Poder Judiciário
TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 6ª REGIÃO

Av. Álvares Cabral, 1805, 7º andar - Bairro: Santo Agostinho - CEP: 30170-001 - Fone: (31)3501-1067 - Email: gab.evandro.reimao@trf6.jus.br

Agravo de Instrumento Nº 6004376-10.2026.4.06.0000/MG

RELATOR: Juiz Federal GLÁUCIO MACIEL

RELATÓRIO

Trata-se de agravo de instrumento interposto por C. A. V. B. contra decisão proferida nos autos 0021296-24.2014.8.13.0528, que, em execução fiscal ajuizada pela União, rejeitou a exceção de pré-executividade.

Alegou, em síntese, que há nulidade absoluta na execução, em razão da ausência de citação do cônjuge do executado originário, com quem a agravante é casada sob o regime da comunhão universal de bens, sustentando que, embora a dívida tenha sido formalmente contraída apenas pelo marido, presume-se que tenha revertido em benefício do casal, sendo certo que a execução tem potencial de atingir bens comuns e a meação da agravante.

Aduziu que a ausência de sua inclusão no polo passivo e de sua citação viola normas de ordem pública relativas ao litisconsórcio passivo necessário, ao contraditório e à ampla defesa.

Argumentou que sua pretensão se fundamenta nos artigos 10, § 1º, III e IV, do Código de Processo Civil de 1973, bem como nos artigos 73, § 1º, III e IV, e 842 do Código de Processo Civil de 2015, segundo os quais é indispensável a citação de ambos os cônjuges nas ações fundadas em dívida contraída por um deles a bem da família ou quando a execução puder recair sobre bens imóveis ou sobre o patrimônio comum.

Defendeu que tais dispositivos se aplicam plenamente ao caso concreto, uma vez que a dívida foi assumida durante o casamento, sob regime de comunhão universal, e não há qualquer prova de que não tenha revertido em benefício da entidade familiar.

Sustentou, ainda, que o entendimento predominante do Superior Tribunal de Justiça (STJ) reconhece que as dívidas assumidas por um dos cônjuges presumem-se em favor do casal, tratando-se de presunção relativa que não foi elidida nos autos e que a ausência de citação da agravante configura vício insanável, apto a macular todos os atos processuais praticados a partir da citação do executado, impondo o reconhecimento da nulidade absoluta da execução.

Por fim, alega a impenhorabilidade do imóvel, sob o argumento de que seria bem de família.

A tutela recursal não foi concedida (evento 3, DOC1imagem).

Houve contrarrazões (evento 9, DOC1imagem).

É o relatório.

VOTO

Debate-se no presente recurso se a execução fiscal que cobra dívida de natureza pecuniária referente a crédito rural, contraída por devedor casado no regime de comunhão universal de bens, exige a citação inicial do cônjuge como litisconsórcio passivo necessário, bem como intimação acerca da transferência de valores oriundos de arrematação de imóvel levada a efeito na justiça do trabalho.

A decisão agravada, no que interessa, tem o seguinte teor (evento 1, DOC3 - p. 138/140):

A regra invocada pela excipiente, art. 73, § 1º, do CPC, estabelece o litisconsórcio passivo necessário entre os cônjuges para ações que versem sobre direitos reais imobiliários, atos praticados por ambos, ou dívidas contraídas a bem da família cuja execução tenha de recair sobre o produto do trabalho ou bens reservados da mulher. Ocorre que a presente Execução Fiscal não é uma ação de natureza real imobiliária, mas sim uma ação de execução de quantia certa embasada em Certidão de Dívida Ativa contra o devedor nela inscrito.

Nesse cenário probatório e jurídico, a sujeição passiva na execução fiscal recai sobre aquele que consta no título executivo. O fato de o devedor ser casado no regime de comunhão universal de bens implica a comunicação de bens e dívidas (art. 1.667 do CC), o que autoriza que o patrimônio comum do casal responda pela obrigação. Contudo, essa comunicabilidade material não transforma, automaticamente, o cônjuge em sujeito passivo originário da execução a ponto de exigir sua citação inicial sob pena de nulidade absoluta.

A garantia ao contraditório e à ampla defesa da excipiente, na condição de cônjuge meeira, é resguardada em momento de constrição patrimonial. É por este motivo que o art. 842 do CPC (e o art. 12, § 2º, da Lei nº 6.830/1980) impõe a intimação do cônjuge apenas quando a penhora recair sobre bem imóvel ou direito real sobre imóvel.

No caso em tela, é incontroverso que não houve penhora de bem imóvel no bojo desta execução fiscal, mas tão somente a transferência de numerário oriundo de outro processo, tramitado em Juízo Trabalhista. Tratando-se de constrição de valores, e não de expropriação imobiliária direta nestes autos, sequer há incidência da regra de intimação formal do cônjuge no bojo da execução.

Caso a excipiente entenda que a dívida não reverteu em benefício do casal e, portanto, sua meação sobre o valor transferido foi atingida indevidamente, a via processual adequada para tutelar seu direito material não é a anulação ab initio do processo executivo por vício de citação, mas sim a oposição de Embargos de Terceiro, conforme cristalizado na Súmula 134 do Superior Tribunal de Justiça "Embora intimado da penhora em imóvel do casal, o cônjuge do executado pode opor embargos de terceiro para defesa de sua meação.". Ainda, tal feito deveria ter sido arguido nos autos de penhora, na execução trabalhista.

Portanto, não havendo exigência legal de formação de litisconsórcio passivo necessário para a simples cobrança de dívida pecuniária em face do cônjuge que contraiu a obrigação, inexiste a alegada nulidade. O processo é válido e a execução deve prosseguir regularmente.

Nesse diapasão, REJEITO A EXCEÇÃO DE PRÉ-EXECUTIVIDADE oposta por C. A. V. B., mantendo hígida a cobrança executiva nos termos em que proposta contra Ricardo Macedo Bernardes.

A execução fiscal foi ajuizada em desfavor de Ricardo Macedo Bernardes, André Bernardes Silva e Edgard Carlos da Silva (evento 1, DOC3 - p. 4). Posteriormente, em 26-9-2023, a 1ª vara do trabalho de Ituiutaba encaminhou ofício contendo cópia do despacho (evento 1, DOC3 - p. 83/87) no qual há determinação de transferência de valores remanescentes para a execução fiscal. Conforme informação contida na impugnação à exceção de pré-executividade, esses valores são oriundos de venda de imóvel pertencente ao executado Ricardo Macedo Bernardes (casado com a agravante), arrematado no âmbito de reclamatória trabalhista, consoante fragmento abaixo (evento 1, DOC3 - p. 122/123).

Há duas situações jurídicas a serem analisadas: (I) a necessidade de citação da agravante como litisconsorte passiva necessária, por ser casada com o executado Ricardo Macedo Bernardes e (II) se a transferência de valores remanescentes oriundos de arrematação de imóvel pertencente ao executado Ricardo no âmbito da justiça do trabalho exige a intimação da meeira no bojo da execução.

A resposta para a primeira questão é negativa, haja vista tratar-se de dívida tributária, não sendo aplicável a norma contida no art. 73, § 1º e seus incisos, do Código de Processo Civil, atraindo a aplicação do quanto disposto nos artigos 121, 124 e 134 do Código Tributário.

Por outro lado, a transferência do depósito produto da arrematação de imóvel pertencente ao cônjuge da agravante para o juízo da execução fiscal pressupõe que à agravante foi oportunizada a defesa da meação no âmbito da justiça do trabalho por meio de embargos de terceiro.

Assim, não há que falar em intimação, até porque, embora a agravante seja cônjuge do executado,  não pertence ao polo passivo da execução fiscal. Verifica-se que a excipiente elegeu a via inadequada para defender seu pleito, uma vez que não faz parte da relação jurídica processual, cabendo, em razão disso, opor embargos de terceiro e não exceção de pré-executividade, se for o caso. A esse propósito, do STJ, o REsp 1.830.735/RS, relator o Sr. Ministro Marco Aurélio Bellizze, 3ª Turma, DJe 26-6-2023.

Por fim, não há que falar em bem de família, por não existir penhora de nenhum imóvel nos autos da execução fiscal, afastando, assim, a aplicação da Súmula 134 do STJ. Se tivesse que ser discutida a impenhorabilidade de bem de família, isso deveria ter sido feito no juízo e no processo em que ocorreu a penhora, qual seja, o que correu na justiça do trabalho, não neste, para o qual apenas foi transferido crédito do devedor.

Em face do exposto, voto por negar provimento ao agravo de instrumento.



Documento eletrônico assinado por GLAUCIO MACIEL, Juiz Federal Convocado, na forma do artigo 1º, inciso III, da Lei 11.419, de 19 de dezembro de 2006. A conferência da autenticidade do documento está disponível no endereço eletrônico https://eproc2g.trf6.jus.br/eproc/externo_controlador.php?acao=consulta_autenticidade_documentos, mediante o preenchimento do código verificador 60000488784v3 e do código CRC 1a757be0.

Informações adicionais da assinatura:
Signatário (a): GLAUCIO MACIEL
Data e Hora: 30/08/2026, às 22:14:24

 


 



Conferência de autenticidade emitida em 09/10/2026 10:30:59.


Identificações de pessoas físicas foram ocultadas

Documento:60000488785
Poder Judiciário
TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 6ª REGIÃO

Av. Álvares Cabral, 1805, 7º andar - Bairro: Santo Agostinho - CEP: 30170-001 - Fone: (31)3501-1067 - Email: gab.evandro.reimao@trf6.jus.br

Agravo de Instrumento Nº 6004376-10.2026.4.06.0000/MG

RELATOR: Juiz Federal GLÁUCIO MACIEL

EMENTA

DIREITO TRIBUTÁRIO E PROCESSUAL CIVIL. AGRAVO DE INSTRUMENTO. EXECUÇÃO FISCAL. DÍVIDA TRIBUTÁRIA. DEVEDOR CASADO SOB O REGIME DE COMUNHÃO UNIVERSAL DE BENS. CÔNJUGE. LITISCONSÓRCIO PASSIVO NECESSÁRIO. INEXISTÊNCIA. TRANSFERÊNCIA DE VALORES DECORRENTES DE ARREMATAÇÃO DE IMÓVEL EM EXECUÇÃO TRABALHISTA. DEFESA DA MEAÇÃO. EMBARGOS DE TERCEIRO. EXCEÇÃO DE PRÉ-EXECUTIVIDADE. VIA INADEQUADA. AGRAVO DESPROVIDO.

I. CASO EM EXAME

  1. Agravo de instrumento interposto contra decisão que rejeitou exceção de pré-executividade apresentada por cônjuge de executado em execução fiscal de dívida de natureza pecuniária referente a crédito rural. A agravante, casada com o executado sob o regime de comunhão universal de bens, sustenta a necessidade de sua citação como litisconsorte passiva necessária e de sua intimação acerca da transferência, para a execução fiscal, de valores remanescentes de arrematação de imóvel pertencente ao executado em processo trabalhista.

II. QUESTÃO EM DISCUSSÃO

  1. Há duas questões em discussão: (i) definir se o cônjuge do devedor tributário, casado sob o regime de comunhão universal de bens, deve integrar o polo passivo da execução fiscal como litisconsorte necessário; (ii) estabelecer se a transferência para a execução fiscal de valores remanescentes da arrematação de imóvel pertencente ao executado exige a intimação do cônjuge meeiro e se a defesa de sua meação pode ser realizada por exceção de pré-executividade.

III. RAZÕES DE DECIDIR

  1. A execução fiscal de dívida tributária não se submete à regra do art. 73, § 1º, do CPC, que prevê hipóteses de litisconsórcio necessário entre cônjuges, devendo a sujeição passiva observar os arts. 121, 124 e 134 do Código Tributário.

  2. O regime de comunhão universal de bens comunica os bens e as dívidas do casal, mas não transforma automaticamente o cônjuge do devedor em sujeito passivo da execução fiscal nem impõe sua citação inicial.

  3. A transferência de valores provenientes da arrematação de imóvel pertencente ao executado no âmbito da Justiça do Trabalho não exige nova intimação do cônjuge na execução fiscal, pois não houve penhora ou expropriação de imóvel nesse processo.

  4. A defesa da meação sobre o imóvel arrematado deve ser oportunizada no processo em que ocorreu a constrição, mediante embargos de terceiro, não sendo a exceção de pré-executividade meio adequado para a pretensão de quem não integra a relação processual executiva.

  5. A inexistência de penhora de imóvel na execução fiscal afasta a aplicação da Súmula 134 do STJ e impede a discussão, nesse processo, acerca da impenhorabilidade do bem de família, matéria que deveria ser deduzida perante o juízo trabalhista responsável pela penhora.

  6. A transferência para a execução fiscal apenas do crédito remanescente da arrematação realizada na Justiça do Trabalho não altera a necessidade de a agravante defender eventual direito à meação no processo em que ocorreu a constrição.

IV. DISPOSITIVO E TESE

  1. Agravo de instrumento desprovido.

Tese de julgamento:

1. O cônjuge do devedor tributário não integra necessariamente o polo passivo da execução fiscal apenas em razão do casamento sob o regime de comunhão universal de bens.

2. A defesa da meação sobre imóvel arrematado em outro processo deve ser exercida mediante embargos de terceiro no juízo em que ocorreu a constrição.

3. A transferência de valores remanescentes de arrematação de imóvel para execução fiscal não exige a intimação do cônjuge que não integra o polo passivo da execução.

4. A exceção de pré-executividade não constitui via adequada para a defesa da meação de terceiro que não integra a relação processual executiva.


Dispositivos relevantes citados: CPC, art. 73, § 1º; CTN, arts. 121, 124 e 134; CPC, art. 842; Lei nº 6.830/1980, art. 12, § 2º; CC, art. 1.667.

Jurisprudência relevante citada: STJ, Súmula 134; STJ, REsp 1.830.735/RS, Rel. Min. Marco Aurélio Bellizze, 3ª Turma, DJe 26.06.2023.

ACÓRDÃO

Vistos e relatados estes autos em que são partes as acima indicadas, a Egrégia 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 6ª Região decidiu, por unanimidade, negar provimento ao agravo de instrumento, nos termos do voto do relator, nos termos do relatório, votos e notas de julgamento que ficam fazendo parte integrante do presente julgado.

Belo Horizonte, 28 de agosto de 2026.



Documento eletrônico assinado por GLAUCIO MACIEL, Juiz Federal Convocado, na forma do artigo 1º, inciso III, da Lei 11.419, de 19 de dezembro de 2006. A conferência da autenticidade do documento está disponível no endereço eletrônico https://eproc2g.trf6.jus.br/eproc/externo_controlador.php?acao=consulta_autenticidade_documentos, mediante o preenchimento do código verificador 60000488785v3 e do código CRC 463f3540.

Informações adicionais da assinatura:
Signatário (a): GLAUCIO MACIEL
Data e Hora: 30/08/2026, às 22:14:23

 


 



Conferência de autenticidade emitida em 09/10/2026 10:30:59.


Identificações de pessoas físicas foram ocultadas

Extrato de Ata
Poder Judiciário
Tribunal Regional Federal da 6ª Região

EXTRATO DE ATA DA SESSÃO VIRTUAL DE 24/08/2026 A 28/08/2026

Agravo de Instrumento Nº 6004376-10.2026.4.06.0000/MG

RELATOR: Juiz Federal GLÁUCIO MACIEL

PRESIDENTE: Desembargador Federal MARCELO DOLZANY DA COSTA

PROCURADOR(A): JOSE JAIRO GOMES

Certifico que este processo foi incluído na Pauta da Sessão Virtual, realizada no período de 24/08/2026, às 00:00, a 28/08/2026, às 16:00, na sequência 511, disponibilizada no DE de 13/08/2026.

Certifico que a 3ª Turma, ao apreciar os autos do processo em epígrafe, proferiu a seguinte decisão:

A 3ª TURMA DECIDIU, POR UNANIMIDADE, NEGAR PROVIMENTO AO AGRAVO DE INSTRUMENTO, NOS TERMOS DO VOTO DO RELATOR.

RELATOR DO ACÓRDÃO: Juiz Federal GLÁUCIO MACIEL

Votante: Juiz Federal GLÁUCIO MACIEL

Votante: Desembargador Federal MARCELO DOLZANY DA COSTA

Votante: Juíza Federal GENEVIEVE GROSSI ORSI

LUCIELLE RODRIGUES SILVA

Secretária



Conferência de autenticidade emitida em 09/10/2026 10:30:59.


Identificações de pessoas físicas foram ocultadas