Poder Judiciário
TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 6ª REGIÃO

Apelação Cível Nº 1019675-75.2021.4.01.3800/MG

RELATOR: Desembargador Federal KLAUS KUSCHEL

RELATÓRIO

O EXMO. SR. DESEMBARGADOR FEDERAL KLAUS KUSCHEL (RELATOR):

Trata-se de recurso de apelação interposto pela parte autora em face da sentença que julgou improcedente o pedido de pensão por morte com fundamento na Lei 7.087/1982, revogada pela Lei 9.506/1997.

Em suas razões, aduz a recorrente que viveu em união estável com o instituidor, ex-congressista. Relata que com o fim do relacionamento em 1992, foi firmado acordo por meio do qual foi estabelecido que o ex-companheiro pagaria mensalmente a autora o percentual de 30% sobre o seu vencimento líquido.

Além disso, sustenta que houve o reconhecimento de sua condição de pensionista pelo INSS por sentença transitada em julgado, motivo pela qual estaria caracterizada a dependência econômica da requerente em relação ao instituidor desde a assinatura do acordo (1992) até o seu falecimento (2013), pleiteando assim, a reforma da sentença.

Os réus apresentaram contrarrazões, requerendo a manutenção da sentença, e o não provimento do recurso interposto pela autora.

É o relatório.

VOTO

O EXMO. SR. DESEMBARGADOR FEDERAL KLAUS KUSCHEL (RELATOR):

Gratuidade de Justiça

No caso dos autos, tem-se que o art. 5º, LXXXIV, da CF/88, assegura justiça gratuita a todos que comprovem insuficiência de recursos. E, nos termos do art. 99, do CPC, presume-se como verdadeira a alegação de insuficiência de recursos por parte da pessoa natural, de modo que o indeferimento da gratuidade demanda a existência de elementos que subsidiem a falta de pressupostos legais para sua concessão (§§2º e 3º).

Cumpre registrar ainda que o entendimento desta Segunda Turma é no sentido de que para fins de concessão da gratuidade de justiça é recomendável a adoção do teto de salário do benefício do Regime Geral de Previdência Social – RGPS que, além de guardar correspondência aos custos de subsistência das pessoas, é corrigido anualmente, mantendo assim o lastro com as flutuações inerentes à economia nacional. Esse, inclusive, o fator objetivo estabelecido no art. 100, §4º, da CF/88, como teto das obrigações de pequeno valor; e no art. 40, §18, da CF/88, como limite para a não incidência de contribuição previdenciária sobre os proventos de aposentadoria e pensões, o que, uma vez mais, demonstra a razoabilidade do parâmetro ora adotado.

No caso dos autos, verifica-se que a gratuidade de justiça foi revogada quando da prolação da sentença por entender o magistrado que não estavam presentes os requisitos necessários para sua concessão.

Dentre os documentos anexados pela requerente para comprovação da miserabilidade, estão a declaração de que não possui condições financeiras de arcar com os custos do processo, bem como comprovante de renda do qual se extrai a informação de recebimento de benefício previdenciário em patamar inferior ao teto de salário do benefício do Regime Geral de Previdência Social – RGPS.

Sendo assim, defiro o benefício de gratuidade de justiça à parte recorrente.

Admissibilidade do recurso

Conheço do recurso interposto por entender preenchidos os pressupostos de sua admissibilidade.

Prescrição

A prescrição atinge as prestações anteriores ao quinquênio que antecedeu o ajuizamento da ação, nos termos da Súmula 85/STJ.

Mérito

A concessão de pensão por morte rege-se pela lei vigente na data de falecimento do instituidor. (Súmula 340 do STJ).

O benefício de pensão por morte devido aos dependentes do segurado congressista era regulado pela Lei nº 7.087/82, que disciplinava o Instituto de Previdência dos Congressistas (IPC), e estabelecia que o valor da pensão  corresponderia à metade do que o segurado estivesse recebendo. Eis o que dispõe o referido dispositivo legal:

Art. 38 - A pensão dos dependentes do segurado falecido no exercício do cargo, relevada a carência, será paga na base de 50% (cinquenta por cento) do valor a que teria direito o extinto nos termos dos arts. 35 e 36 desta Lei. No caso de falecimento de segurado pensionista, a pensão corresponderá à metade da que ele vinha percebendo, acrescida de tantas parcelas de 10% (dez por cento) de seu valor quantos forem os dependentes até o máximo de 5 (cinco).

Com o advento da lei 9.506/97, a qual instituiu o Plano de Seguridade Social dos Congressista, o IPC foi extinto, sendo estabelecido o seguinte:

Art. 3º Em caso de morte do segurado, seus dependentes perceberão pensão correspondente ao valor dos proventos de aposentadoria que o segurado recebia ou a que teria direito.

§ 1º O valor mínimo da pensão corresponderá a treze por cento da remuneração fixada para os membros do Congresso Nacional.

§ 2º Não é devida pensão ao dependente do segurado que tiver falecido posteriormente ao cancelamento de sua inscrição.

Registre-se que foram preservados os direitos adquiridos em relação às pensões concedidas, atualizadas com base na legislação vigente à data da publicação desta Lei, bem como às pensões a conceder, no regime da Lei 7.087/1982:

Art. 1º Fica extinto o Instituto de Previdência dos Congressistas - IPC, criado pela Lei nº 4.284, de 20 de novembro de 1963 e regido pela Lei nº 7.087, de 29 de dezembro de 1982, sendo sucedido, em todos os direitos e obrigações, pela União, por intermédio da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, os quais assumirão, mediante recursos orçamentários próprios, a concessão e manutenção dos benefícios, na forma estabelecida nesta Lei, preservados os direitos adquiridos em relação às pensões concedidas, atualizadas com base na legislação vigente à data da publicação desta Lei, bem como às pensões a conceder, no regime das Leis nº 4.284, de 20 de novembro de 1963, nº 4.937, de 18 de março de 1966, e nº 7.087, de 29 de dezembro de 1982. 

De acordo com o 28 da Lei 7.087/82, é considerado dependente do segurado, desde que viva economicamente sob a sua responsabilidade, a companheira mantida há mais de 5 (cinco) anos, de maneira que, nesse caso, comprovada a relação de companheirismo, a dependência econômica se presume por expressa disposição contida no §2º do mesmo dispositivo legal.

Ademais, o artigo 30 estabelece que "não se enquadra na situação de dependente do segurado, para os efeitos desta Lei, o cônjuge dele separado consensualmente, desquitado ou divorciado, a quem não tenha sido assegurada a percepção de alimentos, nem o que, voluntariamente, tenha abandonado o lar há mais de cinco anos ou que, mesmo por tempo inferior, se encontre nas condições disciplinadas pelo Código Civil Brasileiro".

Firmadas essas premissas, passo à análise do caso vertente.

Do óbito do segurado

De plano, observa-se que o óbito de Leopoldo Barreto Bessone ocorrido em 07/07/2013, foi devidamente comprovado por meio da certidão de óbito (evento 1, DOC14).

Da qualidade de segurado

A qualidade de segurado não é questão controversa nessa seara, considerando que o falecido era ex-Deputado Federal, aposentado pelo extinto Instituto de Previdência dos Congressistas (IPC), conforme documentos colacionados aos autos (evento 1, DOC15 , fl.75-104).

Da qualidade de dependente  

A controvérsia suscitada nos autos reside na comprovação da dependência econômica  da autora, na qualidade de ex-companheira, em face do instituidor do benefício.

Verifica-se dos documentos colacionados aos autos, que a autora viveu em união estável com o falecido até 1992, com o qual teve dois filhos. 

Dentre os documentos anexados pela requerente para comprovação da dependência econômica, destacam-se: 

a) Passaporte diplomático onde consta que a parte autora é dependente do ex-companheiro;

b)Termo de Acordo realizado ao fim da união estável em 21/02/1992. Dentre as condições estipuladas, foi estabelecida a transferência de bens em favor da autora, bem como que o instituidor pagaria um percentual de 30% sobre o seu vencimento líquido a requerente;

c) Escritura pública de compra e venda de bens imóveis data de 23/05/2003 por meio da qual foi instituído como usufruto vitalício da parte autora o imóvel de propriedade dos filhos;

d) Testamento do instituidor em que determina que os bens e direitos destinados ao filho Frederico Garcia Blanco Bessone seriam  administrados, pela requerente, pelo prazo de 20 anos, contados da abertura da sucessão;

e) Declaração dos administradores do condomínio em que a autora residia, afirmando que o proprietário do apartamento era o segurado, e que a quitação do condomínios até 2013 fora realizada por ele.

De início, observa-se que os documentos colacionados aos autos pela autora, remontam a período anterior a separação do casal. Em que pese, o termo de acordo juntado pela parte autora, tenha indicado que o ex-companheiro continuaria a contribuir para o sustento da autora, no percentual de 30% sobre o valor seu vencimento líquido, o efetivo pagamento desse valor não foi comprovado pela autora.

Ademais, verifica-se que o imóvel no qual a autora residia, foi alienado pelo ex-companheiro aos filhos, reservando-se àquela apenas o usufruto. Outrossim, o pagamento das taxas condominiais pelo de cujus mostra-se insuficiente para caracterizar o auxílio financeiro indispensável à configuração da dependência econômica. Inexiste, portanto, suporte documental que ateste contribuição substancial, contínua e regular do falecido para o sustento da requerente.

No que tange à prova oral colhida durante a instrução, embora as testemunhas tenham afirmado que o instituidor arcava com despesas domésticas da ex-companheira, tal alegação carece de lastro material. Em seus depoimentos, os declarantes demonstraram desconhecimento acerca de fatos pretéritos e fundamentais.

Com efeito, ao ser questionada, a primeira testemunha afirmou desconhecer a partilha de bens ou a transferência de titularidade do imóvel a época da separação do casal, limitando-se a suposições sobre a manutenção da autora e dos filhos em comum pelo falecido. Não soube dizer se o apartamento que ela morava foi transferido a ela. Ademais, declarou expressamente não possuir proximidade suficiente com o casal para precisar a natureza das despesas ou a existência de pensão alimentícia.

A segunda testemunha, por sua vez, não soube informar a frequência ou a forma pela qual o ex-companheiro prestava auxílio à autora. Ressaltou, ainda, que a autora geria um estabelecimento comercial (bar), do qual presumivelmente auferia renda própria após o divórcio.

Assim, os depoimentos testemunhais colhidos em audiência não se mostraram suficientemente robustos para comprovar a dependência econômica, uma vez que as testemunhas demonstraram que não possuíam efetivo conhecimento da ajuda prestada pelo instituidor, se limitando a informar que o falecido exercia a manutenção da ex-companheira.

Diante da ausência de prova material seria necessária uma prova testemunhal robusta e detalhada sobre a relação da autora e do segurado falecido, o que não ocorreu.

É cediço que a comprovação dependência econômica não se confunde com o esporádico reforço orçamentário e tampouco com a mera cooperação nas despesas domésticas. A simples menção a uma ajuda financeira não é suficiente para comprovar a efetiva dependência econômica.

“O auxílio econômico do instituidor deve ser substancial, permanente e necessário, considerando-se que sua falta acarretaria o desequilíbrio dos meios de subsistência do dependente”, conforme já decidiu essa Segunda Turma do Tribunal Regional Federal da Sexta Região (TRF6, Segunda Turma, Apelação Cível n. 1018114-77.2020.4.01.9999, Desembargador Relator Pedro Felipe Santos, data de julgamento: 30.08.2023).

Cabe mencionar que o recebimento de pensão por morte  pela recorrente, na qualidade de ex-companheira do falecido NB:1805027856, por si só, não é suficiente para comprovação da dependência econômica, uma vez que a coisa julgada formada na ação judicial ajuizada em face do INSS não é oponível á UNIÃO que não foi parte naquele processo.

Outrossim, não se vislumbra documentos outros anexados naqueles autos que sejam aptos a alterar o entendimento de que não foi demonstrada a dependência econômica da autora em relação a de cujus.

Dessa forma, ante a ausência de provas materiais e testemunhais aptas a comprovar a dependência econômica da autora em face do segurado instituidor, a improcedência do pedido de concessão do benefício de pensão por morte é medida que se impõe.

- Conclusão.

Considerando que a autora não preenche os requisitos para fazer jus ao benefício pleiteado, a sentença impugnada não merece reforma quanto ao indeferimento do beneficio, devendo ser parcialmente reformada apenas para conceder à autora o benefício da justiça gratuita.

Honorários de advogado majorados em um ponto percentual sobre o valor arbitrado na origem, conforme previsão do art. 85, §11, do CPC, suspensa a exigibilidade em, razão do deferimento da justiça gratuita.

Ante o exposto, voto por dar parcial provimento à apelação da parte autora apenas para deferir a justiça gratuita.



Documento eletrônico assinado por KLAUS KUSCHEL, Desembargador Federal Relator, na forma do artigo 1º, inciso III, da Lei 11.419, de 19 de dezembro de 2006. A conferência da autenticidade do documento está disponível no endereço eletrônico https://eproc2g.trf6.jus.br/eproc/externo_controlador.php?acao=consulta_autenticidade_documentos, mediante o preenchimento do código verificador 60000412561v95 e do código CRC 46303341.

Informações adicionais da assinatura:
Signatário (a): KLAUS KUSCHEL
Data e Hora: 26/06/2026, às 19:51:26

 


 



Conferência de autenticidade emitida em 16/10/2026 16:46:09.


Identificações de pessoas físicas foram ocultadas

Documento:60000412562
Poder Judiciário
TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 6ª REGIÃO

Apelação Cível Nº 1019675-75.2021.4.01.3800/MG

RELATOR: Desembargador Federal KLAUS KUSCHEL

EMENTA

DIREITO PREVIDENCIÁRIO. APELAÇÃO CÍVEL. PENSÃO POR MORTE DE EX-CONGRESSISTA. LEI Nº 7.087/1982 E LEI Nº 9.506/1997.EX-COMPANHEIRA. DEPENDÊNCIA ECONÔMICA NÃO COMPROVADA. AUSÊNCIA DE PROVA MATERIAL ROBUSTA E TESTEMUNHAL IDÔNEA. IMPROCEDÊNCIA MANTIDA. RECURSO PARCIALMENTE PROVIDO.

I. CASO EM EXAME

  1. Apelação interposta pela parte autora contra sentença que julgou improcedente o pedido de concessão de pensão por morte, sob o fundamento de ausência de comprovação da dependência econômica em relação a ex-congressista falecido, com base na Lei nº 7.087/1982. A autora sustenta que manteve união estável com o instituidor até 1992, tendo firmado acordo prevendo o pagamento de 30% de seus rendimentos, além de alegar reconhecimento de sua condição de dependente pelo INSS.

II. QUESTÃO EM DISCUSSÃO

  1. Há duas questões em discussão: (i) definir se a autora comprovou a dependência econômica em relação ao instituidor do benefício; (ii) estabelecer se os elementos probatórios apresentados são suficientes para concessão de pensão por morte nos termos da legislação aplicável.

III. RAZÕES DE DECIDIR

  1. A concessão de pensão por morte rege-se pela legislação vigente à data do óbito do instituidor, nos termos da Súmula 340 do STJ.

  2. A Lei nº 7.087/1982 prevê a condição de dependente para a companheira que viva sob dependência econômica do segurado, presumida quando comprovada a união estável nos termos legais. Contudo, a legislação exclui da condição de dependente o ex-companheiro sem percepção de alimentos.

  3. A autora comprovou a existência de união estável até 1992, bem como apresentou termo de acordo prevendo pagamento mensal e documentos relativos a bens e usufruto. Contudo, não comprovou o efetivo pagamento da pensão estipulada, nem a manutenção de auxílio financeiro contínuo, substancial e indispensável até o óbito.

  4. Os documentos apresentados não evidenciam contribuição regular do instituidor para o sustento da autora após a separação. O usufruto de imóvel e o pagamento de despesas condominiais não configuram dependência econômica.

  5. A prova testemunhal não se mostrou robusta, pois baseada em suposições e sem conhecimento direto dos fatos essenciais, sendo insuficiente para suprir a ausência de prova material.

  6. A percepção de benefício previdenciário diverso não comprova, por si só, a dependência econômica para fins da legislação específica dos congressistas, que exige demonstração de percepção de alimentos ou dependência efetiva.

  7. Ausente prova de dependência econômica substancial, contínua e necessária, não se preenchem os requisitos legais para concessão do benefício.

IV. DISPOSITIVO 

    10. Recurso parcialmente provido apenas para deferir a justiça gratuita.

ACÓRDÃO

Vistos e relatados estes autos em que são partes as acima indicadas, a Egrégia 2ª Turma - Prev/Serv do Tribunal Regional Federal da 6ª Região decidiu, por unanimidade, dar parcial provimento à apelação da parte autora apenas para deferir a justiça gratuita, nos termos do voto do relator, nos termos do relatório, votos e notas de julgamento que ficam fazendo parte integrante do presente julgado.

Belo Horizonte, 22 de maio de 2026.



Documento eletrônico assinado por KLAUS KUSCHEL, Desembargador Federal Relator, na forma do artigo 1º, inciso III, da Lei 11.419, de 19 de dezembro de 2006. A conferência da autenticidade do documento está disponível no endereço eletrônico https://eproc2g.trf6.jus.br/eproc/externo_controlador.php?acao=consulta_autenticidade_documentos, mediante o preenchimento do código verificador 60000412562v6 e do código CRC dd33db51.

Informações adicionais da assinatura:
Signatário (a): KLAUS KUSCHEL
Data e Hora: 26/06/2026, às 19:51:26

 


 



Conferência de autenticidade emitida em 16/10/2026 16:46:09.


Identificações de pessoas físicas foram ocultadas

Extrato de Ata
Poder Judiciário
Tribunal Regional Federal da 6ª Região

EXTRATO DE ATA DA SESSÃO VIRTUAL DE 18/05/2026 A 22/05/2026

Apelação Cível Nº 1019675-75.2021.4.01.3800/MG

RELATOR: Desembargador Federal KLAUS KUSCHEL

PRESIDENTE: Desembargadora Federal LUCIANA PINHEIRO COSTA

PROCURADOR(A): FERNANDO DE ALMEIDA MARTINS

Certifico que este processo foi incluído na Pauta da Sessão Virtual, realizada no período de 18/05/2026, às 00:00, a 22/05/2026, às 16:00, na sequência 188, disponibilizada no DE de 06/05/2026.

Certifico que a 2ª Turma - PREV/SERV, ao apreciar os autos do processo em epígrafe, proferiu a seguinte decisão:

A 2ª TURMA - PREV/SERV DECIDIU, POR UNANIMIDADE, DAR PARCIAL PROVIMENTO À APELAÇÃO DA PARTE AUTORA APENAS PARA DEFERIR A JUSTIÇA GRATUITA, NOS TERMOS DO VOTO DO RELATOR.

RELATOR DO ACÓRDÃO: Desembargador Federal KLAUS KUSCHEL

Votante: Desembargador Federal KLAUS KUSCHEL

Votante: Desembargadora Federal LUCIANA PINHEIRO COSTA

Votante: Desembargador Federal FLAVIO BOSON GAMBOGI

DANIELA ALVARENGA SALGADO GOMES

Secretária



Conferência de autenticidade emitida em 16/10/2026 16:46:09.


Identificações de pessoas físicas foram ocultadas