Poder Judiciário
TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 6ª REGIÃO

Agravo de Instrumento Nº 6007089-89.2025.4.06.0000/MG

PROCESSO ORIGINÁRIO: Nº 6009414-62.2025.4.06.3807/MG

RELATOR: Desembargador Federal ALVARO RICARDO DE SOUZA CRUZ

RELATÓRIO

Trata-se de agravo de instrumento interposto pelos autores, M. P. D. A. e  outros, com pedido de antecipação dos efeitos da tutela recursal (efeito suspensivo ativo), em face de decisão que, nos autos da Ação Ordinária 6009414-62.2025.4.06.3807, ajuizada em face da Caixa Econômica Federal, indeferiu o seu pedido de tutela de urgência que objetiva a anulação da consolidação da propriedade fiduciária do bem imóvel objeto de financiamento com a requerida, seu consequente leilão, bem como reconhecimento da quitação integral do contrato pelo seguro FGHAB, devido ao óbito do Sr. M. P. D. A..

Os agravantes sustentam, em síntese, que não foram  intimados para purgar a mora. Alegam também da avaliação ter sido por preço vil.

Alegam, ainda, tentaram acionar o seguro habitacional, em virtude do falecimento do mutuário M. P. D. A. e da incapacidade da mutuária A. L. D. O. Andrade. Contudo, foram impedidos pela burocracia e má-fé da CEF.

Pedem, assim, a suspensão dos leilões e a anulação da consolidação da propriedade fiduciária do bem imóvel objeto de financiamento com a requerida, bem como reconhecimento a quitação integral do contrato pelo seguro FGHAB, devido ao óbito do Sr. M. P. D. A. e pelo diagnóstico de neoplasia maligna de pulmão CID C34, em estágio IV (metástase cerebral) da Sra. A. L. D. O. Andrade.

Indeferido o pedido de antecipação da tutela recursal (evento 3, DESPADEC1).

Contraminuta apresentada pela CEF (evento 15, CONTRAZ2). 

É o relatório.

VOTO

 Presentes os pressupostos gerais e específicos de admissibilidade, conheço do agravo de instrumento, porém, nego-lhe provimento.

Quando da análise do pedido de efeito suspensivo ao agravo, o relator entendeu não estarem presentes os pressupostos necessários à concessão pleiteada, sendo que as matérias suscitadas foram devidamente enfrentadas naquela decisão. Desse modo, neste momento de verificação exauriente das provas coligidas aos autos, tenho para mim como subsistente a fundamentação externada naquela decisão, razão pela qual adoto como razões de decidir a sua fundamentação, incorporando-a integralmente a este julgado, in verbis:

"Inicialmente, esclareço que o presente agravo somente foi distribuído a este relator, em 15/08/2025, às 20:38:30, não havendo como analisar o pedido de suspensão dos leilões designados para o dia 12/08/2025 e 15/08/2025, às 10:00, somente os seus efeitos.

Ainda, o agravo de instrumento, em regra, não tem efeito suspensivo, conforme disposto no art. 995 do CPC/2015. Contudo, pode o relator, concedê-lo se presentes os requisitos previstos no parágrafo único do mesmo dispositivo, quais sejam, se da imediata produção de seus efeitos houver risco de dano grave, de difícil ou impossível reparação, e ficar demonstrada a probabilidade de provimento do recurso.

Cumpre registrar que o contrato de financiamento celebrado pelas partes (evento 1, CONTR18, dos autos principais), firmado em 17/08/2011, por seus próprios termos e cláusulas, compreende a formalização de um contrato de financiamento habitacional com alienação fiduciária, regido, nos termos estabelecidos por legislação específica, qual seja a Lei n. 9.514/97 e suas alterações.

Sendo assim, o bem financiado, desde a celebração do contrato, encontra-se alienado fiduciariamente pelo devedor à CEF, constituindo, pois, propriedade resolúvel do agente fiduciário, em garantia do pagamento da dívida decorrente do financiamento, bem como do fiel cumprimento de todas as obrigações contratuais e legais, em conformidade com o que estabelecem os arts. 1.361/1.368 do Código Civil c/c arts. 22 e seguintes da Lei n. 9.514/97.

Verifica-se, ainda, dos autos principais, em consonância com as alegações trazidas pelas próprias agravantes, que elsa estão inadimplentes com o pagamento das parcelas de financiamento. 

Ora, conclui-se portanto que, configurado o inadimplemento da obrigação, a consolidação da propriedade fiduciária, em nome da CEF, constitui nada mais do que mera decorrência de uma previsibilidade legal (art. 26, § 7º, da Lei n. 9.514/97) e contratual, com a qual os agravantes anuíram de forma prévia e expressa.

Salienta-se que verificada a situação de mora, deverá o mutuário (a) ser válida e regularmente cientificado (o) do inadimplemento e de suas consequências, com possibilidade de purgação da mora, nos termos do disposto no art. 26, §§1º, 3º e 7º da Lei n. 9.514/97, in verbis:

Art. 26. Vencida e não paga, no todo ou em parte, a dívida e constituído em mora o fiduciante, consolidar-se-á, nos termos deste artigo, a propriedade do imóvel em nome do fiduciário.§ 1º Para os fins do disposto neste artigo, o fiduciante, ou seu representante legal ou procurador regularmente constituído, será intimado, a requerimento do fiduciário, pelo oficial do competente Registro de Imóveis, a satisfazer, no prazo de quinze dias, a prestação vencida e as que se vencerem até a data do pagamento, os juros convencionais, as penalidades e os demais encargos contratuais, os encargos legais, inclusive tributos, as contribuições condominiais imputáveis ao imóvel, além das despesas de cobrança e de intimação.

(...)

§ 3º A intimação far-se-á pessoalmente ao fiduciante, ou ao seu representante legal ou ao procurador regularmente constituído, podendo ser promovida, por solicitação do oficial do Registro de Imóveis, por oficial de Registro de Títulos e Documentos da comarca da situação do imóvel ou do domicílio de quem deva recebê-la, ou pelo correio, com aviso de recebimento.

(…)

§ 7º  Decorrido o prazo de que trata o § 1o sem a purgação da mora, o oficial do competente Registro de Imóveis, certificando esse fato, promoverá a averbação, na matrícula do imóvel, da consolidação da propriedade em nome do fiduciário, à vista da prova do pagamento por este, do imposto de transmissão inter vivos e, se for o caso, do laudêmio.

No caso, pela narrativa dos agravantes e da análise dos documentos  juntados aos autos da ação principal, verifica-se que não há como confirmar, neste momento processual, as suas alegações para autorizar a anulação dos efeitos dos leilões, nem o deferimento de liberação do seguro habitacional.

Isso porque, não foi juntada aos autos a documentação do procedimento da execução extrajudicial, para que se possa comprovar, de plano, se, de fato, procedem as alegações das agravantes quanto às irregularidades apontadas, em relação à intimação para purgação da mora e avaliação do imóvel, tampouco há comprovação, conforme expressamente consignado pelo magistrado de origem, de acionamento do seguro /requerimento administrativo ou de comunicação formal à CEF, tampouco de eventual negativa, conforme exigência expressa no contrato firmado.

Soma-se a tudo, o fato de que, com a entrada em vigor da Lei 14.711/2023, em 30/10/2023, que dispõe dentre outros pontos, sobre o procedimento de busca e apreensão extrajudicial de bens móveis em caso de inadimplemento de contrato de alienação fiduciária, foi acrescentado o § 2º ao art. 26-A e § 2º-B ao art. 27 da Lei 9.514/97, assim prescrevendo, in verbis:

Art. 26-A  Os procedimentos de cobrança, purgação de mora, consolidação da propriedade fiduciária e leilão decorrentes de financiamentos para aquisição ou construção de imóvel residencial do devedor, exceto as operações do sistema de consórcio de que trata a Lei nº 11.795, de 8 de outubro de 2008, estão sujeitos às normas especiais estabelecidas neste artigo.

§ 2º Até a data da averbação da consolidação da propriedade fiduciária, é assegurado ao devedor e, se for o caso, ao terceiro fiduciante pagar as parcelas da dívida vencidas e as despesas de que trata o inciso II do § 3º do art. 27 desta Lei, hipótese em que convalescerá o contrato de alienação fiduciária.

Art. 27, § 2º-B Após a averbação da consolidação da propriedade fiduciária no patrimônio do credor fiduciário e até a data da realização do segundo leilão, é assegurado ao fiduciante o direito de preferência para adquirir o imóvel por preço correspondente ao valor da dívida, somado às despesas, aos prêmios de seguro, aos encargos legais, às contribuições condominiais, aos tributos, inclusive os valores correspondentes ao imposto sobre transmissão inter vivos e ao laudêmio, se for o caso, pagos para efeito de consolidação da propriedade fiduciária no patrimônio do credor fiduciário, e às despesas inerentes aos procedimentos de cobrança e leilão, hipótese em que incumbirá também ao fiduciante o pagamento dos encargos tributários e das despesas exigíveis para a nova aquisição do imóvel, inclusive das custas e dos emolumentos.

Esclareço que, não obstante a entrada em vigor da Lei 14.711/2023, permaneço filiado ao entendimento quanto à possibilidade de purgação da mora, quitação do débito, após a consolidação da propriedade pelo credor fiduciário, quando a consolidação ocorrer antes da entrada em vigor da Lei 14.711/2023. A partir da sua vigência restará ao mutuário devidamente intimado para purgação da mora, e que não quitar a dívida, somente o Direito de Preferência, nos termos do que decidido pelo Superior Tribunal de Justiça, em 09/04/2024, no AgInt no AREsp 1.915.300, relator Ministro Marco Aurélio Bellizze.

In verbis, entendimentos da Corte Superior de Justiça aos quais já me filiava:

HABITACIONAL. SISTEMA FINANCEIRO IMOBILIÁRIO. PURGAÇÃO DA MORA. DATA LIMITE. ASSINATURA DO AUTO DE ARREMATAÇÃO. DISPOSITIVOS LEGAIS ANALISADOS: ARTS. 26, § 1º, E 39, II, DA LEI Nº 9.514/97; 34 DO DL Nº 70/66; E 620 DO CPC.1. Ação ajuizada em 01.06.2011. Recurso especial concluso ao gabinete da Relatora em 07.02.2014. 2. Recurso especial em que se discute até que momento o mutuário pode efetuar a purgação da mora nos financiamentos vinculados ao Sistema Financeiro Imobiliário. 3.Constitui regra basilar de hermenêutica jurídica que, onde o legislador não distingue, não cabe ao intérprete fazê-lo, sobretudo quando resultarem exegese que limita o exercício de direitos, se postando contrariamente ao espírito da própria norma interpretada.4. Havendo previsão legal de aplicação do art. 34 do DL nº 70/99 à Lei nº 9.514/97 e não dispondo esta sobre a data limite para purgação da mora do mutuário, conclui-se pela incidência irrestrita daquele dispositivo legal aos contratos celebrados com base na Lei nº 9.514/97, admitindo-se a purgação da mora até a assinatura do auto de arrematação. 5. Como a Lei nº 9.514/97 promove o financiamento imobiliário, ou seja, objetiva a consecução do direito social e constitucional à moradia, a interpretação que melhor reflete o espírito da norma é aquela que, sem impor prejuízo à satisfação do crédito do agente financeiro, maximiza as chances de o imóvel permanecer com o mutuário, em respeito, inclusive, ao princípio da menor onerosidade contido no art. 620 do CPC, que assegura seja a execução realizada pelo modo menos gravoso ao devedor. 6. Considerando que a purgação pressupõe o pagamento integral do débito, inclusive dos encargos legais e contratuais, nos termos do art. 26, § 1º, da Lei nº 9.514/97, sua concretização antes da assinatura do auto de arrematação não induz nenhum prejuízo ao credor. Em contrapartida, assegura ao mutuário, enquanto não perfectibilizada a arrematação, o direito de recuperar o imóvel financiado, cumprindo, assim, com os desígnios e anseios não apenas da Lei nº 9.514/97, mas do nosso ordenamento jurídico como um todo, em especial da Constituição Federal. 7. Recurso especial provido. Olvidada tal providência, temos por falho o procedimento expropriatório. Porém, como a arrematação já se encontrava perfeita e acabada quando do depósito judicial do saldo devedor pela autora e os terceiros já foram até imitidos na posse do bem, por força de decisão judicial proferida nos autos da ação nº 1057779-62.2015.8.26.0100, não cabe a anulação pretendida.
Veja-se que até a retomada do bem pelo banco, foram observadas as formalidades legais. Apenas o leilão teria sido contaminado pela falha procedimental acima apontada. O imóvel foi avaliado em R$ 949.752,57, sendo arrematado pelo valor de R$ 569.852,00 (fls. 261). O banco depositou em favor da autora a importância de R$ 186.548,02, a título de saldo residual. E ela levantou os R$ 58.811,47 consignados judicialmente em agosto de 2015, na tentativa de purgar a mora. Não demonstrou haver colhido prejuízos materiais em razão do atraso do bando na restituição do resíduo. Mas, "data venia" do entendimento preconizado pelo ilustre magistrado "a quo", entendemos viável a pretensão de indenização de danos morais. Não pelos valores estimados pela autora, por tudo o acima exposto. Afinal, se, de um lado, não se pode afirmar com certeza que a autora teria conseguido impedir a consumação da alienação a terceiros, caso tivesse sido notificada da data do leilão, de outro, também não há como assegurar o contrário. O fato é que embora a inadimplência da autora tenha dado causa às providências preliminares da execução extrajudicial do bem, ela inegavelmente teve um direito seu, de ser chamada pela última vez para quitar o débito e reverter a perda do seu imóvel (art. 34, do Dec.-lei 70/66), olvidado pelo banco. Assim, considerando-se as circunstâncias da causa, a capacidade econômica das partes e os propósitos reparatório e pedagógico da condenação em danos morais, temos por suficiente o arbitramento em R$ 20.000,00 (vinte mil reais), atualizáveis desta data e acrescido de juros de mora desde a citação. (fls.549- 553, e-STJ) No ponto, verifica-se que o Tribunal a quo pautou-se no fundamento de que "a arrematação já se encontrava perfeita e acabada quando do depósito judicial do saldo devedor pela autora e os terceiros já foram até imitidos na posse do bem, por força de decisão judicial proferida nos autos da ação nº 1057779-62.2015.8.26.0100, não cabe a anulação pretendida" (fls. 556, e-STJ) (STJ, AREsp 1560456/sp, Ministro Marco Buzzi, DJ de 02/09/2022).

HABITACIONAL. SISTEMA FINANCEIRO IMOBILIÁRIO. PURGAÇÃO DA MORA. DATA LIMITE. ASSINATURA DO AUTO DE ARREMATAÇÃO. DISPOSITIVOS LEGAIS ANALISADOS: ARTS. 26, § 1º, E 39, II, DA LEI N. 9.514/97; 34 DO DL N. 70/66; E 620 DO CPC. 1. Ação ajuizada em 01.06.2011. Recurso especial concluso ao gabinete da Relatora em 07.02.2014. 2. Recurso especial em que se discute até que momento o mutuário pode efetuar a purgação da mora nos financiamentos vinculados ao Sistema Financeiro Imobiliário. 3. Constitui regra basilar de hermenêutica jurídica que, onde o legislador não distingue, não cabe ao intérprete fazê-lo, sobretudo quando resultar em exegese que limita o exercício de direitos, se postando contrariamente ao espírito da própria norma interpretada. 4. Havendo previsão legal de aplicação do art. 34 do DL n. 70/99 à Lei n. 9.514/97 e não dispondo esta sobre a data limite para purgação da mora do mutuário, conclui-se pela incidência irrestrita daquele dispositivo legal aos contratos celebrados com base na Lei n. 9.514/97, admitindo-se a purgação da mora até a assinatura do auto de arrematação. 5. Como a Lei n. 9.514/97 promove o financiamento imobiliário, ou seja, objetiva a consecução do direito social e constitucional à moradia, a interpretação que melhor reflete o espírito da norma é aquela que, sem impor prejuízo à satisfação do crédito do agente financeiro, maximiza as chances de o imóvel permanecer com o mutuário, em respeito, inclusive, ao princípio da menor onerosidade contido no art. 620 do CPC, que assegura seja a execução realizada pelo modo menos gravoso ao devedor. 6. Considerando que a purgação pressupõe o pagamento integral do débito, inclusive dos encargos legais e contratuais, nos termos do art. 26, § 1º, da Lei n. 9.514/97, sua concretização antes da assinatura do auto de arrematação não induz nenhum prejuízo ao credor. Em contrapartida, assegura ao mutuário, enquanto não perfectibilizada a arrematação, o direito de recuperar o imóvel financiado, cumprindo, assim, com os desígnios e anseios não apenas da Lei n. 9.514/97, mas do nosso ordenamento jurídico como um todo, em especial da Constituição Federal. 7. Recurso especial provido. (STJ, Terceira Turma, RESP 201303992632, Relatora Nancy Andrighi, DJE 18/06/2014).

Nesses termos, consolidada a propriedade antes da alteração promovida pela Lei 14.711/2023, até a assinatura do auto de arrematação é ainda possível purgar a mora, pelo valor integral da dívida,  mediante o pagamento do débito vencido acrescido das parcelas que se venceram até a data do pagamento, bem como das demais verbas decorrentes do inadimplemento relativo do contrato, sejam eles legais ou contratuais, a exemplo de juros convencionais, multas, despesas de cobrança e intimação, juros legais, impostos, contribuições condominiais, prêmios de seguro, etc.

Contudo, no caso dos autos, considerando que a consolidação da propriedade ocorreu em 25/04/2025 (evento 1, OUT20, dos autos principais), posteriormente à supracitada lei, caso comprovado, pela CEF, a impossibilidade de acionamento do seguro e consequentemente, o regular cumprimento dos requisitos da execução extrajudicial, mormente em relação à intimação para purgação da mora e avaliação do bem, que para tanto, carece de dilação probatória na ação principal, sob pena de cerceamento de defesa, caberá às agravantes, tão somente, o direito de preferência, sem possibilidade de purgação da mora. 

Ante o exposto, indefiro o pedido  de antecipação dos efeitos da tutela recursal.

Por fim, intime-se a parte agravada para, querendo, apresentar contraminuta ao agravo de instrumento interposto, nos termos do art. 1.019, inciso II, do CPC/2015, no prazo de 15 (quinze) dias. 

Publique-se. Intime-se.

Belo Horizonte, data da assinatura eletrônica."

Com efeito, analisando os autos e considerando a ausência de elementos novos capazes de modificar o entendimento manifestado nos fundamentos transcritos na decisão proferida, que indeferiu o pedido de antecipação da tutela, esses são legítimos a embasar o presente julgado.

Ante o exposto, confirmando a decisão que indeferiu a antecipação da tutela recursal, nego provimento ao agravo de instrumento interposto pelos autores, M. P. D. A. e  outrosundefined, mantendo a decisão agravada, proferida pelo Juízo de origem.

É como voto.

Não havendo interesse em recorrer, solicito às partes, em homenagem aos princípios da razoável duração do processo, da celeridade processual, da cooperação e da eficiência, que manifestem expressamente a renúncia ao prazo recursal.

Portanto, voto por negar provimento ao agravo de instrumento.

 



Documento eletrônico assinado por GENEVIEVE GROSSI ORSI, Juíza Federal Convocada, na forma do artigo 1º, inciso III, da Lei 11.419, de 19 de dezembro de 2006. A conferência da autenticidade do documento está disponível no endereço eletrônico https://eproc2g.trf6.jus.br/eproc/externo_controlador.php?acao=consulta_autenticidade_documentos, mediante o preenchimento do código verificador 60000345784v3 e do código CRC 4872d169.

Informações adicionais da assinatura:
Signatário (a): GENEVIEVE GROSSI ORSI
Data e Hora: 02/03/2026, às 12:32:11

 


 



Conferência de autenticidade emitida em 14/10/2026 23:33:14.


Identificações de pessoas físicas foram ocultadas

Documento:60000345785
Poder Judiciário
TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 6ª REGIÃO

Agravo de Instrumento Nº 6007089-89.2025.4.06.0000/MG

PROCESSO ORIGINÁRIO: Nº 6009414-62.2025.4.06.3807/MG

RELATOR: Desembargador Federal ALVARO RICARDO DE SOUZA CRUZ

EMENTA

DIREITO CIVIL E PROCESSUAL CIVIL. SISTEMA FINANCEIRO IMOBILIÁRIO. AGRAVO DE INSTRUMENTO. ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DE IMÓVEL. INADIMPLEMENTO CONTRATUAL. CONSOLIDAÇÃO DA PROPRIEDADE EM NOME DA CEF. LEI Nº 9.514/1997. LEI Nº 14.711/2023. PEDIDO DE TUTELA DE URGÊNCIA PARA ANULAÇÃO DA CONSOLIDAÇÃO E SUSPENSÃO DE LEILÕES. AUSÊNCIA DE PROVA INEQUÍVOCA DE IRREGULARIDADES NO PROCEDIMENTO EXTRAJUDICIAL. NÃO COMPROVAÇÃO DE FALTA DE INTIMAÇÃO PARA PURGAÇÃO DA MORA. AVALIAÇÃO POR PREÇO VIL NÃO DEMONSTRADA. SEGURO HABITACIONAL (FGHAB). INEXISTÊNCIA DE COMPROVAÇÃO DE REQUERIMENTO ADMINISTRATIVO OU NEGATIVA FORMAL. NECESSIDADE DE DILAÇÃO PROBATÓRIA. DIREITO DE PREFERÊNCIA. TUTELA DE URGÊNCIA INDEFERIDA. RECURSO DESPROVIDO.


I. CASO EM EXAME

  1. Agravo de instrumento interposto por mutuários em face de decisão que indeferiu tutela de urgência em ação ordinária ajuizada contra a Caixa Econômica Federal, por meio da qual pretendem a anulação da consolidação da propriedade fiduciária de imóvel financiado, a suspensão dos leilões extrajudiciais e o reconhecimento da quitação integral do contrato por cobertura do seguro habitacional (FGHAB), em razão do óbito de um dos mutuários e da doença grave da outra mutuária.

II. QUESTÃO EM DISCUSSÃO

  1. A controvérsia consiste em verificar a presença dos requisitos legais para concessão de tutela de urgência destinada a suspender os efeitos da consolidação da propriedade fiduciária e dos leilões extrajudiciais, bem como para reconhecer, de forma liminar, a quitação do contrato de financiamento habitacional por meio do seguro FGHAB.

III. RAZÕES DE DECIDIR

  1. O agravo de instrumento, em regra, não possui efeito suspensivo, sendo necessária a demonstração cumulativa da probabilidade do direito e do perigo de dano grave ou de difícil reparação (art. 995, parágrafo único, do CPC).

  2. O contrato celebrado entre as partes é regido pela Lei nº 9.514/1997, que disciplina a alienação fiduciária de bem imóvel e prevê a consolidação da propriedade em favor do credor fiduciário como consequência legal do inadimplemento.

  3. Restou incontroverso nos autos o inadimplemento das parcelas do financiamento, circunstância que autoriza, em tese, o início do procedimento de execução extrajudicial e a consolidação da propriedade fiduciária.

  4. As alegações de ausência de intimação para purgação da mora e de avaliação do imóvel por preço vil não foram comprovadas de plano, inexistindo nos autos documentação suficiente do procedimento extrajudicial apta a evidenciar, de forma inequívoca, a ocorrência das irregularidades apontadas.

  5. Não houve comprovação de acionamento regular do seguro habitacional (FGHAB), tampouco de requerimento administrativo formal ou de negativa expressa por parte da CEF, conforme exigido contratualmente, o que inviabiliza o reconhecimento liminar da quitação do contrato.

  6. A consolidação da propriedade fiduciária ocorreu após a entrada em vigor da Lei nº 14.711/2023, que restringiu a possibilidade de purgação da mora após a averbação da consolidação, assegurando ao devedor, nessa hipótese, apenas o direito de preferência até a realização do segundo leilão.

  7. A análise das alegadas irregularidades do procedimento extrajudicial e da eventual cobertura securitária demanda dilação probatória, incompatível com a via estreita da tutela de urgência.

  8. Ausente a probabilidade do direito, impõe-se a manutenção da decisão que indeferiu a antecipação dos efeitos da tutela recursal.

IV. DISPOSITIVO E TESE

  1. Agravo de instrumento desprovido.

Tese de julgamento:

  1. A concessão de tutela de urgência para suspender a consolidação da propriedade fiduciária e os leilões extrajudiciais exige prova inequívoca de irregularidades no procedimento previsto na Lei nº 9.514/1997.

  2. A alegação de ausência de intimação para purgação da mora e de avaliação por preço vil, desacompanhada de documentação mínima do procedimento extrajudicial, não autoriza a anulação liminar dos atos praticados.

  3. O reconhecimento da quitação do contrato de financiamento por seguro habitacional depende de prévio acionamento administrativo e de comprovação da negativa do agente financeiro.

  4. Consolidada a propriedade fiduciária após a vigência da Lei nº 14.711/2023, resta ao devedor apenas o direito de preferência, não sendo admissível a purgação da mora.

  5. Questões que demandam dilação probatória inviabilizam o deferimento de tutela de urgência em sede recursal.


Dispositivos legais citados: CF/1988, art. 6º; CPC/2015, art. 995, parágrafo único; Lei nº 9.514/1997, arts. 22, 26 e 27; Lei nº 14.711/2023; Código Civil, arts. 1.361 a 1.368.

Jurisprudência relevante: STJ, REsp 1.303.992/DF, Rel. Min. Nancy Andrighi, DJe 18/06/2014; STJ, AgInt no AREsp 1.915.300/SP, Rel. Min. Marco Aurélio Bellizze, DJe 09/04/2024.

ACÓRDÃO

Vistos e relatados estes autos em que são partes as acima indicadas, a Egrégia 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 6ª Região decidiu, por unanimidade, negar provimento ao agravo de instrumento, nos termos do voto da relatora, nos termos do relatório, votos e notas de julgamento que ficam fazendo parte integrante do presente julgado.

Belo Horizonte, 27 de fevereiro de 2026.



Documento eletrônico assinado por GENEVIEVE GROSSI ORSI, Juíza Federal Convocada, na forma do artigo 1º, inciso III, da Lei 11.419, de 19 de dezembro de 2006. A conferência da autenticidade do documento está disponível no endereço eletrônico https://eproc2g.trf6.jus.br/eproc/externo_controlador.php?acao=consulta_autenticidade_documentos, mediante o preenchimento do código verificador 60000345785v3 e do código CRC e843a551.

Informações adicionais da assinatura:
Signatário (a): GENEVIEVE GROSSI ORSI
Data e Hora: 02/03/2026, às 12:32:11

 


 



Conferência de autenticidade emitida em 14/10/2026 23:33:14.


Identificações de pessoas físicas foram ocultadas

Extrato de Ata
Poder Judiciário
Tribunal Regional Federal da 6ª Região

EXTRATO DE ATA DA SESSÃO VIRTUAL DE 23/02/2026 A 27/02/2026

Agravo de Instrumento Nº 6007089-89.2025.4.06.0000/MG

RELATORA: Juíza Federal GENEVIEVE GROSSI ORSI

PRESIDENTE: Desembargador Federal MARCELO DOLZANY DA COSTA

PROCURADOR(A): DENIS PIGOZZI ALABARSE

Certifico que este processo foi incluído na Pauta da Sessão Virtual, realizada no período de 23/02/2026, às 00:00, a 27/02/2026, às 16:00, na sequência 566, disponibilizada no DE de 09/02/2026.

Certifico que a 3ª Turma, ao apreciar os autos do processo em epígrafe, proferiu a seguinte decisão:

A 3ª TURMA DECIDIU, POR UNANIMIDADE, NEGAR PROVIMENTO AO AGRAVO DE INSTRUMENTO, NOS TERMOS DO VOTO DA RELATORA.

RELATORA DO ACÓRDÃO: Juíza Federal GENEVIEVE GROSSI ORSI

Votante: Juíza Federal GENEVIEVE GROSSI ORSI

Votante: Juiz Federal GLÁUCIO MACIEL

Votante: Desembargador Federal MIGUEL ANGELO DE ALVARENGA LOPES

LUCIELLE RODRIGUES SILVA

Secretária



Conferência de autenticidade emitida em 14/10/2026 23:33:14.


Identificações de pessoas físicas foram ocultadas