Poder Judiciário
TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 6ª REGIÃO

Av. Alvares Cabral, 1805 - Bairro: Santo Agostinho - CEP: 30170-001 - Fone: (31)3315-1064 - www.trf6.jus.br - Email: gab.lincoln.faria@trf6.jus.br

Apelação Cível Nº 0053947-03.2010.4.01.9199/MG

RELATOR: Desembargador Federal LINCOLN RODRIGUES DE FARIA

RELATÓRIO

O Excelentíssimo Senhor Desembargador Federal LINCOLN RODRIGUES DE FARIA (Relator):

Trata-se de apelação cível interposta pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado de Minas Gerais – CRF/MG contra sentença proferida em 21 de janeiro de 2010, que julgou procedentes os embargos à execução fiscal opostos pelo M. D. I., extinguindo a execução n.º 324.07.048.824-6, com resolução de mérito, nos termos do art. 269, I, do CPC/73, e condenando o embargado ao pagamento de honorários advocatícios fixados em R$ 1.000,00  (evento 3, OUT1, fls. 64/66).

A execução fiscal tinha por objeto a cobrança de multa aplicada pelo CRF/MG em razão da alegada manutenção, pelo Município, de farmácia privativa sem farmacêutico responsável técnico e sem registro perante o Conselho, com fundamento no art. 24 da Lei n.º 3.820/60 (Processo Administrativo n.º 051/2006 Sul, Autuação n.º 032691). 

O apelante sustenta, em síntese: (a) competência fiscalizatória do Conselho para sancionar a ausência de responsável técnico farmacêutico; (b) caracterização do estabelecimento municipal como farmácia privativa; (c) violação ao art. 24 da Lei n.º 3.820/60; (d) observância do contraditório e da ampla defesa no processo administrativo; e (e) redução dos honorários advocatícios (evento 3, OUT1, fls. 72/88).

O Município, em contrarrazões, pugnou pela manutenção integral da sentença, invocando a Súmula 140/TFR e precedentes do STJ que afastam a exigência de farmacêutico para dispensários de medicamentos (evento 3, OUT1, fls. 92/96).

Instadas a se manifestar sobre a aplicabilidade do Tema 1.184 da repercussão geral do Supremo Tribunal Federal, as partes apresentaram posições divergentes: o apelante defendeu o não enquadramento da hipótese ao referido precedente paradigmático, enquanto o apelado pugnou por sua plena incidência (evento 24, MANIF1 e evento 28, PET_INTERCORRENTE1).

Considerando que a matéria controvertida permite o julgamento imediato e definitivo da lide, deixo de aplicar as providências processuais relativas ao Tema 1.184/STF e passo ao exame do mérito recursal.

É o relatório. DECIDO.  

VOTO

I. QUESTÃO EM DISCUSSÃO 

A questão central consiste em determinar se o estabelecimento mantido pelo M. D. I., destinado à distribuição gratuita de medicamentos no âmbito do Programa Farmácia de Minas e do SUS, configura farmácia privativa, sujeita às exigências do art. 15 da Lei n.º 5.991/73 e do art. 24 da Lei n.º 3.820/60, ou dispensário de medicamentos, hipótese em que seria inexigível a presença de farmacêutico responsável técnico e o correspondente registro perante o CRF/MG.

II. FUNDAMENTAÇÃO 

2.1. Caracterização do estabelecimento municipal 

Extrai-se dos autos que o M. D. I. mantinha estabelecimento destinado exclusivamente ao fornecimento gratuito de medicamentos industrializados à população carente, mediante apresentação de receita médica subscrita por profissional credenciado no SUS e observância dos requisitos específicos do Programa Farmácia de Minas. Não havia manipulação de fórmulas magistrais ou oficinais, tampouco comércio de qualquer natureza ou contraprestação pelos usuários. 

Esse conjunto de características aproxima o estabelecimento municipal do conceito legal de dispensário de medicamentos. Nessa qualificação, o estabelecimento se insere no regime do art. 19 da Lei n.º 5.991/73, que, ao disciplinar os dispensários de medicamentos, não lhes impõe a obrigatoriedade de assistência técnica de profissional farmacêutico, ao contrário do que ocorre com as farmácias e drogarias. 

O conceito legal de dispensário de medicamentos está previsto no art. 4º, XIV, da Lei n.º 5.991/73, nos seguintes termos: Dispensário de medicamentos: setor de fornecimento de medicamentos industrializados, privativo de pequena unidade hospitalar ou equivalente. 

A ausência de finalidade comercial, a vinculação a programa público de saúde, a exigência de prescrição médica e o fornecimento exclusivo de medicamentos em embalagens originais são elementos que se amoldam a essa definição legal, e não ao conceito de farmácia ou drogaria. 

A tese do CRF/MG, no sentido de que o estabelecimento municipal se enquadraria no conceito de farmácia privativa por envolver dispensação de medicamentos a usuários da rede pública, não encontra amparo na legislação aplicável. O estabelecimento municipal não prestava atendimento hospitalar integrado, nem funcionava como unidade de assistência médica: servia, tão somente, como ponto de distribuição de medicamentos previamente prescritos por médicos credenciados, o que reforça sua qualificação jurídica como dispensário de medicamentos. 

O conceito legal de farmácia privativa está previsto no inciso X do art. 4º da Lei n.º 5.991/73, nos seguintes termos: Farmácia: estabelecimento de manipulação de fórmulas magistrais e oficinais, de comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, compreendendo o de dispensação e o de atendimento privativo de unidade hospitalar ou de qualquer outra equivalente de assistência médica. 

Essa definição pressupõe estrutura e finalidade distintas daquelas verificadas nos autos, o que afasta, de plano, o enquadramento pretendido pelo apelante. 

2.2. Inexigibilidade de farmacêutico responsável: Tema 483 do STJ 

A questão jurídica controvertida encontra-se pacificada no âmbito do Superior Tribunal de Justiça. A Corte consolidou o entendimento de que não é obrigatória a presença de farmacêutico em dispensário de medicamentos, ao fundamento de que o art. 15 da Lei n.º 5.991/73 estabelece rol taxativo dos estabelecimentos sujeitos a essa exigência, insuscetível de ampliação por via interpretativa ou por regulamento infralegal. 

Nesse sentido, dispõe o art. 15 da Lei n.º 5.991/73: A farmácia e a drogaria terão, obrigatoriamente, a assistência de técnico responsável, inscrito no Conselho Regional de Farmácia, na forma da lei. 

A extensão dessa exigência a dispensários de medicamentos, seja por interpretação sistemática dos arts. 15 e 19 do mesmo diploma, seja por decreto regulamentador, configura indevido desbordamento dos limites legais. A própria Corte reconheceu que eventual dispositivo regulamentar que fixe tal obrigação ultrapassa os limites da lei, por desvirtuar o rol taxativo nela estabelecido. 

O entendimento foi consolidado no julgamento do REsp 1.110.906/SP (Primeira Seção, j. 23.05.2012, Rel. Min. Humberto Martins), representativo do Tema Repetitivo n.º 483, cuja tese ficou assim estabelecida: Não é obrigatória a presença de farmacêutico em dispensário de medicamentos, conforme o inciso XIV do art. 4º da Lei n. 5.991/73, pois não é possível criar a postulada obrigação por meio da interpretação sistemática dos arts. 15 e 19 do referido diploma legal. 

Impende registrar, outrossim, que a tese firmada no Tema 483 foi reafirmada pelo Superior Tribunal de Justiça mesmo após a edição da Lei n.º 13.021/2014, que redesenhou o conceito de farmácia como estabelecimento de prestação de serviços de saúde. Nesse sentido, assentou a Corte no julgamento do AgInt no AREsp n.º 1.963.565/SP (Primeira Turma, j. 14.03.2022): Mesmo na vigência da Lei 13.021/2014, é desnecessária a presença de farmacêutico em dispensário de medicamentos em pequena unidade hospitalar. Apesar da inovação legislativa, permanece vigente a tese firmada no REsp 1.110.906/SP (Tema 483). 

Dessa forma, o novo diploma não revogou nem alterou a disciplina específica dos dispensários de medicamentos em pequenas unidades hospitalares ou equivalentes, de modo que a tese do Tema 483 permanece íntegra e aplicável. 

2.3. Distribuição gratuita e proteção sanitária 

O CRF/MG sustentou que a distribuição gratuita de medicamentos pelo Estado não poderia afastar a proteção sanitária, sob pena de submeter a tratamento desigual o cidadão que recebe medicamento gratuitamente em relação àquele que o adquire em estabelecimento comercial privado. 

O argumento não merece acolhimento. A inexigibilidade de farmacêutico em dispensários de medicamentos não decorre da gratuidade da distribuição, mas da natureza jurídica do estabelecimento, tal como definida em lei. O legislador, ao redigir o art. 15 da Lei n.º 5.991/73, fez opção normativa expressa ao circunscrever a obrigatoriedade de responsável técnico às farmácias e drogarias, excluindo os dispensários dessa imposição. Não cabe ao intérprete, nem ao regulamento, subverter essa escolha legislativa a pretexto de ampliar a proteção sanitária. 

Ademais, a proteção à saúde dos usuários do SUS é assegurada por outros instrumentos igualmente eficazes, notadamente a exigência de prescrição médica como condição para a entrega dos medicamentos, a vinculação do estabelecimento a programas oficiais de saúde pública e a fiscalização exercida pelos órgãos sanitários competentes, em especial pela ANVISA e pelas Vigilâncias Sanitárias estadual e municipal. Esses mecanismos de controle atuam de forma específica sobre estabelecimentos públicos de saúde e são suficientes para garantir a segurança no fornecimento de medicamentos, independentemente da presença de farmacêutico credenciado pelo Conselho Regional de Farmácia. 

Nesse contexto, impõe-se destacar o que dispõem os arts. 196 e 197 da Constituição Federal: A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. 

São de relevância pública as ações e serviços de saúde, cabendo ao poder público dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle, devendo sua execução ser feita diretamente ou através de terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado. 

Complementarmente, o art. 18 da Lei n.º 8.080/90 atribui aos Municípios a execução dos serviços de assistência à saúde da população, conferindo suporte legal à atuação do M. D. I. na distribuição gratuita de medicamentos e demonstrando que o estabelecimento municipal exercia atribuição pública de saúde, e não atividade sujeita à fiscalização do Conselho Regional de Farmácia. 

2.4. Do caso concreto 

A sentença recorrida reconheceu que o estabelecimento autuado se enquadra como dispensário de medicamentos de pequena unidade de saúde, no qual se realiza exclusivamente a entrega de medicamentos industrializados aos usuários do SUS, mediante prescrição médica, sem manipulação de fármacos ou prestação de serviços farmacêuticos de maior complexidade. Com base nesse quadro fático, julgou procedentes os embargos e declarou a nulidade do título executivo. 

O apelante, em suas razões recursais, limita-se a sustentar, em linhas gerais, que todo estabelecimento em que haja dispensação de medicamentos deve manter farmacêutico responsável técnico e promover registro perante o Conselho profissional, invocando normas constitucionais e infraconstitucionais e argumentos sobre a relevância da assistência farmacêutica para a saúde pública. Não infirma, contudo, o quadro fático delineado na origem, nem demonstra que o estabelecimento municipal desempenhasse atividades típicas de farmácia ou drogaria, ou que se tratasse de unidade hospitalar de maior porte, apta a afastar a qualificação legal de dispensário de pequena unidade de saúde. 

À luz do regime jurídico exposto nos tópicos anteriores e da orientação consolidada do Superior Tribunal de Justiça no Tema 483, o estabelecimento municipal enquadra-se justamente na hipótese em que se afasta a exigência de farmacêutico responsável técnico e de registro junto ao CRF/MG, por se tratar de dispensário de medicamentos em pequena unidade de saúde, com mera entrega de medicamentos industrializados, sem manipulação ou prestação de serviços farmacêuticos clínicos complexos. 

Inexistindo obrigação legal de manter farmacêutico responsável e de promover o registro do estabelecimento junto ao CRF/MG, a autuação e a multa aplicadas carecem de suporte normativo válido, o que acarreta a nulidade do título executivo e, por consequência, a extinção da execução fiscal. A sentença alinha-se, portanto, ao entendimento firmado pelo STJ no Tema 483 e à interpretação restritiva do art. 15 da Lei n.º 5.991/73, devendo ser integralmente mantida. 

2.5. Honorários advocatícios 

O pedido subsidiário de redução dos honorários advocatícios não merece acolhimento. O valor de R$ 1.000,00 foi fixado com equidade pelo juízo de origem, na forma do art. 20, § 4º, do CPC/73, vigente à época da prolação da sentença, que autoriza o arbitramento por apreciação equitativa do juiz nas causas de pequeno valor, nas de valor inestimável, naquelas em que não houver condenação ou for vencida a Fazenda Pública, e nas execuções, embargadas ou não. O valor arbitrado se mostra razoável e proporcional às circunstâncias da causa e ao trabalho desenvolvido pelos advogados, não se justificando a intervenção desta Corte para sua revisão. 

Por fim, em razão do desprovimento do recurso, impõe-se a majoração dos honorários advocatícios em favor do M. D. I.. Embora a sentença tenha sido proferida sob a vigência do CPC/73, o presente acórdão é prolatado já na vigência do CPC/2015, razão pela qual se aplica o instituto da majoração recursal previsto no art. 85, § 11, do CPC/2015, em conformidade com o entendimento consolidado pelo Superior Tribunal de Justiça no sentido de que a norma incide quando o acórdão é proferido sob a égide do novo Código, independentemente da data da sentença recorrida. 

Nesse sentido, dispõe o art. 85, § 11, do CPC/2015: O tribunal, ao julgar recurso, majorará os honorários fixados anteriormente levando em conta o trabalho adicional realizado em grau recursal, observando, conforme o caso, o disposto nos §§ 2º a 6º, sendo vedado ao tribunal, no cômputo geral da fixação de honorários devidos ao advogado do vencedor, ultrapassar os respectivos limites estabelecidos nos §§ 2º e 3º para a fase de conhecimento. 

Os honorários ficam, assim, acrescidos em 2% sobre o valor fixado na origem. Registra-se, por cautela, que o resultado da majoração não ultrapassa os limites máximos previstos nos §§ 2º e 3º do art. 85 do CPC/2015, de modo a afastar qualquer questionamento sobre eventual extrapolação dos tetos legais aplicáveis às causas em que figure a Fazenda Pública. 

III. DISPOSITIVO 

Ante o exposto, voto por NEGAR PROVIMENTO à apelação, mantendo integralmente a sentença recorrida, nos termos da fundamentação, e determinando: (i) a condenação do apelante ao pagamento das custas recursais; e (ii) a majoração dos honorários advocatícios em favor do M. D. I. em 2% sobre o valor fixado na origem, nos termos do art. 85, § 11, do CPC/2015, observados os limites previstos nos §§ 2º e 3º do art. 85 do CPC/2015. 

 



Documento eletrônico assinado por LINCOLN RODRIGUES DE FARIA, Desembargador Federal, na forma do artigo 1º, inciso III, da Lei 11.419, de 19 de dezembro de 2006. A conferência da autenticidade do documento está disponível no endereço eletrônico https://eproc2g.trf6.jus.br/eproc/externo_controlador.php?acao=consulta_autenticidade_documentos, mediante o preenchimento do código verificador 60000438776v6 e do código CRC 87578d98.

Informações adicionais da assinatura:
Signatário (a): LINCOLN RODRIGUES DE FARIA
Data e Hora: 10/07/2026, às 13:52:33

 


 



Conferência de autenticidade emitida em 10/10/2026 01:26:01.


Identificações de pessoas físicas foram ocultadas

Documento:60000438777
Poder Judiciário
TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 6ª REGIÃO

Av. Alvares Cabral, 1805 - Bairro: Santo Agostinho - CEP: 30170-001 - Fone: (31)3315-1064 - www.trf6.jus.br - Email: gab.lincoln.faria@trf6.jus.br

Apelação Cível Nº 0053947-03.2010.4.01.9199/MG

RELATOR: Desembargador Federal LINCOLN RODRIGUES DE FARIA

EMENTA

DIREITO ADMINISTRATIVO E PROCESSUAL CIVIL. APELAÇÃO CÍVEL. EMBARGOS À EXECUÇÃO FISCAL. CONSELHO PROFISSIONAL. MUNICÍPIO. DISPENSÁRIO DE MEDICAMENTOS. DISTRIBUIÇÃO GRATUITA. INEXIGIBILIDADE DE FARMACÊUTICO E DE REGISTRO. NULIDADE DA AUTUAÇÃO. HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS. APELAÇÃO DESPROVIDA.

I. CASO EM EXAME

1. Apelação cível interposta pelo Conselho Profissional contra sentença que julgou procedentes os embargos à execução fiscal opostos pelo Município, extinguiu a execução fiscal fundada em multa administrativa por suposta manutenção de farmácia privativa sem farmacêutico responsável técnico e sem registro perante o órgão, e condenou o embargado ao pagamento de honorários advocatícios. O apelante sustenta a competência fiscalizatória, o enquadramento do local como farmácia privativa, a violação ao art. 24 da Lei nº 3.820/1960 e a regularidade do processo administrativo, pugnando, subsidiariamente, pela redução da verba honorária. O Município defende a natureza de dispensário de medicamentos da unidade de saúde e a consequente inexigibilidade das obrigações.

II. QUESTÃO EM DISCUSSÃO

2. Há duas questões em discussão: (i) definir se o estabelecimento mantido pelo Município, destinado à distribuição gratuita de medicamentos industrializados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), configura farmácia privativa sujeita a registro no CRF e à presença de farmacêutico, ou dispensário de medicamentos; (ii) estabelecer se os honorários advocatícios fixados na sentença devem ser reduzidos.

III. RAZÕES DE DECIDIR

3. O estabelecimento municipal caracteriza-se como dispensário de medicamentos quando se destina exclusivamente ao fornecimento gratuito de fármacos industrializados, mediante prescrição médica e sem manipulação de fórmulas.

4. O art. 15 da Lei nº 5.991/1973 impõe a obrigatoriedade de assistência de técnico responsável apenas a farmácias e drogarias, não sendo possível ampliar tal exigência aos dispensários.

5. O art. 4º, XIV, da Lei nº 5.991/1973 define dispensário de medicamentos como setor de fornecimento de medicamentos industrializados privativo de unidade hospitalar ou equivalente, conceito que abrange unidades municipais de saúde.

6. A ausência de finalidade comercial, a vinculação a programas oficiais de saúde e o fornecimento em embalagens originais afastam o enquadramento da unidade como farmácia privativa.

7. O Superior Tribunal de Justiça (STJ), no Tema Repetitivo nº 483, firmou a tese de que não é obrigatória a presença de farmacêutico em dispensário de medicamentos. Precedente.

8. A Lei nº 13.021/2014 não afastou a aplicação do Tema 483/STJ aos dispensários localizados em pequenas unidades hospitalares ou equivalentes. Precedente.

9. A inexigibilidade de farmacêutico e de registro decorre da natureza jurídica do estabelecimento e não apenas da gratuidade do serviço.

10. Inexistindo obrigação legal de manter profissional técnico e registro perante o CRF, a autuação e a multa administrativa carecem de suporte normativo, o que gera a nulidade do título executivo.

11. Os honorários advocatícios fixados em R$ 1.000,00 mostram-se razoáveis e proporcionais ao trabalho desenvolvido, observando o art. 20, § 4º, do Código de Processo Civil de 1973 (CPC/1973), vigente na data da sentença.

12. O desprovimento do recurso enseja a majoração da verba honorária em grau recursal, nos termos do art. 85, § 11, do Código de Processo Civil de 2015 (CPC/2015).

IV. DISPOSITIVO

13. Apelação desprovida.

Dispositivos relevantes citados: CF/1988, arts. 196 e 197; CPC/1973, arts. 20, § 4º, e 269, I; CPC/2015, art. 85, §§ 2º, 3º e 11; Lei nº 3.820/1960, art. 24; Lei nº 5.991/1973, arts. 4º, X e XIV, 15 e 19; Lei nº 8.080/1990, art. 18; Lei nº 13.021/2014.

Jurisprudência relevante citada: STF, Tema 1.184; STJ, REsp nº 1.110.906/SP, Rel. Min. Humberto Martins, j. 23.05.2012 (Tema 483); STJ, AgInt no AREsp nº 1.963.565/SP, Primeira Turma, j. 14.03.2022; TFR, Súmula 140.

ACÓRDÃO

Vistos e relatados estes autos em que são partes as acima indicadas, a Egrégia 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 6ª Região decidiu, por unanimidade, NEGAR PROVIMENTO à apelação, mantendo integralmente a sentença recorrida, nos termos do relatório, votos e notas de julgamento que ficam fazendo parte integrante do presente julgado.

Belo Horizonte, 08 de julho de 2026.



Documento eletrônico assinado por LINCOLN RODRIGUES DE FARIA, Desembargador Federal, na forma do artigo 1º, inciso III, da Lei 11.419, de 19 de dezembro de 2006. A conferência da autenticidade do documento está disponível no endereço eletrônico https://eproc2g.trf6.jus.br/eproc/externo_controlador.php?acao=consulta_autenticidade_documentos, mediante o preenchimento do código verificador 60000438777v3 e do código CRC cbf1cc75.

Informações adicionais da assinatura:
Signatário (a): LINCOLN RODRIGUES DE FARIA
Data e Hora: 10/07/2026, às 13:52:33

 


 



Conferência de autenticidade emitida em 10/10/2026 01:26:01.


Identificações de pessoas físicas foram ocultadas

Extrato de Ata
Poder Judiciário
Tribunal Regional Federal da 6ª Região

EXTRATO DE ATA DA SESSÃO VIRTUAL DE 22/06/2026 A 26/06/2026

Apelação Cível Nº 0053947-03.2010.4.01.9199/MG

RELATOR: Desembargador Federal LINCOLN RODRIGUES DE FARIA

PRESIDENTE: Desembargador Federal LINCOLN RODRIGUES DE FARIA

PROCURADOR(A): ANA CAROLINA PREVITALLI NASCIMENTO

Certifico que este processo foi incluído na Pauta da Sessão Virtual, realizada no período de 22/06/2026, às 00:00, a 26/06/2026, às 16:00, na sequência 51, disponibilizada no DE de 10/06/2026.

Certifico que a 4ª Turma, ao apreciar os autos do processo em epígrafe, proferiu a seguinte decisão:

RETIRADO DE PAUTA.

ANDREA FERNANDA COSTA

Secretária



Conferência de autenticidade emitida em 10/10/2026 01:26:01.


Identificações de pessoas físicas foram ocultadas

Extrato de Ata
Poder Judiciário
Tribunal Regional Federal da 6ª Região

EXTRATO DE ATA DA SESSÃO PRESENCIAL DE 08/07/2026

Apelação Cível Nº 0053947-03.2010.4.01.9199/MG

RELATOR: Desembargador Federal LINCOLN RODRIGUES DE FARIA

PRESIDENTE: Desembargador Federal LINCOLN RODRIGUES DE FARIA

PROCURADOR(A): ADAILTON RAMOS DO NASCIMENTO

Certifico que este processo foi incluído na Pauta da Sessão Presencial do dia 08/07/2026, na sequência 22, disponibilizada no DE de 30/06/2026.

Certifico que a 4ª Turma, ao apreciar os autos do processo em epígrafe, proferiu a seguinte decisão:

A 4ª TURMA DECIDIU, POR UNANIMIDADE, NEGAR PROVIMENTO À APELAÇÃO, MANTENDO INTEGRALMENTE A SENTENÇA RECORRIDA, NOS TERMOS DO VOTO DO RELATOR.

RELATOR DO ACÓRDÃO: Desembargador Federal LINCOLN RODRIGUES DE FARIA

Votante: Desembargador Federal LINCOLN RODRIGUES DE FARIA

Votante: Juiz Federal IVANIR CESAR IRENO JUNIOR

Votante: Juiz Federal MARIO DE PAULA FRANCO JUNIOR

ANDREA FERNANDA COSTA

Secretária



Conferência de autenticidade emitida em 10/10/2026 01:26:01.


Identificações de pessoas físicas foram ocultadas