Poder Judiciário
TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 6ª REGIÃO

Av. Álvares Cabral, 1805, 7º andar - Bairro: Santo Agostinho - CEP: 30170-001 - Fone: (31)3501-1067 - Email: gab.evandro.reimao@trf6.jus.br

Apelação Cível Nº 0014600-29.2008.4.01.3800/MG

RELATOR: Juiz Federal GLÁUCIO MACIEL

RELATÓRIO

Trata-se de apelação interposta pelo Município de Contagem em face da sentença que julgou parcialmente procedentes os embargos à execução fiscal ajuizados pela Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA), em liquidação, e manteve a cobrança do IPTU relativo ao exercício de 1998 e declarou a inconstitucionalidade da taxa de iluminação pública (TIP), da taxa de limpeza urbana (TLP) e da taxa de conservação de vias e logradouros (TCVLP), desconstituindo a certidão de dívida ativa em relação a essas exações (p. 60, rolagem única).

O entendimento adotado pelo juízo foi o de que as referidas taxas não atendiam aos requisitos de especificidade e divisibilidade exigidos pela Constituição e pelo Código Tributário, visto que os serviços nelas referenciados eram prestados à coletividade em geral e não a contribuintes individualmente considerados (p. 81, rolagem única).

Acresceu-se, quanto à taxa de iluminação pública, que o Supremo Tribunal Federal já havia declarado sua inconstitucionalidade em sede de ação direta, em efeito vinculante. Fixaram-se honorários advocatícios de 10% sobre o valor do IPTU descrito na certidão de dívida ativa em favor dos patronos do embargado e de 10% sobre o valor atualizado das taxas declaradas inconstitucionais em favor dos advogados da embargante.

O Município de Contagem interpôs apelação, requerendo a reforma parcial da sentença na parte que declarou a inconstitucionalidade das taxas de limpeza pública e de conservação de vias e logradouros, sustentando que tais exações atenderiam aos requisitos de especificidade e divisibilidade.

 Aduziu que a taxa de limpeza pública teria como fato gerador a prestação de serviço específico e divisível de coleta e remoção de lixo, e que sua divisibilidade estaria demonstrada pela proporcionalidade com as testadas de cada imóvel. Argumentou, ainda, que a Constituição autorizaria a instituição de taxas pela utilização efetiva ou potencial de serviços públicos específicos e divisíveis postos à disposição do contribuinte, e que a legislação municipal estaria em conformidade com esses parâmetros. Invocou jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça em sentido favorável à legitimidade da cobrança da taxa de limpeza pública.

Quanto à taxa de conservação de vias e logradouros, sustentou que o serviço seria diretamente relacionado ao imóvel do contribuinte, proporcional à testada do lote, o que tornaria a exação específica e divisível. Requereu, ao final, a reforma da condenação nas custas e honorários proporcionalmente à sua pretendida vitória.

Foram apresentadas contrarrazões.

Já no curso do processo perante a justiça federal, após a remessa dos autos em razão da sucessão da RFFSA pela União, a Advocacia-Geral da União, em petição apresentada perante a 23ª vara federal de Minas Gerais em 24-8-2009, postulou a extinção dos embargos e da execução fiscal originária (p. 120, rolagem única).

A União sustentou que, com a extinção da RFFSA pela Lei 11.483/07 e a consequente transferência de seus bens imóveis para o patrimônio da União, operou-se a sub-rogação prevista no art. 130 do Código Tributário, de modo que a obrigação tributária relativa ao IPTU teria se sub-rogado na pessoa da União.

Argumentou que, por gozar de imunidade recíproca prevista no art. 150, VI, "a", da Constituição, o IPTU sobre o imóvel incorporado ao seu patrimônio não poderia mais ser exigido, ainda que os fatos geradores fossem anteriores à sucessão.

Em resposta, o Município de Contagem manifestou-se em sentido contrário, sustentando que a imunidade recíproca não alcançaria débitos constituídos antes da sucessão e cujo fato gerador ocorreu quando o imóvel ainda pertencia à RFFSA, sociedade de economia mista sujeita ao regime jurídico das empresas privadas e, portanto, não beneficiária da imunidade. Argumentou que a situação de contribuinte se define pela titularidade na data do fato gerador, de modo que a posterior transferência para a União não teria o condão de extinguir crédito tributário previamente constituído.

É o relatório.

VOTO

Como se extrai dos autos, há duas questões principais. A primeira foi suscitada pela União, em petição apresentada no curso do trâmite perante a justiça federal, e diz respeito à imunidade tributária recíproca decorrente da sucessão da RFFSA pela União, nos termos da Lei 11.483/07. A segunda, corresponde ao objeto do recurso de apelação, por meio do qual o Município de Contagem pretende a reforma da sentença na parte em que foi declarada a inconstitucionalidade das taxas de limpeza pública e de conservação de vias e logradouros.

Em relação à tese de imunidade tributária, embora não tenha sido ainda apreciada, já que alegada posteriormente à interposição de recurso, a apreciação é cabível por se tratar de matéria de ordem pública, cognoscível de ofício e insuscetível de preclusão, podendo ser apreciada a qualquer tempo no curso da ação executiva.

Nesse sentido, a 3ª Turma deste Tribunal Regional Federal da 6ª Região, no julgamento do AI 1001364-15.2022.4.06.0000/MG, ocorrido em 28-4-2026, sob relatoria do Sr. Desembargador Federal Miguel Angelo, assentou que a imunidade tributária, por se tratar de matéria de ordem pública, pode ser arguida a qualquer tempo, inclusive em sede de exceção de pré-executividade, não se sujeitando aos efeitos da preclusão.

Passa-se, portanto, à sua análise.

A tese não merece acolhimento. A questão foi definitivamente resolvida pelo Supremo Tribunal Federal no julgamento do RE 599.176/PR, ocorrido em 5-6-2014, sob relatoria do Sr. Ministro Joaquim Barbosa, em sede de repercussão geral (Tema 224), tendo sido firmada a tese de que a imunidade tributária recíproca não exonera o sucessor das obrigações tributárias relativas aos fatos jurídicos tributários ocorridos antes da sucessão.

O raciocínio subjacente ao precedente é claro. A imunidade recíproca é norma constitucional de competência destinada a calibrar o pacto federativo, protegendo os entes federados de pressões econômicas projetadas para induzir escolhas políticas ou administrativas da preferência do ente tributante. Essa lógica protetiva é absolutamente inaplicável à hipótese em que o crédito tributário foi legitimamente constituído contra pessoa jurídica dotada de capacidade contributiva, no caso, a RFFSA, sociedade de economia mista sujeita ao regime jurídico das empresas privadas, e cujo inadimplemento em nada afetava o equilíbrio federativo. Como assentado pelo STF, estender a imunidade a esses créditos prejudicaria a expectativa de arrecadação do ente tributante sem que houvesse qualquer valor constitucional a justificar essa perda.

A responsabilidade tributária dos sucessores, prevista no art. 130 do Código Tributário, tem função específica, a de proteger o erário do desaparecimento jurídico do contribuinte conjugado com a transferência de patrimônio a terceiro.

Com a extinção da RFFSA e a incorporação de seus bens pela União, nos termos da Lei 11.483/07, a obrigação tributária sub-rogou-se na pessoa da União como sucessora. Mas essa sucessão não tem o condão de extinguir créditos legitimamente constituídos antes de sua ocorrência. Admitir o contrário significaria permitir que o legislador federal ordinário, mediante a transferência de patrimônio para ente imune, eliminasse créditos tributários de municípios, o que configuraria grave ofensa ao princípio federativo, como expressamente consignado pelo Plenário do STF no julgamento referido.

Rejeita-se, portanto, a tese da imunidade tributária recíproca. 

O Município de Contagem recorre da sentença na parte que declarou a inconstitucionalidade das taxas, sustentando que os serviços correspondentes seriam específicos e divisíveis.

Quanto à taxa de iluminação pública, a questão não comporta maior discussão. O Supremo Tribunal Federal pacificou, mediante Súmula Vinculante 41, que o serviço de iluminação pública não pode ser remunerado mediante taxa, por se tratar de serviço público indivisível e inespecífico. A sentença, ao declarar a inconstitucionalidade da TIP, está em perfeita consonância com esse entendimento vinculante.

A 4ª Turma deste Tribunal Regional Federal da 6ª Região, no julgamento da AC 0015498-08.2009.4.01.3800/MG, ocorrido em 4-2-2026, sob relatoria da Srª Desembargadora Federal Simone Fernandes, aplicou expressamente o mesmo entendimento, reconhecendo a inconstitucionalidade da taxa de iluminação pública por ser serviço público indivisível e inespecífico.

No que diz respeito à taxa de limpeza pública e à taxa de conservação de vias e logradouros, a Constituição autoriza a instituição de taxas apenas pela utilização, efetiva ou potencial, de serviços públicos específicos e divisíveis, prestados ao contribuinte ou postos à sua disposição (art. 145, II). O Código Tributário define como específicos os serviços passíveis de destaque em unidades autônomas de intervenção, e como divisíveis os suscetíveis de utilização separada por cada usuário (artigos 77 e 79).

A taxa de limpeza pública instituída pelo Município de Contagem, conforme definida no art. 179 do Código Tributário Municipal (Lei 1.611/83), tem como fato gerador a prestação de serviços de coleta e remoção de lixo domiciliar, varrição e capinação de vias e logradouros públicos e limpeza de bueiros, bocas-de-lobo e galerias pluviais.

O problema está na englobação de serviços de natureza distinta em uma única exação, enquanto a coleta domiciliar de lixo admite, em tese, individualização por contribuinte, os serviços de varrição de vias, limpeza de bueiros e capinação de logradouros são prestados à coletividade de forma geral e indivisível, sem que seja possível mensurar ou individualizar o benefício para cada imóvel. Por isso, a taxa, tal como concebida, não satisfaz os requisitos constitucionais.

Essa orientação foi firmada pelo Supremo Tribunal Federal em repercussão geral (Tema 146) e é refletida na Súmula Vinculante 19, que admite a cobrança de taxa apenas quando o serviço for exclusivamente vinculado à coleta, remoção e tratamento ou destinação de lixo ou resíduos provenientes de imóveis.

A 4ª Turma deste Tribunal Regional Federal da 6ª Região, no julgamento da AC 0015498-08.2009.4.01.3800/MG, reconheceu que a taxa de limpeza urbana que abranja serviços gerais e indivisíveis, como varrição de vias e limpeza de bueiros, é inconstitucional, por se tratar de serviço prestado indistintamente à coletividade, devendo ser custeado por impostos. No mesmo sentido, a 4ª Turma decidiu, no julgamento da AC 0012559-41.2012.4.01.3803/MG, ocorrido em 27-2-2026, sob relatoria do Sr. Desembargador Federal Prado de Vasconcelos, que é inconstitucional a taxa de limpeza pública vinculada a serviços indivisíveis, conforme orientação firmada pelo STF no Tema 146 da repercussão geral.

A taxa de conservação de vias e logradouros públicos padece do mesmo vício. Seu fato gerador, conforme o art. 182 do Código Tributário Municipal, é a conservação dos leitos pavimentados de vias e logradouros públicos situados na zona urbana do município. A conservação de vias públicas beneficia toda a coletividade que delas se utiliza para circular, e não apenas o proprietário do imóvel lindeiro, sendo impossível destacar a prestação do serviço a um contribuinte individualmente considerado ou dividir seu custo de forma proporcional ao benefício auferido. Trata-se, portanto, de serviço incompatível com a natureza da taxa.

O mesmo julgado da 4ª Turma deste Tribunal Regional Federal da 6ª Região na AC 0012559-41.2012.4.01.3803/MG, já citado no tópico anterior ao tratar da taxa de limpeza pública, assentou expressamente que são igualmente inconstitucionais as taxas de conservação de vias por incidirem sobre serviços indivisíveis, conforme a orientação vinculante do STF.

A sentença que declarou a inconstitucionalidade da TIP, da TLP e da TCVLP está, portanto, em consonância com a jurisprudência vinculante do Supremo Tribunal Federal e com o entendimento consolidado neste Tribunal Regional Federal da 6ª Região.

Ante o exposto, voto por negar provimento à apelação.



Documento eletrônico assinado por GLAUCIO MACIEL, Juiz Federal Convocado, na forma do artigo 1º, inciso III, da Lei 11.419, de 19 de dezembro de 2006. A conferência da autenticidade do documento está disponível no endereço eletrônico https://eproc2g.trf6.jus.br/eproc/externo_controlador.php?acao=consulta_autenticidade_documentos, mediante o preenchimento do código verificador 60000428625v4 e do código CRC bdeb5f13.

Informações adicionais da assinatura:
Signatário (a): GLAUCIO MACIEL
Data e Hora: 23/05/2026, às 23:31:45

 


 



Conferência de autenticidade emitida em 10/10/2026 05:32:09.


Identificações de pessoas físicas foram ocultadas

Documento:60000428635
Poder Judiciário
TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 6ª REGIÃO

Av. Álvares Cabral, 1805, 7º andar - Bairro: Santo Agostinho - CEP: 30170-001 - Fone: (31)3501-1067 - Email: gab.evandro.reimao@trf6.jus.br

Apelação Cível Nº 0014600-29.2008.4.01.3800/MG

RELATOR: Juiz Federal GLÁUCIO MACIEL

EMENTA

EMENTA: DIREITO TRIBUTÁRIO E PROCESSUAL CIVIL. APELAÇÃO CÍVEL. EXECUÇÃO FISCAL. IMUNIDADE TRIBUTÁRIA RECÍPROCA. SUCESSÃO DA RFFSA PELA UNIÃO. INAPLICABILIDADE A FATOS GERADORES ANTERIORES À SUCESSÃO. TAXA DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA. TAXA DE LIMPEZA PÚBLICA. TAXA DE CONSERVAÇÃO DE VIAS E LOGRADOUROS. SERVIÇOS PÚBLICOS INDIVISÍVEIS E INESPECÍFICOS. INCONSTITUCIONALIDADE. RECURSO DESPROVIDO.

I. CASO EM EXAME

  1. Apelação cível interposta pelo Município de Contagem contra sentença que declarou a inconstitucionalidade da Taxa de Iluminação Pública (TIP), da Taxa de Limpeza Pública (TLP) e da Taxa de Conservação de Vias e Logradouros Públicos (TCVLP), no âmbito de execução fiscal ajuizada para cobrança de créditos tributários originalmente constituídos em face da extinta RFFSA. No curso do processo, a União suscitou a incidência de imunidade tributária recíproca, sob o fundamento de que, na condição de sucessora da RFFSA, nos termos da Lei nº 11.483/2007, não poderia responder pelos débitos tributários executados.

II. QUESTÃO EM DISCUSSÃO

  1. Há duas questões em discussão: (i) definir se a imunidade tributária recíproca decorrente da sucessão da RFFSA pela União exonera a sucessora das obrigações tributárias relativas a fatos geradores ocorridos anteriormente à sucessão; e (ii) estabelecer se a Taxa de Iluminação Pública, a Taxa de Limpeza Pública e a Taxa de Conservação de Vias e Logradouros Públicos atendem aos requisitos constitucionais de especificidade e divisibilidade exigidos para instituição de taxas.

III. RAZÕES DE DECIDIR

  1. A imunidade tributária recíproca constitui matéria de ordem pública, cognoscível de ofício e insuscetível de preclusão, podendo ser arguida e apreciada a qualquer tempo no curso da execução fiscal, inclusive após a interposição de recurso.
  2. O Supremo Tribunal Federal, no julgamento do RE 599.176/PR (Tema 224 da repercussão geral), firmou a tese de que a imunidade tributária recíproca não exonera o sucessor das obrigações tributárias relativas a fatos geradores ocorridos antes da sucessão.
  3. A imunidade recíproca visa proteger o pacto federativo contra pressões econômicas entre entes federados, sendo inaplicável a créditos tributários legitimamente constituídos contra a RFFSA, sociedade de economia mista submetida ao regime jurídico das empresas privadas e dotada de capacidade contributiva.
  4. A responsabilidade tributária do sucessor, prevista no art. 130 do CTN, assegura a preservação do crédito tributário diante da extinção da pessoa jurídica originária e da transferência patrimonial, não autorizando a extinção de créditos regularmente constituídos antes da sucessão.
  5. A Taxa de Iluminação Pública é inconstitucional, pois o serviço de iluminação pública possui natureza indivisível e inespecífica, não podendo ser remunerado mediante taxa, conforme entendimento consolidado na Súmula Vinculante 41 do STF.
  6. A Taxa de Limpeza Pública instituída pelo Município de Contagem é inconstitucional porque engloba, em uma única exação, serviços divisíveis, como coleta domiciliar de lixo, e serviços gerais e indivisíveis, como varrição de vias, capinação de logradouros e limpeza de bueiros e galerias pluviais, incompatíveis com a natureza tributária da taxa.
  7. A Súmula Vinculante 19 e o Tema 146 da repercussão geral do STF admitem a cobrança de taxa apenas quando vinculada exclusivamente à coleta, remoção, tratamento ou destinação de lixo proveniente de imóveis, vedando sua extensão a serviços urbanos gerais prestados indistintamente à coletividade.
  8. A Taxa de Conservação de Vias e Logradouros Públicos também é inconstitucional, pois a conservação de vias públicas beneficia toda a coletividade e não permite individualização do serviço ou mensuração proporcional do benefício auferido por cada contribuinte.

IV. DISPOSITIVO E TESE

  1. Recurso desprovido.

Tese de julgamento:

  1. A imunidade tributária recíproca não afasta a responsabilidade da União, sucessora da RFFSA, pelos créditos tributários relativos a fatos geradores ocorridos antes da sucessão, nos termos do Tema 224 da repercussão geral do STF.
  2. A Taxa de Iluminação Pública é inconstitucional por incidir sobre serviço público indivisível e inespecífico, insuscetível de remuneração mediante taxa.
  3. A Taxa de Limpeza Pública que abrange serviços gerais e indivisíveis, além da coleta domiciliar de lixo, viola o art. 145, II, da Constituição e é inconstitucional.
  4. A Taxa de Conservação de Vias e Logradouros Públicos é inconstitucional por incidir sobre serviço público indivisível prestado indistintamente à coletividade.

Dispositivos relevantes citados: CF/1988, art. 145, II. CTN, arts. 77, 79 e 130. Lei nº 11.483/2007. Lei Municipal nº 1.611/83, arts. 179 e 182.

Jurisprudência relevante citada: STF, RE 599.176/PR, Rel. Min. Joaquim Barbosa, Plenário, j. 05.06.2014, Tema 224 da repercussão geral; STF, Súmula Vinculante 41; STF, Súmula Vinculante 19; STF, Tema 146 da repercussão geral; TRF6, AI nº 1001364-15.2022.4.06.0000/MG, Rel. Des. Fed. Miguel Angelo de Alvarenga Lopes, 3ª Turma, j. 28.04.2026; TRF6, AC nº 0015498-08.2009.4.01.3800/MG, Rel. Des. Fed. Simone dos Santos Lemos Fernandes, 4ª Turma, j. 04.02.2026; TRF6, AC nº 0012559-41.2012.4.01.3803/MG, Rel. Des. Fed. Andre Prado de Vasconcelos, 4ª Turma, j. 27.02.2026.

ACÓRDÃO

Vistos e relatados estes autos em que são partes as acima indicadas, a Egrégia 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 6ª Região decidiu, por unanimidade, negar provimento à apelação, nos termos do voto do relator, nos termos do relatório, votos e notas de julgamento que ficam fazendo parte integrante do presente julgado.

Belo Horizonte, 22 de maio de 2026.



Documento eletrônico assinado por GLAUCIO MACIEL, Juiz Federal Convocado, na forma do artigo 1º, inciso III, da Lei 11.419, de 19 de dezembro de 2006. A conferência da autenticidade do documento está disponível no endereço eletrônico https://eproc2g.trf6.jus.br/eproc/externo_controlador.php?acao=consulta_autenticidade_documentos, mediante o preenchimento do código verificador 60000428635v3 e do código CRC 6964a201.

Informações adicionais da assinatura:
Signatário (a): GLAUCIO MACIEL
Data e Hora: 23/05/2026, às 23:31:45

 


 



Conferência de autenticidade emitida em 10/10/2026 05:32:09.


Identificações de pessoas físicas foram ocultadas

Extrato de Ata
Poder Judiciário
Tribunal Regional Federal da 6ª Região

EXTRATO DE ATA DA SESSÃO VIRTUAL DE 18/05/2026 A 22/05/2026

Apelação Cível Nº 0014600-29.2008.4.01.3800/MG

RELATOR: Juiz Federal GLÁUCIO MACIEL

PROCURADOR(A): JOSE ADERCIO LEITE SAMPAIO

Certifico que este processo foi incluído na Pauta da Sessão Virtual, realizada no período de 18/05/2026, às 00:00, a 22/05/2026, às 16:00, na sequência 447, disponibilizada no DE de 06/05/2026.

Certifico que a 3ª Turma, ao apreciar os autos do processo em epígrafe, proferiu a seguinte decisão:

A 3ª TURMA DECIDIU, POR UNANIMIDADE, NEGAR PROVIMENTO À APELAÇÃO, NOS TERMOS DO VOTO DO RELATOR.

RELATOR DO ACÓRDÃO: Juiz Federal GLÁUCIO MACIEL

Votante: Juiz Federal GLÁUCIO MACIEL

Votante: Juiz Federal CARLOS GERALDO TEIXEIRA

Votante: Desembargador Federal MIGUEL ANGELO DE ALVARENGA LOPES

LUCIELLE RODRIGUES SILVA

Secretária



Conferência de autenticidade emitida em 10/10/2026 05:32:09.


Identificações de pessoas físicas foram ocultadas