cobrança e o valor da taxa, não alegou ter ingressado no imóvel em data posterior nem indicou qualquer interrupção de sua permanência. A conjugação desses elementos permite concluir que permaneceu no bem até a efetiva imissão da CEF na posse.

Ao contrário do que sustenta a apelante, o valor não foi estabelecido em percentual do salário mínimo. A sentença fixou quantia certa, sem qualquer mecanismo de vinculação ou reajuste pela variação do salário mínimo.

O entendimento desta Quarta Turma é pela fixação da taxa de ocupação em percentual sobre o valor da arrematação ou adjudicação, por constituir critério objetivo e compatível com o rendimento do investimento, conforme a finalidade prevista no art. 38 do Decreto-Lei n. 70/1966:

DIREITO CIVIL E PROCESSUAL CIVIL. APELAÇÃO CÍVEL. IMISSÃO NA POSSE. EXECUÇÃO EXTRAJUDICIAL. FIXAÇÃO DE TAXA DE OCUPAÇÃO. CABIMENTO. RECURSO PROVIDO.
[...]
4. O art. 38 do Decreto-Lei nº 70/1966 determina que, no período entre a transcrição da carta de arrematação e a efetiva imissão na posse, o juiz deve arbitrar taxa mensal de ocupação compatível com o rendimento do investimento realizado, de natureza indenizatória, visando ressarcir o arrematante pela privação da posse.
5. A fixação da taxa de ocupação independe da situação econômica do ocupante, por decorrer diretamente da lei.
6. A carta de arrematação/adjudicação, contendo o valor de avaliação do imóvel, constitui elemento suficiente para o arbitramento da taxa.
7. O período de incidência da taxa deve compreender o intervalo entre o registro da carta de adjudicação e a efetiva imissão na posse, conforme interpretação consolidada na jurisprudência deste Tribunal.
[...]
(TRF6, AC 0035158-56.2007.4.01.3800, Quarta Turma, Rel. Desembargador Federal André Prado de Vasconcelos, julgado em 15/12/2025, publicado em 17/12/2025)

No referido julgamento, esta Quarta Turma adotou o percentual de 0,5% sobre o valor atualizado da arrematação ou da adjudicação, por considerá-lo critério equânime e condizente com o preceito legal.

Neste processo, a carta de arrematação indica que o imóvel foi adquirido pela CEF pelo valor de R$ 52.335,00. A aplicação do percentual de 0,5% resultaria em taxa mensal inicial de R$ 261,68, ainda sem a atualização do valor da arrematação.

O montante é superior aos R$ 120,00 mensais arbitrados na sentença. Portanto, a aplicação do critério adotado por esta Turma não beneficiaria a apelante, mostrando-se adequada a manutenção da quantia fixada pelo Juízo de origem, sob pena de reformatio in pejus.

A cobrança durante o período de ocupação não configura penalidade pelo exercício do direito de ação. A taxa decorre da utilização de imóvel pertencente à CEF e visa compensar a proprietária pelo período em que permaneceu privada da posse e da possibilidade de conferir destinação econômica ao bem.

A propositura de ação questionando o contrato ou a execução extrajudicial não suspende automaticamente os efeitos da arrematação nem afasta a obrigação decorrente da ocupação. Seria necessária decisão judicial suspendendo a eficácia do título ou reconhecendo a legitimidade da permanência no imóvel, o que não se verificou.

Também não há enriquecimento sem causa da CEF, pois a cobrança possui fundamento legal expresso e corresponde ao período em que a apelante usufruiu do imóvel sem título oponível à proprietária. A alegada realização de benfeitorias, pelas razões já expostas no exame do agravo retido, não afasta a incidência da taxa de ocupação.

Assim, deve ser mantida a condenação ao pagamento da taxa mensal de ocupação no valor e no período estabelecidos na sentença.

3. Dispositivo

É caso, portanto, de manutenção da sentença.   

Sem condenação em honorários sucumbenciais recursais, porquanto a sentença foi proferida na vigência do CPC/1973.  

Apenas por cautela, e na tentativa de evitar inócuos embargos declaratórios que proliferam nesta tão assoberbada Corte, e considerando que este voto promove a análise sistemática e teleológica das normas constitucionais e legais aplicáveis, sem necessariamente as indicar de maneira expressa e a todo momento, dou por prequestionadas todas as normas indicadas pela recorrente.

Ante o exposto, voto por negar provimento ao agravo retido e à apelação. 



Documento eletrônico assinado por CRISTIANE MIRANDA BOTELHO, Juíza Federal Convocada, na forma do artigo 1º, inciso III, da Lei 11.419, de 19 de dezembro de 2006. A conferência da autenticidade do documento está disponível no endereço eletrônico https://eproc2g.trf6.jus.br/eproc/externo_controlador.php?acao=consulta_autenticidade_documentos, mediante o preenchimento do código verificador 60000520931v25 e do código CRC b60b8546.

Informações adicionais da assinatura:
Signatário (a): CRISTIANE MIRANDA BOTELHO
Data e Hora: 31/08/2026, às 16:40:54

 


 



Conferência de autenticidade emitida em 10/10/2026 15:28:17.


Identificações de pessoas físicas foram ocultadas

Documento:60000520932
Poder Judiciário
TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 6ª REGIÃO

Av. Álvares Cabral, 1741, Edifício II - Euclydes Reis Aguiar - 10° andar - Bairro: Santo Agostinho - CEP: 30170-001 - Fone: (31) 3501-1071 - Email: gab.simone.lemos@trf6.jus.br

Apelação Cível Nº 0036293-69.2008.4.01.3800/MG

PROCESSO ORIGINÁRIO: Nº 0036293-69.2008.4.01.3800/MG

RELATORA: Juíza Federal CRISTIANE MIRANDA BOTELHO

EMENTA

DIREITO CIVIL E PROCESSUAL CIVIL. APELAÇÃO CÍVEL E AGRAVO RETIDO. SISTEMA FINANCEIRO DA HABITAÇÃO. EXECUÇÃO EXTRAJUDICIAL. AÇÃO DE IMISSÃO NA POSSE. IMÓVEL HIPOTECADO. BENFEITORIAS. INVIABILIDADE DE INDENIZAÇÃO E RETENÇÃO. PROVA PERICIAL DESNECESSÁRIA. CONSTITUCIONALIDADE DO DECRETO-LEI Nº 70/1966. AQUISIÇÃO DO IMÓVEL PELA CREDORA HIPOTECÁRIA. TERCEIRO OCUPANTE. TAXA MENSAL DE OCUPAÇÃO. AGRAVO RETIDO E APELAÇÃO DESPROVIDOS. 

I. CASO EM EXAME 

1. Apelação cível interposta por terceira ocupante contra sentença que, em ação ajuizada pela Caixa Econômica Federal, confirmou a imissão da instituição financeira na posse de imóvel adquirido em execução extrajudicial e condenou os requeridos, em partes iguais, ao pagamento de taxa mensal de ocupação, entre a data do registro da carta de arrematação e a data da efetiva imissão na posse. A apelante requereu, ainda, a apreciação de agravo retido contra a decisão que indeferiu prova pericial destinada à identificação e à avaliação de benfeitorias. 

II. QUESTÃO EM DISCUSSÃO 

2. Há seis questões em discussão: (i) definir se o indeferimento da prova pericial destinada à avaliação das benfeitorias configura cerceamento de defesa; (ii) estabelecer se o procedimento de execução extrajudicial previsto no Decreto-Lei nº 70/1966 foi recepcionado pela Constituição Federal de 1988; (iii) determinar se a terceira ocupante pode invocar eventual irregularidade na notificação pessoal do mutuário para purgação da mora; (iv) definir se a aquisição do imóvel pela própria credora hipotecária autoriza o ajuizamento da ação de imissão na posse; (v) estabelecer se a taxa mensal de ocupação pode ser cobrada da terceira ocupante desde o registro do título aquisitivo até a efetiva imissão da proprietária na posse; e (vi) determinar se o valor mensal de R$ 120,00 deve ser mantido. 

III. RAZÕES DE DECIDIR 

3. A decisão posterior à interposição do agravo retido reaprecia o pedido de prova pericial, apresenta fundamentos autônomos para indeferi-lo e, por não ter sido oportunamente impugnada, permanece eficaz mesmo diante do conhecimento do agravo. 

4. O magistrado, como destinatário da prova, determina as diligências necessárias à instrução e indefere as provas inúteis ou meramente protelatórias, conforme os arts. 130 e 420, parágrafo único, II, do CPC/1973. 

5. A hipoteca abrange as acessões, os melhoramentos e as construções incorporados ao imóvel, e a legislação aplicável à execução extrajudicial afasta o direito de retenção por benfeitorias, tornando a perícia incapaz de modificar o resultado da controvérsia, razão pela qual seu indeferimento não configura cerceamento de defesa. 

6. O Supremo Tribunal Federal reconhece, no Tema 249 da repercussão geral, a constitucionalidade e a recepção, pela Constituição Federal de 1988, do procedimento de execução extrajudicial previsto no Decreto-Lei nº 70/1966. 

7. A notificação prevista no art. 31, § 1º, do Decreto-Lei nº 70/1966 protege o mutuário e lhe assegura a oportunidade de purgar a mora, não constituindo direito próprio da terceira ocupante estranha ao contrato de financiamento. 

8. O registro da carta de arrematação transfere a propriedade à instituição financeira e autoriza o ajuizamento da ação de imissão na posse contra o devedor ou terceiro ocupante sem título oponível à adquirente. 

9. O art. 38 do Decreto-Lei nº 70/1966 autoriza a cobrança de taxa mensal de ocupação entre o registro do título aquisitivo e a efetiva imissão do adquirente na posse, independentemente de o ocupante ser o mutuário originário ou terceiro estranho ao financiamento. 

10. Os elementos constantes dos autos demonstram que a apelante permaneceu no imóvel durante o período considerado na sentença, sem indicação de ingresso posterior ou de interrupção da ocupação. 

11. A sentença fixa a taxa em quantia certa, sem vinculação ao salário mínimo, e em valor inferior ao que resultaria da aplicação do percentual de 0,5% sobre o valor de aquisição, adotado como parâmetro no âmbito desta Quarta Turma do TRF da 6ª Região.

IV. DISPOSITIVO E TESE 

12. Agravo retido e apelação desprovidos. 

Tese de julgamento:

1. O indeferimento de prova pericial destinada à avaliação de benfeitorias não configura cerceamento de defesa quando o ordenamento jurídico afasta o direito de indenização ou retenção que a prova buscaria demonstrar.

2. O procedimento de execução extrajudicial previsto no Decreto-Lei nº 70/1966 foi recepcionado pela Constituição Federal de 1988.

3. A terceira ocupante, estranha ao contrato de financiamento, não pode invocar em nome próprio eventual irregularidade na notificação do mutuário para purgação da mora.

4. A aquisição do imóvel pela própria credora hipotecária autoriza a imissão na posse contra terceiro ocupante sem título oponível.

5. A taxa mensal de ocupação incide desde o registro do título aquisitivo até a efetiva imissão do adquirente na posse e deve ser suportada por quem efetivamente ocupa o imóvel.

Dispositivos relevantes citados: CF/1988; EC nº 26/2000; CC, art. 1.474; CPC/1973, arts. 130 e 420, parágrafo único, II; Decreto-Lei nº 70/1966, arts. 31, § 1º, 32, § 2º, 37, § 2º, e 38; Lei nº 5.741/1971. 

Jurisprudência relevante citada: STF, RE nº 627.106/PR, Tema 249 da repercussão geral; STJ, REsp nº 1.399.143/MS, Rel. Min. Paulo de Tarso Sanseverino, Terceira Turma, j. 07.06.2016, DJe 13.06.2016; STJ, REsp nº 1.636.694/MS, Rel. Min. Nancy Andrighi, Terceira Turma, j. 25.09.2018, DJe 01.10.2018; TRF1, AC nº 0005304-42.2006.4.01.3803, Rel. Des. Federal Daniel Paes Ribeiro, Sexta Turma, j. 13.04.2018, publ. 30.04.2018; TRF6, AC nº 0006382-03.2008.4.01.3803, Rel. Des. Federal André Prado de Vasconcelos, Quarta Turma, D.E. 02.12.2025; TRF6, AC nº 0035158-56.2007.4.01.3800, Rel. Des. Federal André Prado de Vasconcelos, Quarta Turma, j. 15.12.2025, publ. 17.12.2025. 

ACÓRDÃO

Vistos e relatados estes autos em que são partes as acima indicadas, a Egrégia 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 6ª Região decidiu, por unanimidade, negar provimento ao agravo retido e à apelação, nos termos do voto da relatora, nos termos do relatório, votos e notas de julgamento que ficam fazendo parte integrante do presente julgado.

Belo Horizonte, 28 de agosto de 2026.



Documento eletrônico assinado por CRISTIANE MIRANDA BOTELHO, Juíza Federal Convocada, na forma do artigo 1º, inciso III, da Lei 11.419, de 19 de dezembro de 2006. A conferência da autenticidade do documento está disponível no endereço eletrônico https://eproc2g.trf6.jus.br/eproc/externo_controlador.php?acao=consulta_autenticidade_documentos, mediante o preenchimento do código verificador 60000520932v3 e do código CRC 2a83f20c.

Informações adicionais da assinatura:
Signatário (a): CRISTIANE MIRANDA BOTELHO
Data e Hora: 31/08/2026, às 16:40:54

 


 



Conferência de autenticidade emitida em 10/10/2026 15:28:17.


Identificações de pessoas físicas foram ocultadas

Extrato de Ata
Poder Judiciário
Tribunal Regional Federal da 6ª Região

EXTRATO DE ATA DA SESSÃO VIRTUAL DE 24/08/2026 A 28/08/2026

Apelação Cível Nº 0036293-69.2008.4.01.3800/MG

RELATORA: Juíza Federal CRISTIANE MIRANDA BOTELHO

PRESIDENTE: Desembargador Federal ANDRE PRADO DE VASCONCELOS

PROCURADOR(A): ADAILTON RAMOS DO NASCIMENTO

Certifico que este processo foi incluído na Pauta da Sessão Virtual, realizada no período de 24/08/2026, às 00:00, a 28/08/2026, às 16:00, na sequência 90, disponibilizada no DE de 13/08/2026.

Certifico que a 4ª Turma, ao apreciar os autos do processo em epígrafe, proferiu a seguinte decisão:

A 4ª TURMA DECIDIU, POR UNANIMIDADE, NEGAR PROVIMENTO AO AGRAVO RETIDO E À APELAÇÃO, NOS TERMOS DO VOTO DA RELATORA.

RELATORA DO ACÓRDÃO: Juíza Federal CRISTIANE MIRANDA BOTELHO

Votante: Juíza Federal CRISTIANE MIRANDA BOTELHO

Votante: Juiz Federal GUSTAVO SORATTO ULIANO

Votante: Desembargador Federal ANDRE PRADO DE VASCONCELOS

ANDREA FERNANDA COSTA

Secretária



Conferência de autenticidade emitida em 10/10/2026 15:28:17.


Identificações de pessoas físicas foram ocultadas