Poder Judiciário
TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 6ª REGIÃO

Av. Álvares Cabral, 1741, Edifício II - Euclydes Reis Aguiar - 10° andar - Bairro: Santo Agostinho - CEP: 30170-001 - Fone: (31) 3501-1071 - Email: gab.simone.lemos@trf6.jus.br

Apelação Cível Nº 0051491-44.2011.4.01.3800/MG

PROCESSO ORIGINÁRIO: Nº 0051491-44.2011.4.01.3800/MG

RELATORA: Juíza Federal CRISTIANE MIRANDA BOTELHO

RELATÓRIO

Trata-se de embargos de declaração opostos pelo MUNICÍPIO DE LAGOA SANTA em face de acórdão prolatado por esta Quarta Turma do TRF-6 (evento 16, RELVOTO1), assim ementado:

DIREITO AMBIENTAL E PROCESSUAL CIVIL. APELAÇÃO CÍVEL. AÇÃO CIVIL PÚBLICA. INTERVENÇÃO EM CURSO D’ÁGUA E ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE. DESASSOREAMENTO E RETIFICAÇÃO DE LEITO. DANO AMBIENTAL. RESPONSABILIDADE OBJETIVA. MEDIDAS PREVENTIVAS URGENTES SEM AUTORIZAÇÃO DOS ÓRGÃOS AMBIENTAIS. MANUTENÇÃO PARCIAL DAS OBRIGAÇÕES DE FAZER. ADEQUAÇÃO DE PRAZOS E MULTA. HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS INDEVIDOS. RECURSO PARCIALMENTE PROVIDO. 

I. CASO EM EXAME 

1. Apelação interposta pelo Município de Lagoa Santa contra sentença que julgou procedentes os pedidos formulados em ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Federal, impondo ao ente municipal obrigações de recuperar área de preservação permanente degradada em razão de intervenções no Córrego do Bebedouro, com apresentação de projetos técnicos, implementação das medidas, multa diária por descumprimento e condenação ao pagamento de honorários advocatícios. 

II. QUESTÃO EM DISCUSSÃO 

2. Há duas questões em discussão: (i) definir se a Justiça Federal é competente para processar e julgar a demanda; e (ii) estabelecer se as intervenções realizadas pelo Município de Lagoa Santa no Córrego do Bebedouro, sem prévia autorização dos órgãos ambientais, constituíram ilícito ambiental gerador de obrigação de reparar, ou se foram medidas emergenciais legítimas capazes de afastar a responsabilidade ambiental. 

III. RAZÕES DE DECIDIR 

3. A Justiça Federal é competente quando o dano ambiental pode alcançar unidade de conservação federal, havendo interesse jurídico do ICMBio, nos termos do art. 109, I, da Constituição Federal. 

4. A intervenção municipal no Córrego do Bebedouro, ainda que motivada por necessidade urgente de contenção de enchentes, possui natureza preventiva e não emergencial, o que exige prévia autorização dos órgãos ambientais e observância de critérios técnicos adequados. 

5. As provas técnicas produzidas pelo ICMBio, IGAM, IEF e perícia judicial comprovam danos ambientais decorrentes da intervenção, consistentes em supressão de vegetação ciliar, desvio do curso d’água, exposição de solo, assoreamento e deposição inadequada de material extraído. 

6. A responsabilidade civil ambiental é objetiva, conforme Tema 707 do STJ, impondo-se a reparação quando comprovados conduta, dano e nexo causal, sendo inaplicáveis excludentes baseadas em alegada urgência administrativa. 

7. A determinação de retorno do córrego ao leito original mostra-se irrazoável após mais de 15 anos, podendo causar danos ambientais e sociais superiores aos já constatados, além de haver elementos técnicos que apontam a adequação da retificação como medida de prevenção de enchentes. 

8. As obrigações de recuperação da vegetação ciliar e enriquecimento da faixa marginal permanecem necessárias, por representarem reparação ambiental proporcional e adequada. 

9. O prazo de 30 dias para apresentação dos projetos técnicos revela-se insuficiente e deve ser estendido para 180 dias, diante da complexidade das medidas exigidas. 

10. A multa diária de R$ 1.000,00 é excessiva e deve ser reduzida para R$ 200,00, a fim de manter caráter coercitivo sem configurar penalidade desproporcional. 

11. É indevida a condenação da parte ré ao pagamento de honorários advocatícios, pelo princípio da simetria, nos termos do art. 18 da Lei 7.347/1985 e da jurisprudência do STJ (EAREsp 962.250/SP), ausente má-fé. 

IV. DISPOSITIVO E TESE 

12. Recurso parcialmente provido. 

Teses de julgamento: 

1. A competência da Justiça Federal estabelece-se quando o dano ambiental repercute ou pode repercutir sobre unidade de conservação federal, configurando interesse jurídico de autarquia ambiental federal. 

2. A intervenção preventiva realizada sem autorização ambiental, ainda que motivada por urgência administrativa, não afasta a responsabilidade civil objetiva do ente público pelos danos ambientais causados. 

3. A recomposição do curso d’água ao leito original não se impõe quando, diante do tempo decorrido, puder gerar impactos ambientais e sociais mais gravosos que aqueles decorrentes da intervenção inicial. 

4. A reparação ambiental deve priorizar medidas proporcionais e tecnicamente adequadas, com prazos e multas ajustados à complexidade técnica das obrigações. 

5. Não há condenação em honorários advocatícios em ação civil pública, salvo comprovada má-fé. 

Dispositivos relevantes citados: CF/1988, art. 109, I; Lei 7.347/1985, art. 18. 

Jurisprudência relevante citada: STJ, Tema 707; STJ, EAREsp 962.250/SP.

Em suas razões recursais (evento 24, EMBDECL1), o embargante alega contradição do julgado quanto ao caráter emergencial da obra, uma vez que reconheceu que a intervenção era “urgente”, o que atrairia automaticamente a incidência do art. 4º, §3º, I, da Resolução CONAMA 369/2006, que dispensa autorização prévia para atividades emergenciais de defesa civil.

Aduz, ainda, omissão quanto à anuência do Ministério Público Estadual, incompatível com a conduta do MPF em apontar irregularidades.

Sustenta, por fim, omissão quanto ao teto das astreintes, tendo em vista que o acórdão reduziu a multa diária, porém deixou de apreciar o pedido de fixação de limite máximo da multa. Invoca precedentes que admitem limitação do valor global das astreintes e observância da proporcionalidade.

Contrarrazões apresentadas (evento 30, CONTRAZ1).

É o relatório.

VOTO

Presentes os pressupostos de admissibilidade recursal, conheço dos embargos de declaração.

Nos termos do art. 1.022 do CPC, são cabíveis embargos de declaração contra qualquer decisão judicial, para esclarecer obscuridade, eliminar contradição, suprir omissão, bem como corrigir erro material.  

No caso, não há contradição alguma a ser reparada, nem omissão relativamente à prévia anuência do Ministério Público Estadual, como alegado pelo embargante. 

Em verdade, o embargante se insurge contra a conclusão à qual chegou a Quarta Turma do TRF/6 que, em interpretação sistemática e teleológica de todos os precedentes jurisprudenciais e das normas indicadas como violadas, entendeu por bem dar parcial provimento à apelação.

Ao contrário do que alegado, o julgado distinguiu, expressamente, “medida urgente” de “obra emergencial” para fins de dispensa legal de autorização ambiental. O voto foi explícito ao afirmar que a intervenção possuía caráter preventivo e não emergencial em sentido técnico-jurídico, que exige a presença de risco atual, concreto e iminente, ou mesmo a ocorrência de evento excepcional (como desastre natural), o que não se verificou no caso concreto.

A conclusão decorreu diretamente da perícia oficial, que expressamente consignou o “caráter preventivo” da obra, e não de emergência apta a afastar licenciamento ambiental.

Quanto à suposta autorização prévia do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o julgado consignou que houve anuência do órgão ministerial com a intervenção, especificamente com a desobstrução da calha e limpeza das margens do curso d’água.

Todavia, referida anuência não se estendeu a intervenções mais gravosas, tais como as levadas a cabo pela municipalidade, isto é, a retificação de leito, o desvio do curso d’água e a supressão de vegetação em área de preservação permanente, atividades que, por sua natureza, exigem prévio licenciamento ambiental e observância das normas técnicas pertinentes.

A atuação do Ministério Público Federal decorre não só da sua autonomia funcional, mas também da sua legitimidade para a defesa do patrimônio ambiental de interesse da União. 

Assim, eventual anuência do Ministério Público Estadual, ainda que existente, não possui o condão de convalidar intervenção realizada em desconformidade com a legislação ambiental, nem tampouco vincula a atuação do Ministério Público Federal.

Enfim, a questão foi devidamente enfrentada no acórdão recorrido, afastando, portanto, a alegação de ausência de manifestação sobre os dispositivos legais indicados ou contradição do julgado.

A pretensão deduzida nestes embargos, sob o rótulo de omissão, traduz, em verdade, irresignação da embargante quanto ao mérito do julgamento e busca rediscutir a interpretação conferida ao instituto da preclusão e aos dispositivos legais. A via dos embargos de declaração, contudo, não comporta revisão dos fundamentos da decisão recorrida nem reexame da matéria já apreciada, sendo seus contornos rigorosamente delimitados pelas hipóteses do art. 1.022 do CPC.

Também cabe assinalar que o julgador não é obrigado “a rebater, um a um, todos os argumentos invocados pelas partes quando, por outros meios que lhes sirvam de convicção, tenha encontrado motivação suficiente para dirimir a controvérsia” (STJ. AgInt no REsp 1864009/CE, Rel. Min. Francisco Falcão, 2ª Turma, j. 30/11/2020, DJe de 02/12/2020).

Por fim, a insurgência recursal merece acolhida apenas em relação à alegada omissão na fixação do teto para a multa cominatória (astreintes).

O Superior Tribunal de Justiça estabelece que a fixação de astreintes deve observar dois critérios principais: (i) efetividade da tutela concedida e (ii) vedação ao enriquecimento ilícito.

Assim, o arbitramento da multa coercitiva e a definição de sua exigibilidade, bem como eventuais alterações do seu valor e/ou periodicidade, exige do magistrado, sempre dependendo das circunstâncias do caso concreto, ter como norte alguns parâmetros: i) valor da obrigação e importância do bem jurídico tutelado; ii) tempo para cumprimento (prazo razoável e periodicidade); iii) capacidade econômica e de resistência do devedor; iv) possibilidade de adoção de outros meios pelo magistrado e dever do credor de mitigar o próprio prejuízo (duty to mitigate de loss) (REsp n. 1.819.069/SC , Relator Ministro RICARDO VILLAS BÔAS CUEVA , Terceira Turma, julgado em 26/5/2020, DJe 29/5/2020).

Como assinalado no acórdão embargado, a mora no cumprimento da decisão judicial autoriza a fixação da penalidade (multa diária de duzentos reais), que se apresenta em valor proporcional e razoável à reprovável conduta. 

Quanto ao teto de astreintes, considerados os parâmetros acima indicados da jurisprudência do STJ, entendo como razoável e proporcional o valor de R$50.000,00 (cinquenta mil reais).

Considero prequestionados todos os dispositivos legais e constitucionais mencionados pelas partes.

Ante o exposto, voto por acolher em parte os embargos de declaração, para, sanando a omissão indicada, fixar o teto das astreintes em R$50.000,00 (cinquenta mil reais).



Documento eletrônico assinado por CRISTIANE MIRANDA BOTELHO, Juíza Federal Convocada, na forma do artigo 1º, inciso III, da Lei 11.419, de 19 de dezembro de 2006. A conferência da autenticidade do documento está disponível no endereço eletrônico https://eproc2g.trf6.jus.br/eproc/externo_controlador.php?acao=consulta_autenticidade_documentos, mediante o preenchimento do código verificador 60000438806v7 e do código CRC d903a0be.

Informações adicionais da assinatura:
Signatário (a): CRISTIANE MIRANDA BOTELHO
Data e Hora: 23/06/2026, às 14:26:01

 


 



Conferência de autenticidade emitida em 10/10/2026 16:32:10.


Identificações de pessoas físicas foram ocultadas

Documento:60000438807
Poder Judiciário
TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 6ª REGIÃO

Av. Álvares Cabral, 1741, Edifício II - Euclydes Reis Aguiar - 10° andar - Bairro: Santo Agostinho - CEP: 30170-001 - Fone: (31) 3501-1071 - Email: gab.simone.lemos@trf6.jus.br

Apelação Cível Nº 0051491-44.2011.4.01.3800/MG

PROCESSO ORIGINÁRIO: Nº 0051491-44.2011.4.01.3800/MG

RELATORA: Juíza Federal CRISTIANE MIRANDA BOTELHO

EMENTA

DIREITO AMBIENTAL E PROCESSUAL CIVIL. EMBARGOS DE DECLARAÇÃO. AÇÃO CIVIL PÚBLICA. INTERVENÇÃO AMBIENTAL. ALEGADA CONTRADIÇÃO. CARÁTER EMERGENCIAL DA OBRA. INEXISTÊNCIA. ANUÊNCIA PRÉVIA DO MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL. OMISSÃO. AUSÊNCIA. ASTREINTES. FIXAÇÃO DE TETO. ACOLHIMENTO PARCIAL DOS EMBARGOS.

I. CASO EM EXAME

1. Embargos de declaração opostos em face de acórdão que deu parcial provimento à apelação em ação civil pública ambiental, mantendo as obrigações de recuperação de área degradada decorrente de intervenção em curso d'água, reduzindo a multa diária e afastando a condenação em honorários advocatícios.

II. QUESTÃO EM DISCUSSÃO

2. Há três questões em discussão: (i) definir se o acórdão incorreu em contradição ao reconhecer a urgência da intervenção e, simultaneamente, afastar o caráter emergencial apto a dispensar autorização ambiental; (ii) estabelecer se houve omissão quanto à anuência prévia do Ministério Público Estadual às intervenções realizadas; e (iii) determinar se o acórdão deveria ter fixado limite máximo para a multa cominatória.

III. RAZÕES DE DECIDIR

3. Os embargos de declaração possuem cabimento restrito às hipóteses previstas no art. 1.022 do CPC, não se prestando à rediscussão do mérito ou ao reexame da interpretação jurídica adotada no julgamento.

4. O acórdão embargado distinguiu expressamente medida "urgente” de “emergencial” em sentido técnico-jurídico, assentando que a intervenção possuía caráter preventivo, sem configuração de risco atual, concreto e iminente apto a afastar a necessidade de autorização ambiental.

5. A anuência do Ministério Público Estadual limitou-se à desobstrução da calha e limpeza das margens do curso d’água, não abrangendo intervenções mais gravosas, como retificação do leito, desvio do curso d’água e supressão de vegetação em área de preservação permanente.

6. A eventual concordância do Ministério Público Estadual não convalida intervenções executadas em desconformidade com a legislação ambiental nem restringe a atuação autônoma do Ministério Público Federal na tutela de interesse ambiental federal.

7. O julgador não está obrigado a enfrentar individualmente todos os argumentos deduzidos pelas partes quando apresenta fundamentação suficiente para solucionar a controvérsia.

8. A fixação de astreintes deve observar os critérios de efetividade da tutela jurisdicional e vedação ao enriquecimento ilícito, considerando a proporcionalidade da multa, a relevância do bem jurídico tutelado, a capacidade econômica do devedor e a razoabilidade da medida coercitiva.

9. A ausência de definição de teto para a multa diária configura omissão parcial do acórdão, devendo ser fixado limite máximo.

IV. DISPOSITIVO E TESE

10. Embargos de declaração parcialmente acolhidos.

Teses de julgamento:

1. A caracterização de medida urgente não se confunde com obra emergencial apta a dispensar autorização ambiental, exigindo-se risco concreto e iminente ou situação excepcional devidamente comprovada.

2. A anuência prévia do Ministério Público Estadual, para intevenção mais restrita, não convalida intervenção ambiental realizada em desconformidade com a legislação nem limita a atuação do Ministério Público Federal na tutela de interesse federal.

3. Os embargos de declaração não se prestam à rediscussão do mérito da decisão judicial fora das hipóteses do art. 1.022 do CPC.

4. A fixação de astreintes deve observar proporcionalidade, efetividade da tutela jurisdicional e vedação ao enriquecimento ilícito, admitindo-se a estipulação de teto para a multa coercitiva.

Dispositivos relevantes citados: CPC, art. 1.022; Resolução CONAMA 369/2006, art. 4º, § 3º, I; Lei 7.347/1985, art. 18.

Jurisprudência relevante citada: STJ, AgInt no REsp 1864009/CE, Rel. Min. Francisco Falcão, 2ª Turma, j. 30/11/2020, DJe 02/12/2020; STJ, REsp 1.819.069/SC, Rel. Min. Ricardo Villas Bôas Cueva, 3ª Turma, j. 26/05/2020, DJe 29/05/2020.

ACÓRDÃO

Vistos e relatados estes autos em que são partes as acima indicadas, a Egrégia 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 6ª Região decidiu, por unanimidade, acolher em parte os embargos de declaração, para, sanando a omissão indicada, fixar o teto das astreintes em R$50.000,00 (cinquenta mil reais), nos termos do voto da relatora, nos termos do relatório, votos e notas de julgamento que ficam fazendo parte integrante do presente julgado.

Belo Horizonte, 19 de junho de 2026.



Documento eletrônico assinado por CRISTIANE MIRANDA BOTELHO, Juíza Federal Convocada, na forma do artigo 1º, inciso III, da Lei 11.419, de 19 de dezembro de 2006. A conferência da autenticidade do documento está disponível no endereço eletrônico https://eproc2g.trf6.jus.br/eproc/externo_controlador.php?acao=consulta_autenticidade_documentos, mediante o preenchimento do código verificador 60000438807v4 e do código CRC a2075823.

Informações adicionais da assinatura:
Signatário (a): CRISTIANE MIRANDA BOTELHO
Data e Hora: 23/06/2026, às 14:26:01

 


 



Conferência de autenticidade emitida em 10/10/2026 16:32:10.


Identificações de pessoas físicas foram ocultadas

Extrato de Ata
Poder Judiciário
Tribunal Regional Federal da 6ª Região

EXTRATO DE ATA DA SESSÃO VIRTUAL DE 15/06/2026 A 19/06/2026

Apelação Cível Nº 0051491-44.2011.4.01.3800/MG

INCIDENTE: EMBARGOS DE DECLARAÇÃO

RELATORA: Juíza Federal CRISTIANE MIRANDA BOTELHO

PRESIDENTE: Desembargador Federal LINCOLN RODRIGUES DE FARIA

PROCURADOR(A): LAENE PEVIDOR LANCA

Certifico que este processo foi incluído na Pauta da Sessão Virtual, realizada no período de 15/06/2026, às 00:00, a 19/06/2026, às 16:00, na sequência 247, disponibilizada no DE de 01/06/2026.

Certifico que a 4ª Turma, ao apreciar os autos do processo em epígrafe, proferiu a seguinte decisão:

A 4ª TURMA DECIDIU, POR UNANIMIDADE, ACOLHER EM PARTE OS EMBARGOS DE DECLARAÇÃO, PARA, SANANDO A OMISSÃO INDICADA, FIXAR O TETO DAS ASTREINTES EM R$50.000,00 (CINQUENTA MIL REAIS), NOS TERMOS DO VOTO DA RELATORA.

RELATORA DO ACÓRDÃO: Juíza Federal CRISTIANE MIRANDA BOTELHO

Votante: Juíza Federal CRISTIANE MIRANDA BOTELHO

Votante: Desembargador Federal LINCOLN RODRIGUES DE FARIA

Votante: Desembargador Federal ANDRE PRADO DE VASCONCELOS

ANDREA FERNANDA COSTA

Secretária



Conferência de autenticidade emitida em 10/10/2026 16:32:10.


Identificações de pessoas físicas foram ocultadas