Poder Judiciário
TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 6ª REGIÃO

Av. Álvares Cabral, 1805, 7º andar - Bairro: Santo Agostinho - CEP: 30170-001 - Fone: (31)3501-1067 - Email: gab.evandro.reimao@trf6.jus.br

Apelação Cível Nº 0003006-64.2017.4.01.3812/MG

RELATOR: Juiz Federal JOSE ALEXANDRE FRANCO

RELATÓRIO

Trata-se de apelação cível interposta pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) contra sentença proferida nos autos dos embargos à execução fiscal, no âmbito da execução fiscal 0001363-08.2016.4.01.3812 (valor da causa: R$ 1.673,43), que reconheceu a nulidade dos autos de infração lavrados por suposto excesso de peso em ônibus da embargante nos anos de 2010 e 2011 (evento 37, DOC1).

A sentença afastou a exigibilidade das multas com fundamento no art. 100 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e na retroatividade benigna das Resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) 502/2014 e 625/2016, bem como da Lei 13.103/2015. Admitiu prova emprestada (laudo pericial do processo 1012485-66.2018.4.01.3800), desconstituiu as certidões de dívida ativa (CDAs) e determinou o arquivamento da execução, com extinção do feito nos termos do art. 487, I, do Código de Processo Civil (CPC), sem remessa necessária e sem condenação do DNIT ao pagamento de honorários.

Alega o DNIT erro material no enquadramento, sustentando que as infrações em referência têm por base o artigo (art.) 231, inciso (inc.) V, do CTB, relativo a excesso de peso, e que a menção ao inc. X na sentença decorre de lapso, pois não se discute ultrapassagem da capacidade máxima de tração (CMT).

Sustenta o DNIT que a aplicação retroativa dos referidos atos normativos carece de previsão legal expressa, porquanto o direito administrativo sancionador não admite retroatividade benéfica sem autorização normativa. Aduz, ainda, que a Resolução 625/2016 perdeu eficácia após a cassação do acórdão proferido no AI 0070719-17.2015.4.01.0000/DF, o que teria restabelecido a vigência da Resolução 210/2006 (evento 45, DOC1).

Defende, por fim, a legitimidade dos limites de peso anteriormente fixados pelo Contran, os quais teriam respaldo em estudos técnicos do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) P7 e seriam aplicáveis exclusivamente a veículos fabricados a partir de 1-1-2012.

Requer a reforma da sentença, com a improcedência dos embargos e o restabelecimento da exigibilidade dos créditos inscritos.

Houve contrarrazões pela Empresa Gontijo de Transportes Ltda., pugnando preliminarmente pela falta de interesse de agir em razão do reduzido montante da execução (R$ 682,00), à luz do Tema 1184 do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Art. 37 da Constituição; e no mérito pelo desprovimento do apelo, com a manutenção da sentença, reiterando a prevalência do Art. 100 do CTB, a retroatividade benigna das Resoluções 502/2014 e 625/2016 e da Lei 13.103/2015, a validade da prova emprestada (evento 47, DOC1).

É o relatório.

VOTO

A preliminar de ausência de interesse de agir da apelada deve ser acolhida em parte. O Tema 1.184 do STF orienta a racionalização das execuções fiscais de pequeno valor, mas não impõe extinção automática; exige, cumulativamente, baixo valor e inutilidade concreta da execução.

O DNIT alega erro material na decisão. Sem razão. Consta dos autos que os Autos de Infração (AIT) C005000608, do processo administrativo (PA) 50606.003685/2015-90, e C005001373, PA 50600.069894/2015-75, referem-se a multas por transitar com veículo excedendo a CMT.

Para clareza conceitual: o peso bruto total (PBT) é o peso máximo que um veículo isolado transmite ao solo (tara somada à lotação); o peso bruto total combinado (PBTC) é o peso máximo transmitido pelo conjunto de veículos (por exemplo, caminhão trator e semirreboque). Ambos servem primordialmente à proteção da infraestrutura viária, e seu excesso é sancionado pelo art. 231, V, do CTB. Já a CMT representa o limite técnico de tracionamento definido pelo fabricante, cuja superação é punida pelo art. 231, X, do CTB. 

No caso, identificam-se duas bases legais autônomas: (i) excesso de peso bruto total (PBT), tipificado no art. 231, V, do CTB, em consonância com a Resolução 210/2006 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), vigente em 2010 e 2011, que fundamenta o AIT B012065944, PA 50606.001795/2015-17, lavrado em face de veículos da Viação Gontijo de Transportes Ltda.; e (ii) trânsito com o veículo excedendo a CMT, conduta prevista no art. 231, X, do CTB, ilustrada pelos AITs C005000608 e C005001373, que não se confundem com excesso de peso no PBT, no peso bruto total combinado (PBTC) ou por eixo.

Nos termos do art. 6º do Decreto 4.711/03, competem ao Contran e ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), respectivamente, as funções normativa e executiva centrais do Sistema Nacional de Trânsito (SNT). Extinto pelo Decreto 10.788/21, o Denatran teve suas atribuições absorvidas pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), que passou a exercer a competência executiva central do SNT.

O art. 99 do CTB atribui ao Contran competência para fixar limites de peso e dimensões dos veículos em circulação, abrangendo critérios técnicos de fiscalização. Já o art. 100 impõe limite técnico absoluto, vinculando a circulação às especificações homologadas pelo fabricante, vedando sanções baseadas exclusivamente em resoluções que desconsiderem esses parâmetros.

Por sua vez, o DNIT tem competência para fiscalizar o trânsito nas rodovias e estradas federais e aplicar, em caráter não exclusivo, penalidades por infrações ao CTB, conforme fixado pela primeira seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) no tema repetitivo 965 (REsp 1.588.969/RS), com trânsito em julgado, à luz do art. 82, § 3º, da Lei 10.233/01 e do art. 21 da Lei 9.503/97.

No caso, a autuação por excesso de peso em ônibus regularmente fabricados e licenciados, com especificações técnicas aprovadas pelos próprios órgãos estatais, revela clara incompatibilidade normativa. Os veículos excedem os limites da Resolução Contran 210/06 por permissões técnicas, de segurança e acessibilidade, posteriormente reconhecidas pela própria Administração nas Resoluções 502/14 e 625/16.

Embora a Resolução 502/14 tenha inicialmente restringido a aplicação dos novos parâmetros aos veículos fabricados a partir de 1-1-2012, tal distinção foi corrigida pela Resolução 625/16. Persistem, no entanto, autuações fundadas na norma superada, violando os princípios da legalidade, razoabilidade e proporcionalidade (arts. 5º, II, e 37, caput, da Constituição), ao punir o uso regular de veículos homologados.

A jurisprudência do STJ reconhece que sanções administrativas devem observar os princípios da proporcionalidade e adequação. Logo, a imposição de penalidade com base em resolução desatualizada, em detrimento das homologações oficiais, configura abuso de poder e ilegalidade manifesta.

Contudo, de fato a aplicação retroativa das Resoluções Contran 502/14 e 625/16 às infrações ocorridas em 2010 e 2011 carece de respaldo jurídico, ante a ausência de previsão normativa expressa que autorize tal efeito. Nos termos do art. 5º, XL, da Constituição, a retroatividade da norma mais benéfica constitui prerrogativa exclusiva do direito penal, fundada no princípio do favor libertatis, não se estendendo automaticamente ao direito administrativo sancionador.

O STF, no julgamento do Tema 1.199 (ARE 843.989/PR), fixou entendimento vinculante no sentido de que o princípio da retroatividade benigna não possui incidência automática em sanções administrativas, devendo prevalecer o tempus regit actum como regra geral, salvo autorização legal expressa. Em consonância, a 1ª Turma do STJ passou a exigir fundamento normativo específico para admitir a retroatividade da norma sancionatória mais favorável (REsp 2.103.140/ES, relator o Sr. Ministro Gurgel de Faria, DJE 18-6-2024).

Além disso, o regime sancionador administrativo possui finalidade pedagógica e preventiva. A concessão de efeitos retroativos sem base legal transmite percepção de anistia e enfraquece a credibilidade do sistema de fiscalização, estimulando a reincidência de condutas lesivas à ordem pública, como o excesso de carga nas vias federais.

Dessa forma, ausente previsão normativa autorizativa, torna-se inaplicável a retroatividade das Resoluções Contran 502/14 e 625/16. Pelo mesmo fundamento, a análise dos percentuais previstos na Lei 13.103/15, diante da vedação à retroatividade benigna no direito administrativo sancionador sem respaldo legal expresso, revela-se desnecessária, à luz do princípio tempus regit actum, consagrado no ordenamento jurídico pátrio.

Reconhece-se, contudo, por fundamentos diversos, a nulidade dos autos de infração, em razão da ilegalidade material da própria Resolução Contran 210/06, na medida em que desconsidera os limites técnicos previamente homologados, conforme demonstrado.

Nesse sentido, quanto à alegação de que a Resolução Contran 625/16 teria perdido eficácia em razão da revogação da decisão judicial que lhe deu suporte, sem razão. A procedência dos embargos não se funda na retroatividade dessa norma, mas na constatação de que a Resolução Contran 210/06, ao desconsiderar os limites técnicos previamente homologados, revela-se materialmente ilegal. As Resoluções 502/14 e 625/16 são mencionadas apenas para ilustrar que a própria Administração reconheceu, a posteriori, a inadequação dos parâmetros então vigentes.

De igual modo, afasto a tese de que os veículos fabricados antes de 2012 não poderiam se beneficiar dos novos limites de peso. Embora inicialmente as resoluções tenham vinculado tais parâmetros às exigências técnicas do Proconve P7, inexiste fundamento técnico ou jurídico que justifique tratamento distinto para veículos com estrutura idêntica e homologação estatal anterior. A imposição de penalidade fundada em resolução que desconsidera limites técnicos regularmente homologados viola os princípios da legalidade e da razoabilidade, pouco importando a data de fabricação do veículo.

No caso, a empresa que adquiriu, licenciou e operou ônibus conforme os parâmetros técnicos homologados formou legítima expectativa quanto à regularidade jurídica da circulação desses veículos. Assim, eventual tentativa de compatibilização entre limites técnicos e regulamentares — ausente nos autos — deve necessariamente respeitar essa confiança, sob pena de afronta à legalidade e ao equilíbrio da relação entre Estado e administrado. Veículos homologados e registrados não podem ter sua circulação obstada por norma superveniente que contrarie os padrões inicialmente aprovados, salvo expressa previsão legal e transição normativa adequada.

O art. 2º, VI, da Lei 9.784/99 impõe à Administração o dever de resguardar a confiança legítima, vedando alterações de entendimento sem prévio aviso e prazo razoável de adaptação. Essa diretriz concretiza os princípios constitucionais da legalidade e da segurança jurídica (artigos 5º, XXXVI, e 37, caput, da Constituição), que protegem situações consolidadas contra mudanças normativas inesperadas.

Aplicado ao caso, é inadmissível a imposição de sanções a veículos homologados e licenciados com base em critérios técnicos supervenientes, sob pena de violação à previsibilidade e estabilidade que regem a atuação estatal.

A controvérsia resolve-se por ilegalidade material da resolução 210/2006, que desconsiderou os limites técnicos previamente homologados, em ofensa aos arts. 99 e 100 do CTB e ao art. 2º, VI, da lei 9.784/1999 (confiança legítima). Dispenso a análise técnica voltada à compatibilização com normas supervenientes (resoluções 502/2014 e 625/2016 e tolerâncias da lei 13.103/2015), porque inaplicável a retroatividade benigna no direito administrativo sancionador sem autorização legal e desnecessária para a solução jurídica do caso. Admito a prova emprestada (art. 372, CPC – lei 13.105/2015) apenas como reforço argumentativo, sem integração à razão de decidir.

Conforme decidido por esta 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 6ª Região, na AC 1012485-66.2018.4.01.3800, sob relatoria do Sr. Desembargador Federal Álvaro Ricardo de Souza Cruz, em sessão de julgamento realizada em 8-7-2025, é inadmissível que a Administração, após aprovar veículos com determinadas especificações, venha a penalizar seu uso regular. Restou assentado que a imposição de penalidades com base na Resolução Contran 210/06, em descompasso com os padrões técnicos oficialmente homologados, configura violação ao princípio da razoabilidade, devendo a norma ser considerada inválida, nesse ponto.

Quanto ao AITs C005000608 e C005001373 (CMT), deixo de apreciar o mérito e extingo a execução nesse ponto por ausência de interesse de agir, diante do baixo valor e da inexistência de tentativa de conciliação, solução administrativa ou protesto da certidão de dívida ativa (CDA), conforme o tema 1184 do STF (RE 1.355.208).

À míngua de honorários na origem, fixo honorários sucumbenciais em 10% (dez por cento), calculados sobre o proveito econômico obtido ou, se inviável mensurá-lo, sobre o valor atualizado da causa, nos termos do art. 85, § 3º, I, do CPC.

Ante o exposto, voto por negar provimento à apelação, declaro nulos os AIT fundamentados no PBT/PBTC; e voto por extinguir a execução quanto ao AITs fundamentado em CMT, nos termos da fundamentação.



Documento eletrônico assinado por JOSE ALEXANDRE FRANCO, Juiz Federal Convocado, na forma do artigo 1º, inciso III, da Lei 11.419, de 19 de dezembro de 2006. A conferência da autenticidade do documento está disponível no endereço eletrônico https://eproc2g.trf6.jus.br/eproc/externo_controlador.php?acao=consulta_autenticidade_documentos, mediante o preenchimento do código verificador 60000191204v15 e do código CRC 5be518b2.

Informações adicionais da assinatura:
Signatário (a): JOSE ALEXANDRE FRANCO
Data e Hora: 26/10/2025, às 11:59:54

 


 



Conferência de autenticidade emitida em 11/10/2026 01:54:43.


Identificações de pessoas físicas foram ocultadas

Documento:60000191706
Poder Judiciário
TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 6ª REGIÃO

Av. Álvares Cabral, 1805, 7º andar - Bairro: Santo Agostinho - CEP: 30170-001 - Fone: (31)3501-1067 - Email: gab.evandro.reimao@trf6.jus.br

Apelação Cível Nº 0003006-64.2017.4.01.3812/MG

RELATOR: Juiz Federal JOSE ALEXANDRE FRANCO

EMENTA

DIREITO ADMINISTRATIVO E DE TRÂNSITO. APELAÇÃO CÍVEL. EMBARGOS À EXECUÇÃO FISCAL. EXCESSO DE PESO EM ÔNIBUS. RESOLUÇÃO CONTRAN 210/06. ILEGALIDADE MATERIAL POR DESCONSIDERAR HOMOLOGAÇÃO TÉCNICA. RETROATIVIDADE BENIGNA INAPLICÁVEL (RESOLUÇÕES 502/14 E 625/16; LEI 13.103/15). NULIDADE DOS AITs FUNDADOS EM PBT/PBTC. EXTINÇÃO DA EXECUÇÃO QUANTO AOS AITs POR CMT (TEMA 1.184 STF). RECURSO DESPROVIDO.

I. CASO EM EXAME

  1. Apelação cível interposta pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) contra sentença proferida nos Embargos à Execução Fiscal nº 0001363-08.2016.4.01.3812, que declarou a nulidade de multas por suposto excesso de peso aplicadas a ônibus da embargante nos anos de 2010 e 2011, com base no art. 100 do Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97) e em normativos supervenientes; o acórdão identifica a parte embargante como Empresa Gontijo de Transportes S/A.

II. QUESTÃO EM DISCUSSÃO

  1. Há três questões em discussão: (i) definir se normas mais benéficas (Resoluções Contran 502/14 e 625/16 e Lei 13.103/15) retroagem para alcançar infrações de 2010 e 2011; (ii) estabelecer se a Resolução Contran 210/06 é válida quando desconsidera limites técnicos previamente homologados para os veículos; (iii) determinar se, quanto aos AITs por CMT, há ausência de interesse de agir à luz do Tema 1.184 do Supremo Tribunal Federal.

III. RAZÕES DE DECIDIR

  1. O direito administrativo sancionador observa o tempus regit actum e não admite retroatividade benigna sem autorização legal expressa, conforme tese vinculante do Tema 1.199 (ARE 843.989/PR) e orientação da 1ª Turma do STJ (REsp 2.103.140/ES, DJE 18-6-2024).

  2. A Resolução Contran 210/06 revela ilegalidade material ao desconsiderar limites técnicos homologados, em ofensa aos arts. 99 e 100 do CTB (Lei 9.503/97) e ao art. 2º, VI, da Lei 9.784/99, que consagra a confiança legítima.

  3. A Administração não pode penalizar o uso regular de veículos com especificações aprovadas pelos próprios órgãos estatais; a 3ª Turma do TRF6, na AC 1012485-66.2018.4.01.3800 (sessão de 8-7-2025), afirma a violação à razoabilidade quando se aplica a Resolução 210/06 em descompasso com padrões técnicos homologados.

  4. O acervo probatório demonstra autuações por excesso de PBT/PBTC (art. 231, V, CTB) e por CMT (art. 231, X, CTB); os AITs por CMT são identificados (C005000608 e C005001373) e o AIT por PBT/PBTC é especificado (B012065944).

  5. O DNIT possui competência não exclusiva para fiscalizar o trânsito em rodovias federais e aplicar penalidades, conforme Tema 965 do STJ (REsp 1.588.969/RS), art. 82, § 3º, da Lei 10.233/01 e art. 21 do CTB (Lei 9.503/97).

  6. A nulidade dos AITs por PBT/PBTC decorre do vício material da Resolução 210/06; as Resoluções 502/14 e 625/16 são mencionadas apenas como confirmação posterior da inadequação dos parâmetros, sendo desnecessária e juridicamente inviável sua aplicação retroativa, assim como a da Lei 13.103/15.

  7. Quanto aos AITs por CMT, a execução se extingue por ausência de interesse de agir, em razão do baixo valor e da inutilidade concreta, segundo o Tema 1.184 do STF (RE 1.355.208).

  8. Honorários sucumbenciais se fixam em 10% nos termos do art. 85, § 3º, I, do CPC, sobre o proveito econômico ou o valor atualizado da causa.

IV. DISPOSITIVO E TESE

  1. Recurso desprovido.

Tese de julgamento:

  1. Retroatividade benigna não incide, sem autorização legal expressa, nas sanções administrativas (Tema 1.199).

  2. Resolução administrativa não pode desconsiderar limites técnicos previamente homologados; AITs por PBT/PBTC são nulos.

  3. Penalização do uso regular de veículos homologados viola a razoabilidade e a confiança legítima.

  4. Execução fiscal de baixo valor e sem utilidade concreta pode ser extinta por ausência de interesse de agir (Tema 1.184).


Dispositivos relevantes citados: Constituição, arts. 5º, II, XXXVI e XL; 37, caput; Lei 9.503/97 (CTB), arts. 21, 99, 100 e 231, V e X; Lei 9.784/99, art. 2º, VI; Lei 10.233/01, art. 82, § 3º; Lei 13.105/15 (CPC), arts. 85, § 3º, I, e 372; Decreto 4.711/03, art. 6º; Decreto 10.788/21; Resolução Contran 210/06; Resolução Contran 502/14; Resolução Contran 625/16; Lei 13.103/15.

Jurisprudência relevante citada: STF, Tema 1.199 (ARE 843.989/PR); STF, Tema 1.184 (RE 1.355.208); STJ, Tema 965 (REsp 1.588.969/RS); STJ, REsp 2.103.140/ES, Relator Ministro Gurgel de Faria, DJE 18-6-2024; TRF6, AC 1012485-66.2018.4.01.3800, Relator Desembargador Federal Álvaro Ricardo de Souza Cruz, sessão de 8-7-2025.

ACÓRDÃO

Vistos e relatados estes autos em que são partes as acima indicadas, a Egrégia 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 6ª Região decidiu, por unanimidade, negar provimento à apelação, declaro nulos os AIT fundamentados no PBT/PBTC; e voto por extinguir a execução quanto ao AITs fundamentado em CMT, nos termos do voto do relator, nos termos do relatório, votos e notas de julgamento que ficam fazendo parte integrante do presente julgado.

Belo Horizonte, 24 de outubro de 2025.



Documento eletrônico assinado por JOSE ALEXANDRE FRANCO, Juiz Federal Convocado, na forma do artigo 1º, inciso III, da Lei 11.419, de 19 de dezembro de 2006. A conferência da autenticidade do documento está disponível no endereço eletrônico https://eproc2g.trf6.jus.br/eproc/externo_controlador.php?acao=consulta_autenticidade_documentos, mediante o preenchimento do código verificador 60000191706v3 e do código CRC e55ab557.

Informações adicionais da assinatura:
Signatário (a): JOSE ALEXANDRE FRANCO
Data e Hora: 26/10/2025, às 11:59:54

 


 



Conferência de autenticidade emitida em 11/10/2026 01:54:43.


Identificações de pessoas físicas foram ocultadas

Extrato de Ata
Poder Judiciário
Tribunal Regional Federal da 6ª Região

EXTRATO DE ATA DA SESSÃO PRESENCIAL DE 09/09/2025

Apelação Cível Nº 0003006-64.2017.4.01.3812/MG

RELATOR: Juiz Federal JOSE ALEXANDRE FRANCO

PRESIDENTE: Desembargador Federal MARCELO DOLZANY DA COSTA

PROCURADOR(A): ANA CAROLINA PREVITALLI NASCIMENTO

Certifico que este processo foi incluído na Pauta da Sessão Presencial do dia 09/09/2025, na sequência 33, disponibilizada no DE de 28/08/2025.

Certifico que a 3ª Turma, ao apreciar os autos do processo em epígrafe, proferiu a seguinte decisão:

RETIRADO DE PAUTA DA SESSÃO DO DIA 09/09/2025 POR INDICAÇÃO DO RELATOR.

LUCIELLE RODRIGUES SILVA

Secretária



Conferência de autenticidade emitida em 11/10/2026 01:54:43.


Identificações de pessoas físicas foram ocultadas

Extrato de Ata
Poder Judiciário
Tribunal Regional Federal da 6ª Região

EXTRATO DE ATA DA SESSÃO VIRTUAL DE 20/10/2025 A 24/10/2025

Apelação Cível Nº 0003006-64.2017.4.01.3812/MG

RELATOR: Juiz Federal JOSE ALEXANDRE FRANCO

PRESIDENTE: Desembargador Federal MARCELO DOLZANY DA COSTA

PROCURADOR(A): JOSE LEAO JUNIOR

Certifico que este processo foi incluído na Pauta da Sessão Virtual, realizada no período de 20/10/2025, às 00:00, a 24/10/2025, às 16:00, na sequência 320, disponibilizada no DE de 08/10/2025.

Certifico que a 3ª Turma, ao apreciar os autos do processo em epígrafe, proferiu a seguinte decisão:

A 3ª TURMA DECIDIU, POR UNANIMIDADE, NEGAR PROVIMENTO À APELAÇÃO, DECLARO NULOS OS AIT FUNDAMENTADOS NO PBT/PBTC; E VOTO POR EXTINGUIR A EXECUÇÃO QUANTO AO AITS FUNDAMENTADO EM CMT, NOS TERMOS DO VOTO DO RELATOR.

RELATOR DO ACÓRDÃO: Juiz Federal JOSE ALEXANDRE FRANCO

Votante: Juiz Federal JOSE ALEXANDRE FRANCO

Votante: Desembargador Federal MIGUEL ANGELO DE ALVARENGA LOPES

Votante: Desembargador Federal MARCELO DOLZANY DA COSTA

LUCIELLE RODRIGUES SILVA

Secretária



Conferência de autenticidade emitida em 11/10/2026 01:54:43.


Identificações de pessoas físicas foram ocultadas