Poder Judiciário
TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 6ª REGIÃO

Apelação Cível Nº 0001033-28.2008.4.01.3800/MG

PROCESSO ORIGINÁRIO: Nº 0001033-28.2008.4.01.3800/MG

RELATOR: Desembargador Federal ANDRE PRADO DE VASCONCELOS

RELATÓRIO

Trata-se de apelação interposta por Alta Tensão Manutenção Linha Viva Ltda. contra a sentença proferida nos autos da ação ordinária de natureza tributária ajuizada em face da União Federal, que julgou improcedentes os pedidos, reconhecendo a validade do ato administrativo que excluiu a autora do regime do SIMPLES, a impossibilidade de seu enquadramento no Simples Nacional e a legalidade da atribuição de efeitos retroativos à exclusão, com fundamento, em síntese, no enquadramento das atividades desenvolvidas pela empresa como assemelhadas às de engenheiro, vedadas pelo art. 9º, XIII, da Lei nº 9.317/96, bem como nas vedações previstas no art. 17, XI e XIII, da Lei Complementar nº 123/2006. 

Em suas razões, a recorrente sustenta que as atividades por ela exercidas não se confundem com aquelas privativas da profissão de engenheiro, tratando-se de serviços técnicos operacionais, desempenhados por eletricitários, profissão que não exige habilitação legal típica de profissional liberal. Afirma que o rol de vedações previsto no art. 9º da Lei nº 9.317/96 é taxativo, sendo vedada a utilização de analogia in malam partem, nos termos do art. 106, I, do CTN, para ampliar o alcance das hipóteses legais de exclusão do SIMPLES. Aduz, ainda, que a Lei Complementar nº 123/2006 não impediria o enquadramento da empresa no Simples Nacional, uma vez que suas atividades não se amoldariam às vedações do art. 17, XI e XIII, ou, subsidiariamente, poderiam ser abrangidas pelas exceções previstas no § 1º, X, do mesmo dispositivo, que contempla serviços de reparos e manutenção elétrica. Sustenta que a exclusão retroativa do SIMPLES afronta os arts. 100 a 103 do CTN, bem como o art. 150 da Constituição Federal, por violar o princípio da irretroatividade tributária, razão pela qual, ainda que não reconhecida a nulidade do ato administrativo, requer o afastamento de seus efeitos pretéritos. Ao final, pugna pela reforma integral da sentença, ou, alternativamente, para que sejam afastados os efeitos retroativos da exclusão. 

Sem contrarrazões. 

É o breve relatório. 

VOTO

Inicialmente, conheço da apelação, porquanto presentes os pressupostos de admissibilidade. 

Com efeito, a controvérsia devolvida a esta instância recursal se volta à aferição da legalidade do ato administrativo que excluiu a apelante do regime do SIMPLES, à possibilidade de seu enquadramento no Simples Nacional e à validade da atribuição de efeitos retroativos à exclusão. 

No que concerne ao mérito principal, a exclusão da empresa do SIMPLES foi fundamentada no art. 9º, XIII, da Lei nº 9.317/96, que vedava a opção pelo regime simplificado à pessoa jurídica que prestasse serviços profissionais de engenheiro ou assemelhados, bem como de qualquer outra profissão cujo exercício dependesse de habilitação legalmente exigida. Confira-se: 

“'Art. 9° — Não poderá optar pelo SIMPLES a pessoa jurídica:  

(...) 

XIII — que preste serviços profissionais de corretor, representante comercial, despachante, ator, empresário, diretor ou produtos de espetáculos, cantor, músico, dançarino, médico, dentista, enfermeiro, veterinário, engenheiro, arquiteto, físico, químico, economista, contador, auditor, consultor, estatístico, administrador, programador, analista de sistemas, advogado, psicólogo, professor, jornalista, publicitário, fisicultor, ou assemelhados, e de qualquer outra profissão cujo exercício dependa de habilitação profissional legalmente exigida”. 

A análise do caso concreto revela que o juízo de origem examinou detidamente o objeto social da apelante, no qual se encontram expressamente previstas, além de serviços de manutenção elétrica, a prestação de consultoria e a elaboração de projetos para melhorias, ampliação e comissionamento de sistemas de energia. Tais atividades, como bem destacado na sentença, ostentam natureza eminentemente técnica e intelectual, inserindo-se no campo de atuação típico de profissionais legalmente habilitados, notadamente engenheiros, circunstância suficiente para caracterizar a vedação legal. 

Neste ponto, a alegação de que as atividades seriam desempenhadas por eletricitários, e não por engenheiros, tampouco se mostra suficiente para afastar a vedação legal. O que importa, para fins de enquadramento tributário, não é a denominação formal da função, mas a natureza objetiva dos serviços prestados no mercado. A prestação de consultoria técnica e a elaboração de projetos de sistemas de energia, expressamente previstas no objeto social inserem-se no campo de atividades intelectuais de natureza técnica, assemelhadas àquelas exercidas por profissionais legalmente habilitados, independentemente da titulação formal dos executores. 

Ademais, a apelante não logrou comprovar, por meio de elementos probatórios idôneos, que se dedicaria exclusivamente a atividades excepcionadas pela legislação, tais como simples serviços de reparo ou manutenção elétrica em residências ou estabelecimentos civis ou empresariais, conforme exigia o art. 17, § 1º, X, da Lei Complementar nº 123/2006. A ausência de notas fiscais, contratos específicos ou outros documentos aptos a demonstrar a efetiva predominância de atividades meramente operacionais inviabiliza o afastamento da conclusão firmada na sentença.  

Confira-se o dispositivo legal citado: 

“Art. 17. Não poderão recolher os impostos e contribuições na forma do Simples Nacional a microempresa ou a empresa de pequeno porte: 

(...) 

XI - que tenha por finalidade a prestação de serviços decorrentes do exercício de atividade intelectual, de natureza técnica, científica, desportiva, artística ou cultural, que constitua profissão regulamentada ou não, bem como a que preste serviços de instrutor, de corretor, de despachante ou de qualquer tipo de intermediação de negócios; 

(...) 

XIII - que realize atividade de consultoria; 

(...) 

§ 1º As vedações relativas a exercício de atividades previstas no caput deste artigo não se aplicam às pessoas jurídicas que se dediquem exclusivamente às atividades seguintes ou as exerçam em conjunto com outras atividades que não tenham sido objeto de vedação no caput deste artigo: 

(...) 

X - serviços de reparos hidráulicos, elétricos, pintura e carpintaria em residências ou estabelecimentos civis ou empresariais, bem como manutenção e reparação de aparelhos eletrodomésticos”. 

Por conseguinte, não prospera a alegação de utilização de analogia in malam partem, pois a exclusão não decorreu de interpretação extensiva ou analógica da norma tributária, mas da subsunção direta das atividades descritas no objeto social à hipótese legal de vedação expressamente prevista. 

No tocante ao Simples Nacional, instituído pela Lei Complementar nº 123/2006, igualmente correta a sentença ao reconhecer o impedimento ao enquadramento da empresa, haja vista que o art. 17, XI e XIII, do referido diploma legal, acima transcrito, vedava a opção ao regime às pessoas jurídicas que tivessem por finalidade a prestação de serviços decorrentes do exercício de atividade intelectual, de natureza técnica, bem como àquelas que realizassem atividade de consultoria, hipóteses que se ajustam ao objeto social da apelante. 

Lado outro, quanto à retroatividade dos efeitos da exclusão do SIMPLES, a legislação de regência estabelece, de forma expressa, que a exclusão surtirá efeitos a partir do mês subsequente àquele em que ocorrida a situação excludente, conforme dispõe o art. 15, II, da Lei nº 9.317/96, sendo legítima a atribuição de efeitos pretéritos quando constatado que a opção pelo regime simplificado foi indevida desde a origem. 

Confira-se o Tema 341/STJ: 

“Em se tratando de ato que impede a permanência da pessoa jurídica no SIMPLES em decorrência da superveniência de situação impeditiva prevista no artigo 9º, incisos III a XIV e XVII a XIX, da Lei 9.317/1996, seus efeitos são produzidos a partir do mês subsequente à data da ocorrência da circunstância excludente, nos exatos termos do artigo 15, inciso II, da mesma lei”. 

Como se percebe, não há falar em ilegalidade da conduta administrativa, devendo ser mantida a sentença. 

Ante o exposto, voto por NEGAR PROVIMENTO à apelação. 



Documento eletrônico assinado por ANDRE PRADO DE VASCONCELOS, Desembargador Federal Relator, na forma do artigo 1º, inciso III, da Lei 11.419, de 19 de dezembro de 2006. A conferência da autenticidade do documento está disponível no endereço eletrônico https://eproc2g.trf6.jus.br/eproc/externo_controlador.php?acao=consulta_autenticidade_documentos, mediante o preenchimento do código verificador 60000342118v2 e do código CRC 682c1181.

Informações adicionais da assinatura:
Signatário (a): ANDRE PRADO DE VASCONCELOS
Data e Hora: 02/03/2026, às 11:59:36

 


 



Conferência de autenticidade emitida em 10/10/2026 07:13:03.


Identificações de pessoas físicas foram ocultadas

Documento:60000342120
Poder Judiciário
TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 6ª REGIÃO

Apelação Cível Nº 0001033-28.2008.4.01.3800/MG

PROCESSO ORIGINÁRIO: Nº 0001033-28.2008.4.01.3800/MG

RELATOR: Desembargador Federal ANDRE PRADO DE VASCONCELOS

EMENTA

DIREITO TRIBUTÁRIO. APELAÇÃO CÍVEL. EXCLUSÃO DO SIMPLES NACIONAL. VEDAÇÃO LEGAL ÀS ATIVIDADES DE CONSULTORIA E SERVIÇOS TÉCNICOS. POSSIBILIDADE DE EFEITOS RETROATIVOS. RECURSO DESPROVIDO.

I. CASO EM EXAME

1. Apelação cível interposta por Alta Tensão Manutenção Linha Viva Ltda. contra sentença que julgou improcedentes os pedidos formulados em ação ordinária de natureza tributária ajuizada em face da União Federal, reconhecendo a legalidade do ato administrativo que excluiu a empresa do regime do SIMPLES, a impossibilidade de enquadramento da autora no Simples Nacional e a validade da atribuição de efeitos retroativos à exclusão.

II. QUESTÃO EM DISCUSSÃO

2. Há três questões em discussão: (i) verificar se as atividades exercidas pela empresa se enquadram nas hipóteses legais de vedação ao regime do SIMPLES; (ii) definir se é possível o enquadramento da empresa no regime do Simples Nacional à luz da LC nº 123/2006; (iii) determinar se é legítima a atribuição de efeitos retroativos ao ato de exclusão.

III. RAZÕES DE DECIDIR

3. O art. 9º, XIII, da Lei nº 9.317/96 veda a inclusão no SIMPLES de empresas que prestem serviços técnicos ou profissionais, como os de engenheiro ou assemelhados, sendo irrelevante a denominação formal da atividade, bastando a natureza técnica e intelectual dos serviços efetivamente prestados.

4. O objeto social da empresa inclui, além de manutenção elétrica, atividades de consultoria e elaboração de projetos em sistemas de energia, o que revela prestação de serviços técnicos de natureza intelectual, compatíveis com o campo de atuação de engenheiros, enquadrando-se nas hipóteses legais de vedação.

5. A alegação de que os serviços seriam executados por eletricitários não afasta a incidência das vedações legais, pois o critério relevante é a natureza do serviço e não a qualificação do executor.

6. A empresa não comprovou o exercício exclusivo de atividades excepcionadas pela legislação, como reparos elétricos em residências ou estabelecimentos civis ou empresariais, nos termos do art. 17, §1º, X, da LC nº 123/2006.

7. A exclusão não resultou de interpretação analógica in malam partem, mas da aplicação direta da norma tributária à situação descrita no objeto social da empresa.

8. O art. 15, II, da Lei nº 9.317/96, e a jurisprudência do STJ (Tema 341) autorizam a retroatividade dos efeitos do ato de exclusão do SIMPLES a partir do mês subsequente à ocorrência da situação excludente, sendo legítima a conduta administrativa.

IV. DISPOSITIVO E TESE

9. Recurso desprovido.

Tese de julgamento:

1. A prestação de serviços técnicos e de consultoria em sistemas de energia configura atividade vedada à opção pelo SIMPLES, nos termos do art. 9º, XIII, da Lei nº 9.317/96, e do art. 17, XI e XIII, da LC nº 123/2006.

2. É legítima a atribuição de efeitos retroativos à exclusão do SIMPLES quando constatada a existência de causa excludente desde a origem, nos termos do art. 15, II, da Lei nº 9.317/96.

ACÓRDÃO

Vistos e relatados estes autos em que são partes as acima indicadas, a Egrégia 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 6ª Região decidiu, por unanimidade, NEGAR PROVIMENTO à apelação, nos termos do voto do Relator, nos termos do relatório, votos e notas de julgamento que ficam fazendo parte integrante do presente julgado.

Belo Horizonte, 27 de fevereiro de 2026.



Documento eletrônico assinado por ANDRE PRADO DE VASCONCELOS, Desembargador Federal Relator, na forma do artigo 1º, inciso III, da Lei 11.419, de 19 de dezembro de 2006. A conferência da autenticidade do documento está disponível no endereço eletrônico https://eproc2g.trf6.jus.br/eproc/externo_controlador.php?acao=consulta_autenticidade_documentos, mediante o preenchimento do código verificador 60000342120v3 e do código CRC 3292266d.

Informações adicionais da assinatura:
Signatário (a): ANDRE PRADO DE VASCONCELOS
Data e Hora: 02/03/2026, às 11:59:36

 


 



Conferência de autenticidade emitida em 10/10/2026 07:13:03.


Identificações de pessoas físicas foram ocultadas

Extrato de Ata
Poder Judiciário
Tribunal Regional Federal da 6ª Região

EXTRATO DE ATA DA SESSÃO VIRTUAL DE 23/02/2026 A 27/02/2026

Apelação Cível Nº 0001033-28.2008.4.01.3800/MG

RELATOR: Desembargador Federal ANDRE PRADO DE VASCONCELOS

PRESIDENTE: Desembargador Federal LINCOLN RODRIGUES DE FARIA

PROCURADOR(A): JOSE JAIRO GOMES

Certifico que este processo foi incluído na Pauta da Sessão Virtual, realizada no período de 23/02/2026, às 00:00, a 27/02/2026, às 16:00, na sequência 1248, disponibilizada no DE de 09/02/2026.

Certifico que a 4ª Turma, ao apreciar os autos do processo em epígrafe, proferiu a seguinte decisão:

A 4ª TURMA DECIDIU, POR UNANIMIDADE, NEGAR PROVIMENTO À APELAÇÃO, NOS TERMOS DO VOTO DO RELATOR.

RELATOR DO ACÓRDÃO: Desembargador Federal ANDRE PRADO DE VASCONCELOS

Votante: Desembargador Federal ANDRE PRADO DE VASCONCELOS

Votante: Juíza Federal CRISTIANE MIRANDA BOTELHO

Votante: Desembargador Federal LINCOLN RODRIGUES DE FARIA

ANDREA FERNANDA COSTA

Secretária



Conferência de autenticidade emitida em 10/10/2026 07:13:03.


Identificações de pessoas físicas foram ocultadas