Poder Judiciário
TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 6ª REGIÃO

Apelação/Remessa Necessária Nº 0001056-36.2011.4.01.3810/MG

RELATORA: Juíza Federal ANA CAROLINA CAMPOS AGUIAR

RELATÓRIO

A EXMA. SRA. JUÍZA FEDERAL ANA CAROLINA CAMPOS AGUIAR - 

Tratam-se de remessa necessária e de apelações interpostas por Hélia da Silva e pela Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI contra sentença que afastou a prescrição, julgou improcedentes os pedidos formulados em face de Hélia da Silva e julgou parcialmente procedentes os pedidos deduzidos em face da UNIFEI para declarar a nulidade do ato administrativo que indeferiu o requerimento administrativo de pensão por morte formulado por R. B., condenando a universidade a conceder à autora pensão vitalícia em cotização com Hélia da Silva, na proporção de 50% para cada beneficiária, desde 28/10/2010, bem como ao pagamento das parcelas vencidas e dos consectários legais. 

Nas razões recursais, Hélia da Silva suscita, preliminarmente, nulidade da sentença por cerceamento de defesa, em razão do indeferimento da produção de prova oral e da alegada ausência de intimação da decisão correspondente. No mérito, sustenta que comprovou sua condição de companheira e dependente do instituidor da pensão, ao passo que R. B. renunciou aos alimentos por ocasião da separação e do divórcio, não demonstrando dependência econômica superveniente. Afirma que os depósitos bancários realizados pelo falecido destinavam-se exclusivamente aos filhos do casal. Requer a reforma da sentença para julgar improcedente o pedido inicial ou, subsidiariamente, sua anulação para reabertura da instrução processual, formulando ainda pedidos de produção de provas, revogação da gratuidade de justiça e condenação da autora aos ônus sucumbenciais. 

Em contrarrazões, R. B. suscita a deserção da apelação, requer o desentranhamento dos documentos apresentados com o recurso e o indeferimento do pedido de gratuidade formulado pela apelante. Sustenta a preclusão da alegação de nulidade e, no mérito, defende a manutenção da sentença, argumentando que a prova documental demonstra sua dependência econômica e autoriza a aplicação da Súmula 336 do Superior Tribunal de Justiça. 

A Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI sustenta que a autora não preenche os requisitos previstos no art. 217 da Lei nº 8.112/1990, por não perceber pensão alimentícia do ex-servidor falecido. Argumenta que os repasses financeiros não caracterizam prestação alimentar e que a autora não comprovou dependência econômica. Subsidiariamente, requer que eventual concessão do benefício produza efeitos apenas a partir da efetiva habilitação da autora, nos termos do art. 219, parágrafo único, da Lei nº 8.112/1990, além de prequestionar a matéria. 

Em contrarrazões, R. B. requer o desprovimento da apelação, sustentando que a sentença apreciou corretamente o conjunto probatório ao reconhecer sua dependência econômica e aplicar o entendimento consolidado na Súmula 336 do Superior Tribunal de Justiça. 

É o relatório. 

VOTO

Sentença sujeita ao reexame necessário. 

Presentes os pressupostos e requisitos de sua admissibilidade, conheço das apelações interpostas. 

Pensão por morte 

O direito à percepção do benefício de pensão por morte rege-se pela legislação previdenciária vigente na data do falecimento do pretenso instituidor da pensão, sendo aplicável a máxima do tempus regit actum (Súmula 340 do STJ). 

O art. 74 da Lei nº 8.213/91 dispõe que o benefício será devido ao conjunto de dependentes do segurado que falecer, esteja ou não aposentado. 

Para a concessão do benefício de pensão por morte, deve-se comprovar o óbito do segurado, a condição de segurado do instituidor da pensão, independentemente de cumprimento de carência, e a condição de dependente do beneficiário. 

Necessário mencionar, ainda, que, com a publicação da Lei nº 13.135/15, da Lei nº 13.846/2019 e da EC 103/19, entraram em vigor novas regras acerca de requisitos para concessão da pensão por morte, prazo do direito de percepção da pensão e cotas, cujas normas serão pontuadas na medida em que aplicáveis e relacionadas aos limites do efeito devolutivo definido pela parte recorrente. 

Nos termos do § 2º, do art. 76, da Lei 8.213/91, o cônjuge divorciado ou separado judicialmente ou de fato que recebia pensão de alimentos concorrerá em igualdade de condições com os dependentes referidos no inciso I, do art. 16, da mesma lei. 

Registre-se, outrossim, que “na hipótese de o segurado falecido estar, na data de seu falecimento, obrigado por determinação judicial a pagar alimentos temporários a ex-cônjuge, ex-companheiro ou ex-companheira, a pensão por morte será devida pelo prazo remanescente na data do óbito, caso não incida outra hipótese de cancelamento anterior do benefício (§ 3º, do art. 76, da Lei 8.213/91, incluído pela MP 871/19, convertida na Lei nº 13.846, de 2019). 

A separação  do casal faz cessar a presunção de  dependência econômica. Entretanto, é possível a concessão de pensão por morte para ex-cônjuge, mesmo tendo havido dispensa de alimentos na dissolução conjugal (separação de fato, separação judicial ou divórcio), desde que comprovada a dependência econômica superveniente. Nesse sentido, conferir: AC 0018954-35.2015.4.01.4000, DESEMBARGADOR FEDERAL MORAIS DA ROCHA, TRF1 - PRIMEIRA TURMA, PJe 30/05/2023. 

Nesse sentido, o enunciado da Súmula 336 do STJ: a mulher que renunciou aos alimentos na separação judicial tem direito à pensão previdenciária por morte do ex-marido, comprovada a necessidade econômica superveniente. 

Da análise das normas aplicáveis à hipótese e do entendimento jurisprudencial sumulado pelo STJ, extrai-se que, quando há percepção de alimentos pelo ex-cônjuge, a relação de dependência econômica é presumida. Porém, se não estabelecida pensão alimentar, é necessária a comprovação da relação de dependência econômica para a concessão do benefício previdenciário. 

Caso dos autos 

Imbuída dessas premissas normativas e jurisprudenciais, verifico que, no presente caso, o óbito do instituidor da pensão por morte ocorreu em 11/03/2007, conforme certidão juntada aos autos. 

A controvérsia cinge-se ao direito da autora, ex-esposa do instituidor, ao recebimento de pensão por morte estatutária, em concorrência com a companheira habilitada administrativamente.  

Embora o art. 217, I, "b", da Lei nº 8.112/1990 faça referência à pessoa divorciada ou separada judicialmente "com percepção de pensão alimentícia", a interpretação desse dispositivo não pode ser dissociada da finalidade protetiva da previdência social nem da evolução da jurisprudência dos tribunais superiores. 

O Superior Tribunal de Justiça consolidou entendimento, consubstanciado na Súmula 336, segundo o qual a renúncia ou a dispensa de alimentos por ocasião da separação ou do divórcio não impede, por si só, a concessão da pensão por morte, desde que demonstrada a necessidade econômica superveniente ou a efetiva dependência econômica em relação ao segurado até o óbito. 

Em outras palavras, a renúncia ou dispensa dos alimentos no momento da separação não impede, por si só, a concessão da pensão por morte. Contudo, a ex-cônjuge deverá comprovar que dependia economicamente do segurado na data do óbito ou que surgiu necessidade econômica posterior à separação.

No caso concreto, a prova produzida evidencia que, mesmo após a separação e o divórcio, o instituidor efetuava depósitos mensais em favor da autora durante longo período, os quais perduraram até momento próximo ao seu falecimento. Além disso, a sentença consignou que tais valores eram depositados diretamente na conta bancária da autora, inclusive quando os filhos do casal já eram maiores de idade, circunstância que enfraquece a tese de que se destinavam exclusivamente ao custeio destes. 

Assim, a dependência econômica reconhecida na sentença decorreu da análise do conjunto probatório, não se limitando à existência de mera liberalidade eventual do falecido, mas à constatação de auxílio financeiro contínuo e relevante para a manutenção da autora, em consonância com a orientação firmada pelo Superior Tribunal de Justiça. 

Também não prospera a alegação de que a condição financeira da autora afastaria sua qualidade de dependente. A jurisprudência consolidada não exige estado de miserabilidade para a configuração da dependência econômica, bastando que fique demonstrado auxílio financeiro habitual e relevante prestado pelo instituidor, apto a integrar os meios de subsistência do beneficiário, situação devidamente comprovada nos autos. 

De igual modo, correta a sentença ao reconhecer o direito da corré Hélia da Silva ao benefício previdenciário, pois restou comprovada sua condição de companheira do instituidor, circunstância que, inclusive, não foi desconstituída durante a instrução processual. 

Configurada, portanto, a existência de duas beneficiárias pertencentes à mesma classe de dependentes, mostra-se adequada a determinação de rateio da pensão por morte. 

A jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça firmou orientação no sentido de que, comprovada a dependência econômica do ex-cônjuge, este concorre em igualdade de condições com o cônjuge ou companheiro sobrevivente, impondo-se o rateio do benefício entre ambos, observadas as regras previstas na Lei nº 8.112/1990. 

Também não merece reforma o termo inicial fixado pela sentença. 

O requerimento administrativo foi formulado em 28/10/2010, mais de noventa dias após o óbito ocorrido em 11/03/2007. À época, encontrava-se vigente a redação original da Lei nº 8.112/1990, segundo a qual, formulado o requerimento após o prazo legal, o benefício é devido a partir da data do requerimento administrativo. 

A circunstância de a autora somente ter obtido o reconhecimento judicial de sua condição de dependente não afasta o fato de que o direito foi tempestivamente postulado perante a Administração, que indeferiu o pedido mediante interpretação restritiva da legislação, posteriormente afastada pelo Poder Judiciário. 

Não prospera, portanto, a pretensão da UNIFEI de postergar os efeitos financeiros para a data da efetiva implantação do benefício, pois a autora já havia exercido seu direito de habilitação perante a Administração em 28/10/2010, sendo o indeferimento administrativo posteriormente reconhecido como indevido. 

Quanto aos consectários legais, igualmente não há reparo a ser feito. 

A sentença observou o entendimento então vigente do Supremo Tribunal Federal, firmado no julgamento do Tema 810 (RE nº 870.947), e do Superior Tribunal de Justiça, no Tema 905, determinando a incidência da correção monetária pelo IPCA-E e dos juros moratórios conforme o art. 1º-F da Lei nº 9.494/1997. 

Registre-se apenas que, por força da Emenda Constitucional nº 113/2021, a partir de sua entrada em vigor, a atualização do débito deverá observar a taxa SELIC, uma única vez, índice que engloba correção monetária e juros de mora, preservando-se, entretanto, os critérios fixados na sentença para o período anterior à alteração constitucional. 

Também deve ser mantida a condenação da UNIFEI ao pagamento de honorários advocatícios. 

A verba honorária foi arbitrada em 10% sobre o valor da condenação, em observância aos parâmetros estabelecidos pelo art. 85, §§ 2º e 3º, do Código de Processo Civil, inexistindo motivo para alteração. 

Ônus sucumbenciais  

Publicada a sentença na vigência do Código de Processo Civil de 2015 e não provido o recurso de apelação, incide o disposto no artigo 85, §11, do novo diploma processual. Portanto, os honorários advocatícios devem ser majorados em dois pontos percentuais, em favor do patrono da parte recorrida, a ser dividido pelos dois apelantes em proporção igual.  

Dispositivo 

Ante o exposto, voto por negar provimento à remessa necessária e às apelações de Hélia da Silva e da Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI, mantendo integralmente a sentença.



Documento eletrônico assinado por ANA CAROLINA CAMPOS AGUIAR, Juíza Relatora, na forma do artigo 1º, inciso III, da Lei 11.419, de 19 de dezembro de 2006. A conferência da autenticidade do documento está disponível no endereço eletrônico https://eproc2g.trf6.jus.br/eproc/externo_controlador.php?acao=consulta_autenticidade_documentos, mediante o preenchimento do código verificador 60000494732v4 e do código CRC d5c5eaf6.

Informações adicionais da assinatura:
Signatário (a): ANA CAROLINA CAMPOS AGUIAR
Data e Hora: 28/08/2026, às 21:33:22

 


 



Conferência de autenticidade emitida em 10/10/2026 15:03:07.


Identificações de pessoas físicas foram ocultadas

Documento:60000494733
Poder Judiciário
TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 6ª REGIÃO

Apelação/Remessa Necessária Nº 0001056-36.2011.4.01.3810/MG

RELATORA: Juíza Federal ANA CAROLINA CAMPOS AGUIAR

EMENTA

DIREITO ADMINISTRATIVO E PREVIDENCIÁRIO. REMESSA NECESSÁRIA E APELAÇÕES. PENSÃO POR MORTE DE SERVIDOR PÚBLICO FEDERAL. EX-CÔNJUGE DIVORCIADA. DEPENDÊNCIA ECONÔMICA SUPERVENIENTE. COMPANHEIRA. RATEIO DO BENEFÍCIO. TERMO INICIAL. RECURSOS DESPROVIDOS.

I. CASO EM EXAME

  1. Remessa necessária e apelações interpostas por Hélia da Silva e pela Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI contra sentença que afastou a prescrição, julgou improcedentes os pedidos em face da companheira e julgou parcialmente procedentes os pedidos formulados contra a UNIFEI para declarar a nulidade do ato administrativo que indeferiu o requerimento de pensão por morte formulado por ex-cônjuge divorciada, condenando a universidade à concessão de pensão vitalícia em cotas iguais entre a ex-esposa e a companheira, desde a data do requerimento administrativo, com pagamento das parcelas vencidas e consectários legais.

II. QUESTÃO EM DISCUSSÃO

  1. Há quatro questões em discussão: (i) definir se houve cerceamento de defesa em razão do indeferimento da produção de prova oral; (ii) estabelecer se a ex-cônjuge, que renunciou aos alimentos por ocasião do divórcio, comprovou dependência econômica superveniente apta a ensejar a concessão de pensão por morte; (iii) determinar se a companheira faz jus à manutenção do benefício em concorrência com a ex-esposa; e (iv) definir o termo inicial dos efeitos financeiros da pensão e os consectários legais aplicáveis.

III. RAZÕES DE DECIDIR

  1. A renúncia ou dispensa de alimentos por ocasião da separação ou do divórcio não impede a concessão da pensão por morte quando comprovada a dependência econômica superveniente do ex-cônjuge em relação ao instituidor do benefício.
  2. A prova dos autos demonstra que o instituidor realizava depósitos mensais, contínuos e relevantes em favor da ex-esposa até período próximo ao óbito, circunstância suficiente para evidenciar dependência econômica, não sendo exigido estado de miserabilidade.
  3. A condição de companheira do instituidor permaneceu comprovada durante a instrução processual, preservando seu direito ao benefício previdenciário.
  4. Comprovada a dependência econômica da ex-cônjuge e reconhecida a condição de companheira da corré, ambas pertencem à mesma classe de dependentes e devem concorrer em igualdade de condições, impondo-se o rateio da pensão.
  5. O benefício é devido desde a data do requerimento administrativo, pois a autora exerceu tempestivamente seu direito de habilitação perante a Administração, sendo posteriormente reconhecida a ilegalidade do indeferimento administrativo.
  6. A atualização do débito observa os critérios fixados nos Temas 810 do STF e 905 do STJ até a entrada em vigor da EC nº 113/2021, aplicando-se, posteriormente, a taxa SELIC como índice único de atualização.
  7. A improcedência das apelações impõe a manutenção da sentença e a majoração dos honorários advocatícios recursais, nos termos do art. 85, § 11, do CPC.

IV. DISPOSITIVO E TESE

  1. Remessa necessária desprovida. Apelações desprovidas.

Tese de julgamento:

  1. A ex-cônjuge que renunciou aos alimentos faz jus à pensão por morte quando comprova dependência econômica superveniente em relação ao instituidor do benefício.
  2. A dependência econômica do ex-cônjuge pode ser demonstrada por auxílio financeiro habitual e relevante, independentemente da comprovação de estado de miserabilidade.
  3. Comprovadas a dependência econômica da ex-cônjuge e a condição de companheira da corré, ambas concorrem em igualdade de condições ao benefício de pensão por morte, com rateio das cotas.
  4. O indeferimento administrativo posteriormente reconhecido como ilegal não afasta o direito aos efeitos financeiros desde a data do requerimento administrativo regularmente formulado.
  5. A partir da EC nº 113/2021, a atualização dos débitos judiciais deve observar a taxa SELIC, preservados os critérios anteriormente aplicáveis ao período precedente.

Dispositivos relevantes citados: CF/1988, art. 226, § 3º; Lei nº 8.112/1990, arts. 217 e 219, parágrafo único; Lei nº 8.213/1991, arts. 16, §§ 3º, 4º, 5º e 6º, 74 e 76, §§ 2º e 3º; CC, arts. 1.521 e 1.723; Lei nº 9.494/1997, art. 1º-F; CPC, art. 85, §§ 2º, 3º e 11; EC nº 113/2021.

Jurisprudência relevante citada: Súmulas 336 e 340 do STJ; Súmula 382 do STF; REsp nº 1.974.218/AL, STJ, Rel. Min. Nancy Andrighi; AgInt no REsp nº 1.854.823/SP, STJ, Rel. Min. Gurgel de Faria; AgRg nos EDcl no AREsp nº 396.299/SP, STJ, Rel. Min. Eliana Calmon; AgRg no REsp nº 1.474.478/SP, STJ, Rel. Min. Sérgio Kukina; RE nº 870.947 (Tema 810/STF); Tema 905/STJ.

ACÓRDÃO

Vistos e relatados estes autos em que são partes as acima indicadas, a Egrégia 1ª Turma Suplementar do Tribunal Regional Federal da 6ª Região decidiu, por unanimidade, negar provimento à remessa necessária e às apelações de Hélia da Silva e da Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI, mantendo integralmente a sentença, nos termos do voto da relatora, nos termos do relatório, votos e notas de julgamento que ficam fazendo parte integrante do presente julgado.

Belo Horizonte, 24 de agosto de 2026.



Documento eletrônico assinado por ANA CAROLINA CAMPOS AGUIAR, Juíza Relatora, na forma do artigo 1º, inciso III, da Lei 11.419, de 19 de dezembro de 2006. A conferência da autenticidade do documento está disponível no endereço eletrônico https://eproc2g.trf6.jus.br/eproc/externo_controlador.php?acao=consulta_autenticidade_documentos, mediante o preenchimento do código verificador 60000494733v4 e do código CRC a76b319c.

Informações adicionais da assinatura:
Signatário (a): ANA CAROLINA CAMPOS AGUIAR
Data e Hora: 28/08/2026, às 21:33:21

 


 



Conferência de autenticidade emitida em 10/10/2026 15:03:07.


Identificações de pessoas físicas foram ocultadas

Extrato de Ata
Poder Judiciário
Tribunal Regional Federal da 6ª Região

EXTRATO DE ATA DA SESSÃO VIRTUAL DE 17/08/2026 A 24/08/2026

Apelação/Remessa Necessária Nº 0001056-36.2011.4.01.3810/MG

RELATORA: Juíza Federal ANA CAROLINA CAMPOS AGUIAR

PRESIDENTE: Desembargador Federal DERIVALDO DE FIGUEIREDO BEZERRA FILHO

PROCURADOR(A): DENIS PIGOZZI ALABARSE

Certifico que este processo foi incluído na Pauta da Sessão Virtual, realizada no período de 17/08/2026, às 00:00, a 24/08/2026, às 16:00, na sequência 83, disponibilizada no DE de 04/08/2026.

Certifico que a 1ª Turma Suplementar, ao apreciar os autos do processo em epígrafe, proferiu a seguinte decisão:

A 1ª TURMA SUPLEMENTAR DECIDIU, POR UNANIMIDADE, NEGAR PROVIMENTO À REMESSA NECESSÁRIA E ÀS APELAÇÕES DE HÉLIA DA SILVA E DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ - UNIFEI, MANTENDO INTEGRALMENTE A SENTENÇA, NOS TERMOS DO VOTO DA RELATORA.

RELATORA DO ACÓRDÃO: Juíza Federal ANA CAROLINA CAMPOS AGUIAR

Votante: Juíza Federal ANA CAROLINA CAMPOS AGUIAR

Votante: Desembargador Federal DERIVALDO DE FIGUEIREDO BEZERRA FILHO

Votante: Juiz Federal GUILHERME BACELAR PATRICIO DE ASSIS

JACQUELINE GUIRALDELI BEDRAN

Secretária



Conferência de autenticidade emitida em 10/10/2026 15:03:07.


Identificações de pessoas físicas foram ocultadas