Poder Judiciário
TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 6ª REGIÃO

Apelação Cível Nº 6005005-77.2024.4.06.3807/MG

RELATOR: Desembargador Federal MIGUEL ANGELO DE ALVARENGA LOPES

RELATÓRIO

Trata-se de apelações interpostas por E. M. D. M.  e pelo CREA/MG contra sentença proferida pelo Juízo da 2ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Montes Claros/MG, que julgou parcialmente procedentes os pedidos formulados na inicial para “declarar a nulidade do auto de infração n. 237183/2019 e, consequentemente, dos atos dele decorrentes (multa, protesto cartorário e eventual negativação do nome da parte autora).”

Narra a inicial que o autor, produtor rural dedicado à criação de bovinos para produção de leite, foi surpreendido, em abril de 2024, ao buscar contratação de crédito junto ao Banco do Nordeste, ocasião em que tomou conhecimento da existência de protesto lavrado em seu nome em decorrência do Auto de Infração nº 237183/2019, por suposta infração ao art. 6º, alínea “a”, da Lei nº 5.194/1966. Sustentou que jamais foi regularmente notificado da autuação administrativa, tendo havido apenas publicação por edital, bem como que a contratação de financiamento rural para custeio de atividade agropecuária não exige a participação de profissional registrado no CREA, razão pela qual seriam indevidos a multa aplicada, o protesto e os demais efeitos decorrentes.

Ao apreciar a controvérsia, o Juízo de origem ratificou a tutela de urgência anteriormente deferida e julgou parcialmente procedentes os pedidos para declarar a nulidade do Auto de Infração nº 237183/2019 e, por conseguinte, da multa administrativa, do protesto cartorário e de eventual negativação do nome da parte autora. Por outro lado, rejeitou o pedido de indenização por danos morais, ao fundamento de que os transtornos experimentados não ultrapassaram a esfera dos meros aborrecimentos cotidianos, inexistindo demonstração de efetivo abalo moral indenizável.

Em suas razões recursais, o autor sustenta que a sentença merece reforma no ponto em que afastou a reparação extrapatrimonial. Argumenta que jamais foi regularmente notificado da autuação administrativa, tendo tomado ciência da penalidade apenas após a lavratura do protesto, o que teria inviabilizado o exercício do contraditório e da ampla defesa. Afirma que a própria sentença reconheceu a inexistência da dívida e a ilegalidade do protesto, circunstâncias que, por si sós, caracterizariam dano moral presumido (in re ipsa), segundo a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça. Aduz, ainda, que a restrição indevida de seu nome lhe causou constrangimentos e prejuízos concretos, impedindo-o de obter crédito rural destinado à manutenção de sua atividade produtiva e ao enfrentamento dos efeitos da seca na região. Requer, ao final, a reforma da sentença para condenar o CREA/MG ao pagamento de indenização por danos morais em valor não inferior a R$ 10.000,00.

De sua vez, o CREA/MG defende a regularidade do processo administrativo que culminou na lavratura do auto de infração, afirmando terem sido esgotadas as tentativas de notificação pessoal do autuado antes da adoção da notificação por edital. Aduz que a obtenção de crédito rural destinado ao custeio da atividade pecuária demanda planejamento técnico, elaboração de orçamento, estudos de viabilidade e outras atividades privativas de profissionais da Agronomia, circunstância que tornaria obrigatória a contratação de responsável técnico e o correspondente registro de ART. Argumenta que a exigência encontra respaldo na Lei nº 4.829/1965, na Lei nº 6.496/1977, na Lei nº 5.194/1966 e nas Resoluções nº 342/1990 e nº 218/1973 do CONFEA, razão pela qual seria legítima a autuação aplicada ao recorrido.

Sustenta, ainda, que faz jus à isenção do pagamento das custas processuais, por ostentar a condição de autarquia federal, e requer a reforma da sentença quanto aos honorários advocatícios, alegando sucumbência recíproca em razão da improcedência do pedido de indenização por danos morais formulado pelo autor.

Ao final, requer o provimento do recurso para que sejam julgados improcedentes os pedidos iniciais, com a consequente revogação da tutela deferida, ou, subsidiariamente, para que sejam afastadas a condenação ao pagamento de custas processuais e a forma de fixação dos honorários sucumbenciais.

Contrarrazões apresentadas.

É o relatório.

VOTO

Discute-se nos autos a obrigatoriedade de contratação de engenheiro agrônomo e anotação de responsabilidade técnica (ART) para a concessão de crédito rural.

A Lei 5.194/1966 dispõe sobre o exercício da profissão de engenheiro, arquiteto e engenheiro-agrônomo:

Art. 1º As profissões de engenheiro, arquiteto e engenheiro-agrônomo são caracterizadas pelas realizações de interesse social e humano que importem na realização dos seguintes empreendimentos:

a) aproveitamento e utilização de recursos naturais;

b) meios de locomoção e comunicações;

c) edificações, serviços e equipamentos urbanos, rurais e regionais, nos seus aspectos técnicos e artísticos;

d) instalações e meios de acesso a costas, cursos e massas de água e extensões terrestres;

e) desenvolvimento industrial e agropecuário."

 

Art. 6º Exerce ilegalmente a profissão de engenheiro, arquiteto ou engenheiro-agrônomo:

a) a pessoa física ou jurídica que realizar atos ou prestar serviços público ou privado reservados aos profissionais de que trata esta lei e que não possua registro nos conselhos Regionais;

b) o profissional que se incumbir de atividades estranhas às atribuições discriminadas em seu registro;

c) o profissional que emprestar seu nome a pessoas, firmas, organizações ou empresas executoras de obras e serviços sem sua real participação nos trabalhos delas;

d) o profissional que, suspenso de seu exercício, continue em atividade ;

e) a firma, organização ou sociedade que, na qualidade de pessoa jurídica, exercer atribuições reservadas aos profissionais da engenharia, da arquitetura e da agronomia, com infringência do disposto no parágrafo único do art. 8º desta lei."

 

Art. 7º As atividades e atribuições profissionais do engenheiro, do arquiteto e do engenheiro-agrônomo consistem em:

a) desempenho de cargos, funções e comissões em entidades estatais, paraestatais, autárquicas, de economia mista e privada;

b) planejamento ou projeto, em geral, de regiões, zonas, cidades, obras, estruturas, transportes, explorações de recursos naturais e desenvolvimento da produção industrial e agropecuária;

c) estudos, projetos, análises, avaliações, vistorias, perícias, pareceres e divulgação técnica;

d) ensino, pesquisas, experimentação e ensaios;

e) fiscalização de obras e serviços técnicos;

f) direção de obras e serviços técnicos;

g) execução de obras e serviços técnicos;

h) produção técnica especializada, industrial ou agro-pecuária.

Parágrafo único. Os engenheiros, arquitetos e engenheiros-agrônomos poderão exercer qualquer outra atividade que, por sua natureza, se inclua no âmbito de suas profissões.

De sua vez, a Lei nº 4.829/1965, que institucionaliza o crédito rural, dispõe em seu art. 10 que:

Art. 10. As operações de crédito rural subordinam-se às seguintes exigências essenciais:

I - idoneidade do proponente;

II - apresentação de orçamento de aplicação nas atividades específicas;

III - fiscalização pelo financiador.

Verifica-se que a lei não prevê a contratação de engenheiro agrônomo,  tampouco a anotação de responsabilidade técnica em operação de crédito rural. É do banco o interesse de fiscalizar se as garantias que obteve na liberação do crédito são suficientes para resguardar seus direitos.

Sobre o tema, o seguinte julgado:

ADMINISTRATIVO. CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA. CONCESSÃO DE CRÉDITO AGRÍCOLA. ASSISTÊNCIA TÉCNICA DE ENGENHEIRO AGRÔNOMO. DESNECESSIDADE. AUTOS DE INFRAÇÃO. NULIDADE. 1. Nos termos do art. 1º da Lei 6.830/1980, o fator determinante do registro em conselho profissional é a atividade principal exercida pelo estabelecimento. 2. Não há previsão legal da contratação de engenheiro agrícola para a concessão de financiamento rural. É do banco o interesse de fiscalizar se as garantias que obteve na liberação do crédito são suficientes para resguardar seus direitos. 3. Apelação e remessa oficial a que se nega provimento.

(TRF-1 - AMS: 00368439820074013800, Relator: DESEMBARGADORA FEDERAL MARIA DO CARMO CARDOSO, Data de Julgamento: 26/07/2013, OITAVA TURMA, Data de Publicação: 06/09/2013)

Nesses termos, correta a sentença ao declarar nulo o auto de infração lavrado contra o autor.

Em relação à indenização por danos morais, a pretensão autoral tem como suporte a inscrição indevida de Certidão de Dívida Ativa, levada a protesto pelo Conselho-réu.

Aplica-se ao caso presente o entendimento já consagrado pela jurisprudência no sentido de que “Nos casos de protesto indevido de título ou inscrição irregular em cadastros de inadimplentes, o dano moral se configura presumido (in re ipsa), isto é, prescinde de prova” (STJ - AgInt no REsp n. 1.970.716/SP, relatora Ministra Nancy Andrighi, Terceira Turma, julgado em 8/8/2022, DJe de 10/8/2022.)

Confira-se, ainda, o seguinte julgado do STJ, in verbis:

CIVIL E PROCESSUAL CIVIL. AGRAVO INTERNO NOS EMBARGOS DE DECLARAÇÃO NO AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO ESPECIAL. AÇÃO DECLARATÓRIA DE INEXISTÊNCIA DE DÉBITO E PERDAS E DANOS. VIOLAÇÃO DO ART. 535 DO CPC/73. NÃO OCORRÊNCIA. JULGAMENTO ANTECIPADO DA LIDE. CABIMENTO. MANUTENÇÃO INDEVIDA DO PROTESTO. CONDUTA ILÍCITA DO CREDOR. DANOS MORAIS IN RE IPSA. AGRAVO DESPROVIDO.

1. Não há violação aos arts. 458 e 535 do CPC/73 quando o eg. Tribunal estadual aprecia a controvérsia posta de forma devidamente fundamentada.

2. Não configura cerceamento de defesa o julgamento antecipado da lide quando o julgador entende adequadamente instruído o feito, declarando a prescindibilidade da prova testemunhal com base na suficiência da prova documental apresentada. Precedentes.

3. "A jurisprudência pacífica deste Superior Tribunal de Justiça entende que o dano moral, oriundo de protesto indevido, prescinde de prova, configurando-se in re ipsa, visto que é presumido e decorre da própria ilicitude do fato" (AgInt no AREsp 1.146.746/RS, Rel. Ministra Maria Isabel Gallotti, Quarta Turma, julgado em 03/05/2018, DJe de 08/05/2018).

4. Agravo interno desprovido.

(AgInt nos EDcl no AgRg no REsp n. 1.558.027/SP, relator Ministro Raul Araújo, Quarta Turma, julgado em 30/8/2021, DJe de 1/10/2021.)

Assim sendo, a sentença merece reforma nessa parte, sendo cabível a condenação do CREA/MG ao pagamento de danos morais à parte autora.

No que se refere ao valor da condenação, já se pronunciou o TRF da 1ª Região no sentido de que a "reparação de danos morais ou extra patrimoniais, deve ser estipulada ´cum arbitrio boni iuri´, estimativamente, de modo a desestimular a ocorrência de repetição de prática lesiva; de legar à coletividade exemplo expressivo da reação da ordem pública para com os infratores e compensar a situação vexatória a que indevidamente foi submetido o lesado, sem reduzi-la a um mínimo inexpressivo, nem elevá-la a cifra enriquecedora" (AC 96.01.15105-2/BA, Desembargador Federal MÁRIO CÉSAR RIBEIRO).

Ou seja, a indenização deve ser arbitrada em montante que se revele suficiente a punir o infrator, desestimulando-o à prática do ato danoso, e a compensar o prejuízo causado, não podendo, ainda, constituir valor que caracterize enriquecimento sem causa da parte que sofreu o dano.

De acordo com valores aproximadamente adotados para casos desse gênero, entendo que a indenização fixada em R$ 5.000,00 (cinco mil reais) está de acordo com a situação econômica das partes, o grau de lesividade do dano, em observância aos princípios da razoabilidade e da proporcionalidade, bem como em razão da dupla função de compensar o dano sofrido e punir o ofensor.

Por fim, cumpre ressaltar que os Conselhos Profissionais, apesar de sua natureza autárquica, não estão isentos do pagamento de custas judiciais, conforme art. 4º, parágrafo único, da Lei nº 9.289/96.

Quanto aos honorários, à luz da Súmula nº 326 do STJ, a fixação da indenização por valor inferior ao pedido não implica sucumbência recíproca, devendo os ônus sucumbenciais recair integralmente sobre o réu, tal qual fixado na sentença recorrida.

Nesse norte, deve ser desprovida a apelação do CREA, ao passo que o recurso do autor merece parcial provimento, a fim de condenar o conselho-réu ao pagamento de danos morais, no importe de R$5.000,00 (cinco mil reais), devidamente atualizados de acordo com o MCJF.

Em cumprimento à norma do art. 85, § 11 do CPC majoro os honorários de sucumbência para 12% sobre o valor da causa, em atenção ao trabalho adicional realizado em grau recursal.

Nessas razões, voto por negar provimento à apelação do CREA/MG e dar parcial provimento à apelação do autor.



Documento eletrônico assinado por MIGUEL ANGELO DE ALVARENGA LOPES, Desembargador Federal Relator, na forma do artigo 1º, inciso III, da Lei 11.419, de 19 de dezembro de 2006. A conferência da autenticidade do documento está disponível no endereço eletrônico https://eproc2g.trf6.jus.br/eproc/externo_controlador.php?acao=consulta_autenticidade_documentos, mediante o preenchimento do código verificador 60000474367v2 e do código CRC 00eab97c.

Informações adicionais da assinatura:
Signatário (a): MIGUEL ANGELO DE ALVARENGA LOPES
Data e Hora: 28/07/2026, às 11:16:52

 


 



Conferência de autenticidade emitida em 15/10/2026 13:24:01.


Identificações de pessoas físicas foram ocultadas

Documento:60000474368
Poder Judiciário
TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 6ª REGIÃO

Apelação Cível Nº 6005005-77.2024.4.06.3807/MG

RELATOR: Desembargador Federal MIGUEL ANGELO DE ALVARENGA LOPES

EMENTA

EMENTA: DIREITO ADMINISTRATIVO. APELAÇÕES CÍVEIS. AUTO DE INFRAÇÃO. CRÉDITO RURAL. DESNECESSIDADE DE CONTRATAÇÃO DE ENGENHEIRO AGRÔNOMO E DE ART. PROTESTO INDEVIDO. DANOS MORAIS PRESUMIDOS. HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS E CUSTAS PROCESSUAIS. RECURSO DO CREA/MG NÃO PROVIDO E RECURSO DO AUTOR PARCIALMENTE PROVIDO.

I. CASO EM EXAME

‎1. Apelações interpostas por produtor rural e pelo CREA/MG contra sentença que declarou a nulidade do Auto de Infração nº 237183/2019, da multa administrativa, do protesto cartorário e dos demais atos dele decorrentes, mas rejeitou o pedido de indenização por danos morais.

‎2. O autor sustenta que o protesto fundado em débito inexistente configura dano moral presumido e requer indenização. O CREA/MG defende a regularidade da autuação administrativa, a obrigatoriedade de contratação de responsável técnico para obtenção de crédito rural, a isenção de custas processuais e a revisão dos honorários advocatícios.

II. QUESTÃO EM DISCUSSÃO

3. As questões em discussão consistem em saber: (i) se a obtenção de crédito rural para custeio de atividade agropecuária exige a contratação de engenheiro agrônomo e a correspondente anotação de responsabilidade técnica; (ii) se é válida a autuação administrativa lavrada pelo CREA/MG em razão da ausência de responsável técnico; (iii) se o protesto decorrente de débito posteriormente declarado inexigível enseja indenização por danos morais presumidos; e (iv) se o CREA/MG faz jus à isenção de custas processuais e à reforma da sucumbência.

III. RAZÕES DE DECIDIR

4. A Lei nº 4.829/1965 não prevê a obrigatoriedade de contratação de engenheiro agrônomo nem de anotação de responsabilidade técnica para a concessão de crédito rural, cabendo à instituição financeira a fiscalização das garantias da operação.

5. Inexistindo previsão legal para a exigência de responsável técnico na hipótese examinada, revela-se ilegítimo o Auto de Infração nº 237183/2019, razão pela qual deve ser mantida a declaração de sua nulidade e dos atos subsequentes.

6. O protesto fundado em débito inexistente configura ato ilícito apto a ensejar dano moral presumido (in re ipsa), independentemente de demonstração específica do prejuízo extrapatrimonial.

7. Consideradas as circunstâncias do caso, os princípios da razoabilidade e da proporcionalidade e a função compensatória e pedagógica da reparação, a indenização por danos morais deve ser fixada em R$ 5.000,00.

8. Os conselhos profissionais não são beneficiários da isenção de custas prevista para a Fazenda Pública, nos termos do art. 4º, parágrafo único, da Lei nº 9.289/1996.

9. A fixação da indenização em valor inferior ao montante pleiteado não configura sucumbência recíproca, nos termos da Súmula nº 326 do STJ, devendo os ônus sucumbenciais permanecer integralmente a cargo do réu, com majoração da verba para 12% sobre o valor da causa, nos termos do art. 85, § 11, do CPC.

IV. DISPOSITIVO E TESE

10. Recurso do CREA/MG não provido e recurso do autor parcialmente provido.

Tese de julgamento: A concessão de crédito rural para custeio de atividade agropecuária não exige contratação de engenheiro agrônomo nem anotação de responsabilidade técnica, sendo nulo o auto de infração lavrado com fundamento nessa exigência. O protesto decorrente de débito posteriormente declarado inexigível configura dano moral presumido, autorizando a reparação extrapatrimonial.

________________________________________________

Dispositivos relevantes citados: Lei nº 5.194/1966, arts. 1º, 6º e 7º; Lei nº 4.829/1965, art. 10; Lei nº 9.289/1996, art. 4º, parágrafo único; CPC, art. 85, § 11.

Jurisprudência relevante citada: STJ, AgInt no REsp nº 1.970.716/SP, Rel. Min. Nancy Andrighi, Terceira Turma, j. 08.08.2022; STJ, AgInt nos EDcl no AgRg no REsp nº 1.558.027/SP, Rel. Min. Raul Araújo, Quarta Turma, j. 30.08.2021; TRF1, AMS nº 0036843-98.2007.4.01.3800, Rel. Des. Fed. Maria do Carmo Cardoso, Oitava Turma, j. 26.07.2013; STJ, Súmula nº 326.

 

 

ACÓRDÃO

Vistos e relatados estes autos em que são partes as acima indicadas, a Egrégia 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 6ª Região decidiu, por unanimidade, negar provimento à apelação do CREA/MG e dar parcial provimento à apelação do autor, nos termos do voto do relator, nos termos do relatório, votos e notas de julgamento que ficam fazendo parte integrante do presente julgado.

Belo Horizonte, 24 de julho de 2026.



Documento eletrônico assinado por MIGUEL ANGELO DE ALVARENGA LOPES, Desembargador Federal Relator, na forma do artigo 1º, inciso III, da Lei 11.419, de 19 de dezembro de 2006. A conferência da autenticidade do documento está disponível no endereço eletrônico https://eproc2g.trf6.jus.br/eproc/externo_controlador.php?acao=consulta_autenticidade_documentos, mediante o preenchimento do código verificador 60000474368v3 e do código CRC dc78830c.

Informações adicionais da assinatura:
Signatário (a): MIGUEL ANGELO DE ALVARENGA LOPES
Data e Hora: 28/07/2026, às 11:16:52

 


 



Conferência de autenticidade emitida em 15/10/2026 13:24:01.


Identificações de pessoas físicas foram ocultadas

Extrato de Ata
Poder Judiciário
Tribunal Regional Federal da 6ª Região

EXTRATO DE ATA DA SESSÃO VIRTUAL DE 20/07/2026 A 24/07/2026

Apelação Cível Nº 6005005-77.2024.4.06.3807/MG

RELATOR: Desembargador Federal MIGUEL ANGELO DE ALVARENGA LOPES

PRESIDENTE: Desembargador Federal MARCELO DOLZANY DA COSTA

PROCURADOR(A): JAQUELINE ANA BUFFON

Certifico que este processo foi incluído na Pauta da Sessão Virtual, realizada no período de 20/07/2026, às 00:00, a 24/07/2026, às 16:00, na sequência 133, disponibilizada no DE de 09/07/2026.

Certifico que a 3ª Turma, ao apreciar os autos do processo em epígrafe, proferiu a seguinte decisão:

A 3ª TURMA DECIDIU, POR UNANIMIDADE, NEGAR PROVIMENTO À APELAÇÃO DO CREA/MG E DAR PARCIAL PROVIMENTO À APELAÇÃO DO AUTOR, NOS TERMOS DO VOTO DO RELATOR.

RELATOR DO ACÓRDÃO: Desembargador Federal MIGUEL ANGELO DE ALVARENGA LOPES

Votante: Desembargador Federal MIGUEL ANGELO DE ALVARENGA LOPES

Votante: Desembargador Federal MARCELO DOLZANY DA COSTA

Votante: Juíza Federal GENEVIEVE GROSSI ORSI

FATIMA HELENA DIAS DE ABREU COUTINHO

Secretária



Conferência de autenticidade emitida em 15/10/2026 13:24:01.


Identificações de pessoas físicas foram ocultadas