Poder Judiciário
TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 6ª REGIÃO

Apelação Cível Nº 0068166-14.2013.4.01.3800/MG

RELATORA: Juíza Federal ANA CAROLINA CAMPOS AGUIAR

RELATÓRIO

A EXMA. SENHORA JUÍZA FEDERAL ANA CAROLINA CAMPOS AGUIAR

Trata-se de ação ajuizada por servidores contra a UNIÃO e o INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL – IPHAN, tendo os autores narrado na petição inicial que são servidores públicos do IPHAN, ocupantes de cargos de provimento efetivo de "Técnico em Arquitetura" e "Técnico em Engenharia" e que, apesar da nomenclatura dos cargos, a investidura exigiu diploma de nível superior nas respectivas áreas e que desempenham funções idênticas às dos servidores ocupantes dos cargos denominados "Arquiteto" e "Engenheiro" na mesma autarquia.

Aduziram que a Lei nº 12.277, de 30 de junho de 2010, instituiu uma Estrutura Remuneratória Especial (ERE), composta pelo vencimento básico e pela Gratificação de Desempenho de Atividade de Cargos Específicos (GDACE), para os cargos de Engenheiro, Arquiteto, Economista, Estatístico e Geólogo, entre outros, integrantes do Plano Especial de Cargos da Cultura (PECC). Contudo, a Administração Pública negou-lhes o direito de opção por essa nova estrutura, sob o argumento de que os códigos de seus cargos no Sistema Integrado de Administração de Pessoal (SIAPE) não estavam listados no Anexo XII da referida lei.

Sustentaram que tal exclusão decorreu de um mero erro material no anexo da lei, que discriminou apenas os códigos SIAPE de um grupo restrito de servidores, majoritariamente oriundos de outros órgãos e redistribuídos para o IPHAN. Defenderam que a manutenção dessa distinção viola o princípio da isonomia, consagrado na Constituição Federal e no art. 41, § 4º, da Lei nº 8.112/90, uma vez que servidores com as mesmas qualificações e atribuições recebem tratamento remuneratório díspar. Citaram manifestações internas do próprio IPHAN, como a Nota Técnica nº 01/2010/GAB/DPA, que reconhecem a identidade funcional e a injustiça da situação. Ao final, requereram a condenação dos réus a lhes assegurar o direito de opção pela ERE, com o pagamento das diferenças retroativas desde a vigência da lei.

O juízo monocrático julgou extinto o processo sem resolução do mérito em relação à União, por ilegitimidade passiva e improcedentes os pedidos formulados na inicial, por entender que o rol de cargos previsto no Anexo XII da Lei nº 12.277/2010 é taxativo e que os autores ocupam cargos de "Técnico", os quais seriam distintos dos cargos de "Engenheiro" e "Arquiteto". Fundamentou, ainda, que não cabe ao Poder Judiciário aumentar vencimentos de servidores públicos com base no princípio da isonomia, em conformidade com o enunciado da Súmula Vinculante nº 37 do Supremo Tribunal Federal.

Inconformados, os autores interpuseram o presente recurso de apelação, reiterando os argumentos da inicial. Sustentam, em síntese, que exercem atividades de nível superior inerentes às áreas de Arquitetura e Engenharia, possuindo a mesma formação e desempenhando as mesmas atribuições dos servidores contemplados pela Estrutura Remuneratória Especial prevista no art. 19 da Lei nº 12.277/2010. Alegam que a exclusão dos Técnicos em Arquitetura e Engenharia decorreu de erro material na identificação dos códigos SIAPE constantes do Anexo XII da referida lei, circunstância que teria beneficiado apenas servidores redistribuídos de outros órgãos. Defendem que não se trata de equiparação salarial, mas de aplicação correta da norma legal, invocando o princípio da isonomia, o art. 41, §4º, da Lei nº 8.112/90, precedentes judiciais favoráveis e parecer administrativo que reconheceria, em tese, o direito pleiteado. Ressaltaram que a identidade de funções e requisitos de formação está comprovada nos autos, inclusive por documentos do próprio IPHAN e que a decisão recorrida incorreu em equívoco ao não diferenciar a aplicação da Súmula Vinculante nº 37 da correta interpretação da lei para sanar um erro material, pugnando, ao final, pela reforma integral da sentença.

Em sede de contrarrazões, o IPHAN pugna pela manutenção integral da sentença, e subsidiariamente, requer que, em caso de eventual provimento do recurso, seja observada a vedação de cumulação da GDACE com outras gratificações e a aplicação do art. 1º-F da Lei nº 9.494/97 quanto aos juros e correção monetária.

É o relatório.

VOTO

Sentença não sujeita ao reexame necessário (art. 475, I do Código de Processo Civil/1973).

Presentes os requisitos de admissibilidade, conheço da apelação interposta.

No caso em tela, a controvérsia reside em definir se os autores, servidores do IPHAN ocupantes de cargos de nível superior denominados "Técnico em Arquitetura" e "Técnico em Engenharia", têm direito a optar pela Estrutura Remuneratória Especial (ERE) instituída pelo artigo 19 da Lei nº 12.277/2010.

A referida lei estabeleceu:

"Art. 19. Fica instituída Estrutura Remuneratória Especial para os cargos de provimento efetivo, de nível superior, de Engenheiro, Arquiteto, Economista, Estatístico e Geólogo, regidos pela Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, integrantes dos Planos de Carreiras e de Cargos referidos no Anexo XII desta Lei.

§ 1º A Estrutura Remuneratória de que trata o caput será composta das seguintes parcelas:

I - Vencimento Básico, conforme valores estabelecidos no Anexo XIII desta Lei; e

II - Gratificação de Desempenho de Atividade de Cargos Específicos - GDACE, de que trata o art. 22 desta Lei.

[...]

§ 3º O disposto no caput se aplica aos aposentados e pensionistas."

A aplicação da norma pela Administração Pública baseou-se em uma interpretação estritamente literal do Anexo XII da lei, que listou os cargos por meio de seus respectivos códigos no sistema SIAPE.

Ocorre que, no âmbito do IPHAN, essa interpretação resultou em uma distorção manifesta, beneficiando um número ínfimo de servidores (apenas 16) e excluindo a grande maioria dos profissionais que exercem exatamente as mesmas funções.

A identidade funcional e o erro material no anexo da lei

A prova dos autos é robusta em demonstrar que a distinção criada pela Administração é artificial e não se sustenta em nenhuma diferença material quanto às atribuições, responsabilidades ou requisitos de formação dos cargos.

A nomenclatura "Técnico" para os cargos de nível superior em Arquitetura e Engenharia no IPHAN é uma peculiaridade histórica da autarquia, que não diminui a complexidade ou a natureza das funções exercidas.

Conforme demonstram os editais de concurso público juntados (Evento 4, fls.129-149), a investidura nos cargos dos autores exigiu diploma de graduação em Arquitetura ou Engenharia, e a descrição das atividades corresponde a "atividades de nível superior, de complexidade e responsabilidade elevadas".

A situação foi diagnosticada com precisão pelo próprio IPHAN. A Nota Técnica n. 01/2010/GAB/DPA, emitida pelo Departamento de Planejamento e Administração do IPHAN, é esclarecedora (Evento 5, fls. 125-130):

"Os códigos dos cargos de Arquiteto, Economista, Engenheiro, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Civil, Engenheiro Eletricista, Estatístico e Geólogo do Plano Especial de Cargos da Cultura (Lei n. 11.233, de 22.12.2005), especificados no Anexo XII da Lei 12.277/2010, não correspondem aos códigos dos cargos de servidores ingressos diretamente no IPHAN. Os servidores desta Autarquia que possuem os códigos especificados na Lei 12.277/2010 são todos oriundos de outros órgãos [...]. Ressalte-se que os demais servidores do IPHAN possuem as formações e funções a que a Lei se refere, a mesma que permitiu que 16 (dezesseis) servidores desta autarquia pudessem fazer a opção pela gratificação a que se refere à Lei supracitada."

O documento conclui ser fundamental o enquadramento de todos os profissionais para "corrigindo o erro material decorrente dos códigos dos cargos no SIAPE" (Evento 5, fl.130).

Na mesma linha, o então Presidente do IPHAN, no Ofício N° 574/2010-PRESI-IPHAN (Evento 4, fl.150), dirigido ao Secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, solicitou o reenquadramento, afirmando que a exclusão causa "uma perda de eficiência, considerando que estes exercem as mesmas atribuições dos demais arquitetos, engenheiros e economistas" e que se deve "resguardar o princípio da Isonomia".

Confirmando o reconhecimento interno da distorção, o Parecer n° 350/2014-PF/IPHAN/SEDE, da Procuradoria Federal junto ao IPHAN (Evento 3, fls. 179-193), após análise aprofundada, concluiu de forma inequívoca pelo direito dos servidores:

"A norma que se extrai do art. 19 da Lei 12.277/2010 é aquela segundo a qual fica instituída a Estrutura Remuneratória Especial (ERE) para os cargos efetivos integrantes dos planos de carreiras e de cargos referidos no Anexo XII daquela Lei e para cujo provimento seja exigida formação específica em Engenharia, Arquitetura, Economia, Estatística e Geologia." (fl.184)

"[...] se as atribuições do cargo e, por consequência, os requisitos de investidura exigem, por exemplo, que ele seja ocupado apenas por engenheiros, trata-se de um cargo privativo de engenheiro, ainda que a denominação que se lhe dê seja outra." (fl.187)

"Ante o exposto, conclui-se que a servidora Ana Lúcia de Almeida Gonçalves, bem como os demais servidores ocupantes de cargos efetivos do quadro de pessoal do Iphan para cujo provimento é exigida graduação em engenharia ou arquitetura possuem direito à opção pela Estrutura Remuneratória Especial, conforme disposto nos arts. 19 e 20 da Lei 12.277/2010." (fl.192)

Conclui-se, portanto, que a questão não é de denominação, mas de substância. A recusa da Administração em estender o direito de opção aos apelantes, apegando-se a um formalismo de códigos SIAPE que a própria autarquia reconhece como equivocado, representa uma interpretação que subverte a finalidade da lei e cria uma discriminação injustificável.

A violação ao princípio da isonomia e a correta interpretação da lei

O caso em tela não se trata de criar um direito novo ou de estender vantagens entre carreiras distintas com base em uma suposta isonomia. Trata-se, isto sim, de interpretar corretamente a própria Lei nº 12.277/2010 para assegurar que seus efeitos alcancem todos os destinatários pretendidos pelo legislador, dentro de uma mesma carreira e em situação funcional idêntica.

A interpretação da lei não pode se limitar ao método literal, especialmente quando este conduz a um resultado irrazoável e inconstitucional. A hermenêutica jurídica moderna exige uma análise teleológica (buscando a finalidade da norma) e sistemática (analisando a norma em conjunto com o ordenamento jurídico). A finalidade da Lei nº 12.277/2010, como exposto na sua exposição de motivos, foi reter profissionais qualificados em áreas estratégicas, valorizando suas carreiras. Limitar esse benefício a uma pequena parcela de servidores, por um critério meramente burocrático, frustra completamente esse objetivo.

Ademais, a interpretação da Administração viola diretamente o artigo 41, § 4º, da Lei nº 8.112/90:

"É assegurada a isonomia de vencimentos para cargos de atribuições iguais ou assemelhadas do mesmo Poder [...], ressalvadas as vantagens de caráter individual e as relativas à natureza ou ao local de trabalho."

No presente caso, não há qualquer vantagem de caráter individual ou relativa à natureza ou local de trabalho que justifique a disparidade remuneratória. A diferença reside unicamente em um código SIAPE, um fator que não possui qualquer pertinência com as atribuições ou responsabilidades do cargo.

A jurisprudência dos Tribunais Regionais Federais, cujos precedentes foram oportunamente trazidos pelos apelantes, adotou entendimento precisamente nessa linha de raciocínio sobre a matéria.

Conforme ressaltado naqueles julgados, é evidente que a interpretação administrativa conferida à Lei 12.277/10 não se encontra de acordo com a Constituição Federal nem com a Lei 8.112/90, não sendo razoável que tenha sido editada uma lei com a criação de uma nova estrutura remuneratória com o intuito de beneficiar apenas 16 pessoas.

Deste modo, o art. 19 da Lei 12.277/10 deve ser interpretado no sentido de que a nova estrutura remuneratória é aplicável não apenas aos dezesseis Engenheiros, Arquitetos, que foram redistribuídos de outros órgãos para o IPHAN, mas também aos técnicos e analistas, de nível superior, que ocupam os cargos nas áreas de atuação respectivas, uma vez que a estruturação de cargos do IPHAN é composta unicamente de técnicos e analistas, com atuação em áreas específicas, não existindo a denominação engenheiro ou arquiteto nos cargos, exceto os mencionados servidores redistribuídos de outros órgãos.

Assim, verifica-se que na situação atual, servidores que desempenham atividades idênticas, com mesma formação, estão sendo tratados de forma desigual, tão-somente em virtude da origem do provimento do cargo, eis que os únicos contemplados pela nova estrutura remuneratória, repise-se, são servidores que foram redistribuídos de outras entidades, contrariando o que prescreve o art. 41, §4°, da Lei n.° 8.112/90.

A correção da ilegalidade, portanto, não representa uma indevida atuação do Poder Judiciário como legislador positivo, mas sim o exercício de sua função precípua de controlar a legalidade dos atos administrativos e garantir a correta aplicação da lei, em conformidade com os princípios constitucionais.

Diante do exposto, a sentença merece ser integralmente reformada para julgar procedente o pedido, a fim de reconhecer o direito dos autores de optarem pela Estrutura Remuneratória Especial instituída pela Lei nº 12.277/2010, com efeitos financeiros retroativos à data da edição da referida lei e condenar o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) ao pagamento das diferenças remuneratórias decorrentes da opção, desde a vigência da Lei nº 12.277/2010 até a efetiva implementação da nova estrutura remuneratória nos contracheques dos autores.

Dos ônus sucumbenciais e dos consectários legais

Com o provimento do recurso e a consequente procedência do pedido inicial, os ônus da sucumbência devem ser invertidos.

Assim, condeno o requerido IPHAN ao pagamento dos honorários advocatícios, os quais arbitro em 10% (dez por cento) sobre o valor da condenação, nos termos do art. 20, § 3º, do CPC/73, vigente à época da propositura da ação, considerando a natureza da causa e o trabalho realizado.

As diferenças remuneratórias deverão ser acrescidas juros de mora desde a citação e correção monetária a partir de cada parcela devida, com índices de acordo com o Manual de Cálculos da Justiça Federal, o qual está em consonância com o entendimento firmado pelo Supremo Tribunal Federal e pelo Superior Tribunal de Justiça, no julgamento, com efeito vinculante, do RE 870.947/SE (Tema 810) e do REsp 1.492.221 (Tema 905), respectivamente, e com a EC 113/21.

Dispositivo

Ante o exposto, voto por DAR PROVIMENTO à apelação dos autores para, reformando a sentença, julgar procedentes os pedidos formulados na inicial, nos termos da fundamentação supra.



Documento eletrônico assinado por ANA CAROLINA CAMPOS AGUIAR, Juíza Relatora, na forma do artigo 1º, inciso III, da Lei 11.419, de 19 de dezembro de 2006. A conferência da autenticidade do documento está disponível no endereço eletrônico https://eproc2g.trf6.jus.br/eproc/externo_controlador.php?acao=consulta_autenticidade_documentos, mediante o preenchimento do código verificador 60000446845v3 e do código CRC e9024e09.

Informações adicionais da assinatura:
Signatário (a): ANA CAROLINA CAMPOS AGUIAR
Data e Hora: 26/05/2026, às 08:30:20

 


 



Conferência de autenticidade emitida em 15/10/2026 23:20:44.


Identificações de pessoas físicas foram ocultadas

Documento:60000446846
Poder Judiciário
TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 6ª REGIÃO

Apelação Cível Nº 0068166-14.2013.4.01.3800/MG

RELATORA: Juíza Federal ANA CAROLINA CAMPOS AGUIAR

EMENTA

DIREITO ADMINISTRATIVO E PROCESSUAL CIVIL. APELAÇÃO CÍVEL. SERVIDOR PÚBLICO FEDERAL. IPHAN. ESTRUTURA REMUNERATÓRIA ESPECIAL. LEI Nº 12.277/2010. TÉCNICOS EM ARQUITETURA E ENGENHARIA. IDENTIDADE DE ATRIBUIÇÕES E FORMAÇÃO COM CARGOS DE ARQUITETO E ENGENHEIRO. ERRO MATERIAL NO ANEXO XII DA LEI. VIOLAÇÃO AO PRINCÍPIO DA ISONOMIA. INAPLICABILIDADE DA SÚMULA VINCULANTE Nº 37. RECURSO PROVIDO.

I. CASO EM EXAME

  1. Apelação cível interposta por servidores públicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, ocupantes dos cargos de “Técnico em Arquitetura” e “Técnico em Engenharia”, contra sentença que julgou improcedente pedido de reconhecimento do direito de opção pela Estrutura Remuneratória Especial (ERE), instituída pelo art. 19 da Lei nº 12.277/2010, sob o fundamento de que os cargos dos autores não constariam do Anexo XII da referida lei. Os autores sustentam que exercem atribuições idênticas às dos cargos de Arquiteto e Engenheiro, com exigência de formação superior específica, e que a exclusão decorreu de erro material relacionado aos códigos SIAPE constantes do anexo legal.

II. QUESTÃO EM DISCUSSÃO

  1. Há duas questões em discussão: (i) definir se os servidores ocupantes dos cargos de “Técnico em Arquitetura” e “Técnico em Engenharia” do IPHAN possuem direito à opção pela Estrutura Remuneratória Especial prevista na Lei nº 12.277/2010; (ii) estabelecer se o reconhecimento judicial desse direito configura indevida equiparação remuneratória vedada pela Súmula Vinculante nº 37 do Supremo Tribunal Federal.

III. RAZÕES DE DECIDIR

  1. A Lei nº 12.277/2010 institui Estrutura Remuneratória Especial para cargos de nível superior cujas atribuições exigem formação específica em Engenharia e Arquitetura, devendo sua interpretação observar a finalidade da norma e não apenas a literalidade dos códigos SIAPE constantes do Anexo XII.
  2. Os editais de concurso público e os documentos administrativos juntados aos autos demonstram que os cargos ocupados pelos autores exigem graduação em Engenharia ou Arquitetura e compreendem atividades de elevada complexidade e responsabilidade, equivalentes às exercidas pelos cargos de Engenheiro e Arquiteto.
  3. A Nota Técnica nº 01/2010/GAB/DPA do próprio IPHAN reconhece que os códigos SIAPE previstos na Lei nº 12.277/2010 não correspondem aos cargos dos servidores ingressos diretamente na autarquia e identifica erro material na exclusão dos demais profissionais que exercem as mesmas funções.
  4. O Ofício nº 574/2010-PRESI/IPHAN admite que a restrição da vantagem remuneratória a reduzido grupo de servidores redistribuídos de outros órgãos viola o princípio da isonomia e compromete a eficiência administrativa.
  5. O Parecer nº 350/2014-PF/IPHAN/SEDE conclui que os servidores ocupantes de cargos cujo provimento exige graduação em Engenharia ou Arquitetura possuem direito à opção pela Estrutura Remuneratória Especial, independentemente da nomenclatura atribuída ao cargo.
  6. A distinção remuneratória fundada exclusivamente em códigos SIAPE, sem diferença de atribuições, responsabilidades ou requisitos de formação, viola o art. 41, § 4º, da Lei nº 8.112/90 e o princípio constitucional da isonomia.
  7. O reconhecimento do direito pleiteado não configura criação judicial de vantagem remuneratória nem equiparação salarial entre carreiras distintas, mas mera interpretação sistemática e teleológica da Lei nº 12.277/2010 para corrigir distorção administrativa incompatível com a finalidade da norma.
  8. A Súmula Vinculante nº 37 do Supremo Tribunal Federal não incide na hipótese, pois o Poder Judiciário apenas assegura a correta aplicação da legislação vigente e controla a legalidade do ato administrativo restritivo.

IV. DISPOSITIVO E TESE

  1. Recurso provido.

Tese de julgamento:

1. A Estrutura Remuneratória Especial prevista no art. 19 da Lei nº 12.277/2010 alcança os servidores do IPHAN cujos cargos exigem formação superior em Engenharia ou Arquitetura e possuem atribuições equivalentes às dos cargos de Engenheiro e Arquiteto, ainda que denominados “Técnico”.

2. A interpretação literal do Anexo XII da Lei nº 12.277/2010 não pode prevalecer quando conduz a discriminação incompatível com a finalidade da norma e com o princípio da isonomia.

3. O reconhecimento judicial de direito remuneratório decorrente da correta interpretação da lei não configura equiparação salarial vedada pela Súmula Vinculante nº 37 do STF.

4. A diferenciação remuneratória fundada exclusivamente em códigos SIAPE, sem distinção funcional material, viola o art. 41, § 4º, da Lei nº 8.112/90.


Dispositivos relevantes citados: CF/1988, art. 5º, caput. Lei nº 8.112/90, art. 41, § 4º. Lei nº 12.277/2010, arts. 19, 20 e Anexo XII. Lei nº 9.494/97, art. 1º-F. CPC/1973, art. 475, I, e art. 20, § 3º. EC nº 113/2021.

Jurisprudência relevante citada: STF, Súmula Vinculante nº 37. STF, RE 870.947/SE (Tema 810). STJ, REsp 1.492.221 (Tema 905).

ACÓRDÃO

Vistos e relatados estes autos em que são partes as acima indicadas, a Egrégia 1ª Turma Suplementar do Tribunal Regional Federal da 6ª Região decidiu, por unanimidade, DAR PROVIMENTO à apelação dos autores para, reformando a sentença, julgar procedentes os pedidos formulados na inicial, nos termos do relatório, votos e notas de julgamento que ficam fazendo parte integrante do presente julgado.

Belo Horizonte, 20 de maio de 2026.



Documento eletrônico assinado por ANA CAROLINA CAMPOS AGUIAR, Juíza Relatora, na forma do artigo 1º, inciso III, da Lei 11.419, de 19 de dezembro de 2006. A conferência da autenticidade do documento está disponível no endereço eletrônico https://eproc2g.trf6.jus.br/eproc/externo_controlador.php?acao=consulta_autenticidade_documentos, mediante o preenchimento do código verificador 60000446846v3 e do código CRC 73ff494b.

Informações adicionais da assinatura:
Signatário (a): ANA CAROLINA CAMPOS AGUIAR
Data e Hora: 26/05/2026, às 08:30:20

 


 



Conferência de autenticidade emitida em 15/10/2026 23:20:44.


Identificações de pessoas físicas foram ocultadas

Extrato de Ata
Poder Judiciário
Tribunal Regional Federal da 6ª Região

EXTRATO DE ATA DA SESSÃO PRESENCIAL DE 15/04/2026

Apelação Cível Nº 0068166-14.2013.4.01.3800/MG

RELATORA: Juíza Federal ANA CAROLINA CAMPOS AGUIAR

PRESIDENTE: Desembargadora Federal LUCIANA PINHEIRO COSTA

PROCURADOR(A): PATRICIA MARIA NUNEZ WEBER

SUSTENTAÇÃO ORAL POR VIDEOCONFERÊNCIA: REBECCA SUZANNE ROBERTSON PARANAGUA FRAGA por B. S. C. D. A.

SUSTENTAÇÃO ORAL POR VIDEOCONFERÊNCIA: REBECCA SUZANNE ROBERTSON PARANAGUA FRAGA por J. C. C. D. O.

SUSTENTAÇÃO ORAL POR VIDEOCONFERÊNCIA: REBECCA SUZANNE ROBERTSON PARANAGUA FRAGA por L. B. D. O.

SUSTENTAÇÃO ORAL POR VIDEOCONFERÊNCIA: REBECCA SUZANNE ROBERTSON PARANAGUA FRAGA por M. I. T. D. F.

Certifico que este processo foi incluído na Pauta da Sessão Presencial do dia 15/04/2026, na sequência 22, disponibilizada no DE de 31/03/2026.

Certifico que a 1ª Turma Suplementar, ao apreciar os autos do processo em epígrafe, proferiu a seguinte decisão:

RETIRADO DE PAUTA DA SESSÃO DO DIA 15/04/2026 POR INDICAÇÃO DA RELATORA.

LUCIELLE RODRIGUES SILVA

Secretária



Conferência de autenticidade emitida em 15/10/2026 23:20:44.


Identificações de pessoas físicas foram ocultadas

Extrato de Ata
Poder Judiciário
Tribunal Regional Federal da 6ª Região

EXTRATO DE ATA DA SESSÃO PRESENCIAL DE 20/05/2026

Apelação Cível Nº 0068166-14.2013.4.01.3800/MG

RELATORA: Juíza Federal ANA CAROLINA CAMPOS AGUIAR

PRESIDENTE: Desembargadora Federal LUCIANA PINHEIRO COSTA

PROCURADOR(A): SERGIO NEREU FARIA

Certifico que este processo foi incluído na Pauta da Sessão Presencial do dia 20/05/2026, na sequência 1, disponibilizada no DE de 08/05/2026.

Certifico que a 1ª Turma Suplementar, ao apreciar os autos do processo em epígrafe, proferiu a seguinte decisão:

A 1ª TURMA SUPLEMENTAR DECIDIU, POR UNANIMIDADE, DAR PROVIMENTO À APELAÇÃO DOS AUTORES PARA, REFORMANDO A SENTENÇA, JULGAR PROCEDENTES OS PEDIDOS FORMULADOS NA INICIAL, NOS TERMOS DO VOTO DA RELATORA.

RELATORA DO ACÓRDÃO: Juíza Federal ANA CAROLINA CAMPOS AGUIAR

Votante: Juíza Federal ANA CAROLINA CAMPOS AGUIAR

Votante: Desembargadora Federal LUCIANA PINHEIRO COSTA

Votante: Juiz Federal GUILHERME BACELAR PATRICIO DE ASSIS

LUCIELLE RODRIGUES SILVA

Secretária



Conferência de autenticidade emitida em 15/10/2026 23:20:44.


Identificações de pessoas físicas foram ocultadas