Poder Judiciário
TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 6ª REGIÃO

Avenida Álvares Cabral, 1741, 9º Andar - Bairro: Santo Agostinho - CEP: 30170-008 - Fone: (31)3501-1051 - www.trf6.jus.br - Email: gab.dolzany.dacosta@trf6.jus.br

Apelação Cível Nº 0010282-23.2010.4.01.3803/MG

PROCESSO ORIGINÁRIO: Nº 0010282-23.2010.4.01.3803/MG

RELATOR: Desembargador Federal MARCELO DOLZANY DA COSTA

RELATÓRIO

Trata-se de apelação interposta pela Caixa Econômica Federal – CEF contra sentença que julgou procedente o pedido formulado por W. D. S. R. e outros, condenando a ré à recomposição do saldo da conta vinculada do FGTS do de cujus, mediante aplicação da taxa progressiva de juros prevista no art. 4º da Lei nº 5.107/1966, bem como a incidência dos expurgos inflacionários de 16,65% (Plano Verão – jan/1989) e de 44,80% (Plano Collor I – abr/1990) sobre as diferenças apuradas, observada a prescrição trintenária apenas quanto às parcelas anteriores aos trinta anos que antecederam o ajuizamento da ação.

Na origem, os autores sustentaram que o instituidor do direito, empregado admitido anteriormente à vigência da Lei nº 5.705/1971, realizou opção pelo regime do FGTS com efeitos retroativos a 1º/01/1967, nos termos da Lei nº 5.958/1973, fazendo jus, assim, à incidência da taxa progressiva de juros sobre os depósitos fundiários.

A CEF apresentou contestação arguindo, preliminarmente, carência de ação por ausência de interesse processual, ilegitimidade passiva e necessidade de formação de litisconsórcio com o banco depositário, bem como prejudicial de prescrição. No mérito, defendeu a inaplicabilidade dos juros progressivos, sob o fundamento de que a opção pelo FGTS teria ocorrido após 21/09/1971, sujeitando-se à taxa fixa de 3% ao ano.

A sentença rejeitou as preliminares de ilegitimidade passiva e de litisconsórcio necessário, reconhecendo a legitimidade da CEF, na qualidade de gestora do FGTS, para figurar no polo passivo da demanda. Quanto à prescrição, acolheu-a parcialmente apenas para limitar a condenação às parcelas anteriores ao trintênio que antecede o ajuizamento da ação.

No mérito, reconheceu o direito dos autores à aplicação da taxa progressiva de juros, nos termos das Leis nº 5.107/1966 e nº 5.958/1973, com fundamento, inclusive, na Súmula nº 154 do Superior Tribunal de Justiça. Ademais, condenou a CEF a proceder à atualização do saldo da conta vinculada ao FGTS mediante a aplicação dos índices de 42,72% e 44,80% sobre os saldos existentes em janeiro de 1989 (Plano Verão) e abril de 1990 (Plano Collor I), respectivamente, após a incidência dos juros progressivos, descontados os índices eventualmente já aplicados pelo banco depositário.

Irresignada, a CEF interpôs apelação, reiterando as preliminares suscitadas em contestação – ausência de causa de pedir quanto aos juros progressivos, ausência de interesse processual, ilegitimidade passiva e necessidade de formação de litisconsórcio com o banco depositário – bem como arguindo prescrição, inclusive quinquenal. No mérito, pugna pela reforma integral da sentença, com a improcedência dos pedidos.

Foram apresentadas contrarrazões pelos autores, nas quais se sustenta a manutenção integral da sentença, com a rejeição das preliminares e o reconhecimento do direito à taxa progressiva de juros.

É o relatório.

VOTO

1) Preliminares

Presentes os pressupostos de admissibilidade, conheço da apelação.

As preliminares suscitadas não merecem acolhida.

A alegação de ausência de causa de pedir não procede. A petição inicial delimita adequadamente a causa de pedir ao afirmar que o titular da conta vinculada ao FGTS exerceu opção retroativa ao regime fundiário, fato jurídico suficiente para embasar a pretensão deduzida. Eventual inadequação entre os fatos narrados e o direito pleiteado constitui matéria de mérito, e não vício processual.

Também não se verifica ausência de interesse processual. O interesse de agir decorre da resistência da parte ré em reconhecer o direito vindicado – no caso, a aplicação da sistemática de juros progressivos –, sendo legítima a provocação da tutela jurisdicional para dirimir a controvérsia.

Igualmente não procede a alegação de ilegitimidade passiva da Caixa Econômica Federal, bem como a necessidade de formação de litisconsórcio passivo com o banco depositário. A jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça é pacífica no sentido de que a CEF, na condição de gestora do FGTS, detém legitimidade exclusiva para figurar no polo passivo das demandas relativas à atualização das contas vinculadas. Nesse sentido, a Súmula 249/STJ dispõe que a Caixa Econômica Federal é parte legítima para responder pelas ações atinentes ao FGTS. Em reforço, o Tema Repetitivo 204/STJ (REsp 1.112.520/PE) consolidou o entendimento de que a legitimidade passiva é exclusiva da CEF, com exclusão da União e dos bancos depositários.

Quanto à prescrição, igualmente não assiste razão à apelante. Embora o Superior Tribunal de Justiça tenha, por longo período, adotado o prazo prescricional trintenário para as ações relativas ao FGTS (Súmula 210/STJ), o Supremo Tribunal Federal, no julgamento do ARE 709.212/DF (Tema 608 da repercussão geral), declarou a inconstitucionalidade desse prazo, fixando a prescrição quinquenal, em razão da natureza trabalhista do direito ao FGTS.

Todavia, o STF modulou os efeitos dessa decisão, nos termos do art. 27 da Lei nº 9.868/1999, estabelecendo que, para as pretensões cujo termo inicial da prescrição seja posterior à data do julgamento (13/11/2014), aplica-se imediatamente o prazo quinquenal. Para as situações em curso à época do julgamento, aplica-se a regra de transição, segundo a qual incide o prazo que se completar primeiro entre o trintenário, contado do termo inicial, ou o quinquenal, contado a partir da data do julgamento.

No caso concreto, tendo a ação sido ajuizada em 23/09/2010, antes do julgamento do STF, o prazo prescricional já se encontrava em curso, razão pela qual incide a regra de transição, permanecendo aplicável o prazo trintenário, afastando-se a prescrição quinquenal suscitada pela apelante.

Rejeitam-se, portanto, todas as preliminares.

2) Mérito

A controvérsia cinge-se à verificação do direito à aplicação de juros progressivos sobre o saldo de conta vinculada ao FGTS, em razão de opção retroativa exercida pelo titular.

A Lei nº 5.107/1966, que instituiu o regime do FGTS, estabeleceu, em seu art. 4º, a capitalização de juros em regime progressivo, variando conforme o tempo de permanência do trabalhador na mesma empresa. Posteriormente, a Lei nº 5.705/1971 alterou o regime jurídico, fixando taxa uniforme de 3% ao ano, ressalvando, contudo, os direitos adquiridos daqueles que já haviam optado anteriormente.

Nesse contexto, a Lei nº 5.958/1973 passou a disciplinar a chamada opção retroativa ao FGTS, permitindo que empregados que ainda não haviam aderido ao regime pudessem fazê-lo com efeitos retroativos. Tal faculdade tinha por objetivo ampliar o alcance do sistema fundiário, assegurando ao trabalhador a possibilidade de integrar-se ao regime mesmo após sua instituição.

Dispõe o art. 1º da referida lei que a opção poderia retroagir a 1º/01/1967 ou à data de admissão, se posterior, desde que houvesse concordância do empregador. Contudo, o § 2º do mesmo dispositivo estabeleceu limitação relevante, ao prever que, para empregados com mais de dez anos de serviço, os efeitos da opção retroagiriam apenas até a data em que completado o decênio na empresa:

Art. 1º Aos atuais empregados, que não tenham optado pelo regime instituído pela Lei nº 5.107, de 13 de setembro de 1966, é assegurado o direito de fazê-lo com efeitos retroativos a 1º de janeiro de 1967 ou à data da admissão ao emprego se posterior àquela, desde que haja concordância por parte do empregador.

§ 1º O disposto neste artigo se aplica também aos empregados que tenham optado em data posterior à do início da vigência da Lei número 5.107, retroagindo os efeitos da nova opção a essa data ou à da admissão.

§ 2º Os efeitos da opção exercida por empregado que conte dez ou mais anos de serviço poderão retroagir à data em que o mesmo completou o decênio na empresa.

Essa delimitação temporal é juridicamente relevante, pois define o regime normativo aplicável à conta vinculada. Em outras palavras, a retroação da opção não é irrestrita, devendo observar o marco temporal fixado em lei, o qual, por sua vez, determina a incidência da sistemática de juros progressivos (Lei nº 5.107/1966) ou da taxa fixa de 3% ao ano (Lei nº 5.705/1971).

A jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça consolidou o entendimento de que os optantes retroativos, nos termos da Lei nº 5.958/1973, fazem jus à taxa progressiva, conforme dispõe a Súmula 154/STJ:

“Os optantes pelo FGTS, nos termos da Lei nº 5.958/1973, têm direito à taxa progressiva de juros, na forma do art. 4º da Lei nº 5.107/1966.”

Todavia, esse direito está condicionado ao alcance temporal da retroação. Caso esta se projete apenas sobre período posterior à vigência da Lei nº 5.705/1971, aplica-se a taxa uniforme de 3% ao ano, por já estar em vigor o novo regime jurídico.

No caso dos autos, restou comprovado que o trabalhador foi admitido em 05/08/1963 e desligado da empresa em 26/02/1993, tendo exercido a opção pelo FGTS em 26/12/1985. Considerando que o autor contava com mais de dez anos de serviço, sua opção retroativa submeteu-se à regra do art. 1º, § 2º, da Lei nº 5.958/1973, de modo que seus efeitos retroagiram à data em que completado o decênio, qual seja, 05/08/1973 (conforme anotação constante da CTPS – evento 2, VOL1, pág. 53).

Assim, a retroação não alcançou período anterior a 21/09/1971, marco de vigência da Lei nº 5.705/1971, razão pela qual a conta vinculada sujeita-se ao regime de juros fixos, e não à sistemática progressiva.

Com efeito, a retroação admitida pelo art. 1º da Lei nº 5.958/1973 somente autoriza a incidência da taxa progressiva quando projetada para período anterior à unificação dos juros promovida pela Lei nº 5.705/1971, o que não ocorreu no caso concreto, em que os efeitos retroativos foram fixados em data posterior à referida alteração legislativa.

A conclusão está em consonância com a orientação jurisprudencial, segundo a qual o direito à taxa progressiva subsiste apenas quando a retroação atinge período regido pela Lei nº 5.107/1966. Nesse sentido, é firme a jurisprudência: TRF4, AC 5075075-60.2014.4.04.7100, Rel. Des. Federal Vânia Hack de Almeida, 3ª Turma, julgado em 24/11/2020; TRF1, AC 0043101-78.2012.4.01.3500, Rel. Des. Federal Rafael Paulo, 1ª Turma, julgado em 23/08/2024; TRF3, AI 5009965-96.2017.4.03.0000, Rel. Des. Federal Alesssandro Diaferia, 2ª Turma, julgado em 17/09/2025; TRF6, AC 0031284-63.2007.4.01.3800, Rel. Des. Federal Prado de Vasconcelos, 4ª Turma, julgado em 13/03/2026.

Com relação ao pedido de incidência reflexa dos expurgos inflacionários, igualmente não merece acolhimento, diante da improcedência do pleito principal.

Dessa forma, inexistindo direito à aplicação da sistemática de juros progressivos, impõe-se a reforma da sentença.

Diante do exposto, voto por dar provimento à apelação, para reformar a sentença e julgar improcedentes os pedidos. Em atenção ao princípio da causalidade, condeno a parte autora ao pagamento de honorários advocatícios, fixados em 10% sobre o valor da causa, cuja exigibilidade fica suspensa em razão da gratuidade da justiça.



Documento eletrônico assinado por MARCELO DOLZANY DA COSTA, Desembargador Federal Relator, na forma do artigo 1º, inciso III, da Lei 11.419, de 19 de dezembro de 2006. A conferência da autenticidade do documento está disponível no endereço eletrônico https://eproc2g.trf6.jus.br/eproc/externo_controlador.php?acao=consulta_autenticidade_documentos, mediante o preenchimento do código verificador 60000407601v6 e do código CRC 917204de.

Informações adicionais da assinatura:
Signatário (a): MARCELO DOLZANY DA COSTA
Data e Hora: 23/04/2026, às 15:04:19

 


 



Conferência de autenticidade emitida em 10/10/2026 06:49:30.


Identificações de pessoas físicas foram ocultadas

Documento:60000407602
Poder Judiciário
TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 6ª REGIÃO

Avenida Álvares Cabral, 1741, 9º Andar - Bairro: Santo Agostinho - CEP: 30170-008 - Fone: (31)3501-1051 - www.trf6.jus.br - Email: gab.dolzany.dacosta@trf6.jus.br

Apelação Cível Nº 0010282-23.2010.4.01.3803/MG

PROCESSO ORIGINÁRIO: Nº 0010282-23.2010.4.01.3803/MG

RELATOR: Desembargador Federal MARCELO DOLZANY DA COSTA

EMENTA

DIREITO ADMINISTRATIVO E PROCESSUAL CIVIL. APELAÇÃO CÍVEL. FGTS. OPÇÃO RETROATIVA. JUROS PROGRESSIVOS. LEI Nº 5.958/1973. LIMITAÇÃO TEMPORAL. REGIME DE JUROS FIXOS. EXPURGOS INFLACIONÁRIOS. IMPROCEDÊNCIA. PRESCRIÇÃO. REGRA DE TRANSIÇÃO. LEGITIMIDADE PASSIVA DA CEF. PROVIMENTO.

I. CASO EM EXAME

1. Apelação cível interposta contra sentença que reconheceu o direito à aplicação da taxa progressiva de juros sobre conta vinculada ao FGTS, bem como à incidência de expurgos inflacionários, observada a prescrição trintenária.

2. A Caixa Econômica Federal sustenta a inaplicabilidade dos juros progressivos, a incidência de prescrição e a ilegitimidade passiva, requerendo a improcedência dos pedidos.

II. QUESTÃO EM DISCUSSÃO

3. Há três questões em discussão: (i) saber se a CEF possui legitimidade para figurar no polo passivo; (ii) definir o regime prescricional aplicável às contas do FGTS; (iii) verificar se a opção retroativa ao FGTS assegura, no caso concreto, a aplicação da taxa progressiva de juros.

III. RAZÕES DE DECIDIR

4. A CEF possui legitimidade exclusiva para responder por demandas relativas à atualização das contas do FGTS, conforme Súmula 249/STJ e Tema 204/STJ.

5. Aplica-se a regra de transição fixada pelo STF no Tema 608, mantendo-se a prescrição trintenária para ações ajuizadas antes de 13/11/2014.

6. A opção retroativa ao FGTS, prevista na Lei nº 5.958/1973, submete-se à limitação temporal do art. 1º, §2º, restringindo a retroação à data do decênio de serviço.

7. A taxa progressiva de juros somente é aplicável quando a retroação alcança período anterior à vigência da Lei nº 5.705/1971.

8. No caso concreto, a retroação ocorreu em data posterior a 21/09/1971, impondo a incidência da taxa fixa de 3% ao ano, afastando os juros progressivos.

9. A improcedência do pedido principal afasta, por consequência, a incidência reflexa dos expurgos inflacionários.

IV. DISPOSITIVO

10. Apelação conhecida e provida, para julgar improcedentes os pedidos.

Dispositivos relevantes citados: Lei nº 5.107/1966, art. 4º; Lei nº 5.705/1971; Lei nº 5.958/1973.

Jurisprudência relevante citada: STJ, Súmula 249; STJ, REsp n. 1.112.520/PE, Rel. Min. Benedito Gonçalves, 1ª Seção, j. 24/2/2010 (Tema 204); STJ, Súmula 210; STF, ARE 709.212/DF, Rel. Min. Gilmar Mendes, Pleno, j. 13/11/2014 (Tema 608); TRF4, AC 5075075-60.2014.4.04.7100, Rel. Des. Federal Vânia Hack de Almeida, 3ª Turma, j. 24/11/2020; TRF1, AC 0043101-78.2012.4.01.3500, Rel. Des. Federal Rafael Paulo, 1ª Turma, j. 23/08/2024; TRF3, AI 5009965-96.2017.4.03.0000, Rel. Des. Federal Alesssandro Diaferia, 2ª Turma, j. 17/09/2025; TRF6, AC 0031284-63.2007.4.01.3800, Rel. Des. Federal Prado de Vasconcelos, 4ª Turma, j. 13/03/2026.

ACÓRDÃO

Vistos e relatados estes autos em que são partes as acima indicadas, a Egrégia 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 6ª Região decidiu, por unanimidade, dar provimento à apelação, para reformar a sentença e julgar improcedentes os pedidos. Em atenção ao princípio da causalidade, condeno a parte autora ao pagamento de honorários advocatícios, fixados em 10% sobre o valor da causa, cuja exigibilidade fica suspensa em razão da gratuidade da justiça, nos termos do voto do relator, nos termos do relatório, votos e notas de julgamento que ficam fazendo parte integrante do presente julgado.

Belo Horizonte, 17 de abril de 2026.



Documento eletrônico assinado por MARCELO DOLZANY DA COSTA, Desembargador Federal Relator, na forma do artigo 1º, inciso III, da Lei 11.419, de 19 de dezembro de 2006. A conferência da autenticidade do documento está disponível no endereço eletrônico https://eproc2g.trf6.jus.br/eproc/externo_controlador.php?acao=consulta_autenticidade_documentos, mediante o preenchimento do código verificador 60000407602v3 e do código CRC 56ef8947.

Informações adicionais da assinatura:
Signatário (a): MARCELO DOLZANY DA COSTA
Data e Hora: 23/04/2026, às 15:04:19

 


 



Conferência de autenticidade emitida em 10/10/2026 06:49:30.


Identificações de pessoas físicas foram ocultadas

Extrato de Ata
Poder Judiciário
Tribunal Regional Federal da 6ª Região

EXTRATO DE ATA DA SESSÃO VIRTUAL DE 13/04/2026 A 17/04/2026

Apelação Cível Nº 0010282-23.2010.4.01.3803/MG

RELATOR: Desembargador Federal MARCELO DOLZANY DA COSTA

PRESIDENTE: Desembargador Federal MARCELO DOLZANY DA COSTA

PROCURADOR(A): LAENE PEVIDOR LANCA

Certifico que este processo foi incluído na Pauta da Sessão Virtual, realizada no período de 13/04/2026, às 00:00, a 17/04/2026, às 16:00, na sequência 360, disponibilizada no DE de 27/03/2026.

Certifico que a 3ª Turma, ao apreciar os autos do processo em epígrafe, proferiu a seguinte decisão:

A 3ª TURMA DECIDIU, POR UNANIMIDADE, DAR PROVIMENTO À APELAÇÃO, PARA REFORMAR A SENTENÇA E JULGAR IMPROCEDENTES OS PEDIDOS. EM ATENÇÃO AO PRINCÍPIO DA CAUSALIDADE, CONDENO A PARTE AUTORA AO PAGAMENTO DE HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS, FIXADOS EM 10% SOBRE O VALOR DA CAUSA, CUJA EXIGIBILIDADE FICA SUSPENSA EM RAZÃO DA GRATUIDADE DA JUSTIÇA, NOS TERMOS DO VOTO DO RELATOR.

RELATOR DO ACÓRDÃO: Desembargador Federal MARCELO DOLZANY DA COSTA

Votante: Desembargador Federal MARCELO DOLZANY DA COSTA

Votante: Juíza Federal GENEVIEVE GROSSI ORSI

Votante: Juiz Federal GLÁUCIO MACIEL

LUCIELLE RODRIGUES SILVA

Secretária



Conferência de autenticidade emitida em 10/10/2026 06:49:30.


Identificações de pessoas físicas foram ocultadas