Poder Judiciário
TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 6ª REGIÃO

Apelação Cível Nº 1000313-56.2018.4.01.3812/MG

PROCESSO ORIGINÁRIO: Nº 1000313-56.2018.4.01.3812/MG

RELATORA: Desembargadora Federal MÔNICA SIFUENTES

RELATÓRIO

A Excelentíssima Senhora Desembargadora Federal MÔNICA SIFUENTES (Relatora):

Trata-se de apelação interposta em face da sentença (EVENTO 20), que denegou a segurança pleiteada, cujo objetivo era manter a compensação administrativa nos moldes previstos em legislação anterior.

Em suas razões, a apelante requer, em síntese, que seja reconhecida a inconstitucionalidade do art. 6º da Lei 13.670/2018, que, ao acrescentar o inciso IX ao artigo 74, § 3º da Lei 9.430/96, teria impedido a compensação antecipada das estimativas mensais de IRPJ e CSLL, até então permitidas por lei. Sustenta que a alteração legislativa violou os princípios da segurança jurídica, da proteção ao ato jurídico perfeito e da confiança; bem como os princípios da razoabilidade, proporcionalidade e isonomia.

No que se refere à violação dos princípios da razoabilidade e proporcionalidade, a apelante alega que esses princípios foram desrespeitados, uma vez que a exposição de motivos da Lei 13.670/2018 menciona que a modificação legislativa tem como uma de suas finalidades “inibir a apresentação de compensações indevidas”. Assim, não seria razoável nem proporcional proibir todas as compensações, penalizando contribuintes de boa-fé, visto que há outras formas de evitar que compensações manifestamente indevidas sejam apresentadas.

No que tange à violação do princípio da isonomia, a apelante demonstra que esse princípio teria sido violado de duas formas: na relação fisco/contribuinte e na relação contribuinte/contribuinte.

Com relação à quebra da isonomia na relação fisco/contribuinte, a apelante destaca que a legislação pátria permite que a União (fisco) efetue compensação de ofício de forma imediata e irrestrita, podendo compensar quaisquer débitos, direito que não é concedido aos contribuintes e que foi ainda mais restringido pelo art. 6º da Lei 13.670/18.

Quanto à quebra da isonomia na relação contribuinte/contribuinte, alega existir disparidade de tratamento entre os contribuintes que optaram pelo regime de apuração do IRPJ e da CSLL pelo lucro real anual (que exige antecipação mensal) e aqueles que optaram pelo regime do lucro real trimestral.

No que se refere à violação dos princípios da segurança jurídica, da proteção ao ato jurídico perfeito e da proteção da confiança, a apelante defende que seja reconhecido como legítimo o direito à compensação ao menos, até o encerramento do ano-calendário de 2018. Primeiro, porque o referido direito já havia sido reconhecido liminarmente. Em segundo lugar, porque o contribuinte, ao optar pelo regime de apuração do IRPJ e da CSLL pelo lucro real anual, o faz até o dia 31/01 de forma irretratável, ficando vinculado a esse regime até o dia 31/12. Portanto, a administração pública não poderia alterar as regras até o final do exercício.

Destaca também que existem duas formas de calcular o IRPJ/CSLL com antecipações mensais: 1) Apuração por “estimativa” ou “estimativa mensal”, na qual é considerada a base de cálculo estimada sobre a receita bruta (Art. 2º, Lei 9.430/96); e 2) Apuração a partir de “balanços ou balancetes de suspensão e redução” (Art. 35, Lei 9.981/95), considerando o “lucro real” da empresa.

Ressalta que a modificação legislativa feita pela Lei 13.670/2018 teria afetado apenas os débitos apurados por “estimativas mensais”, apurados com base na receita bruta, não havendo nenhum óbice legal à compensação relativa às antecipações mensais apuradas por meio de “balanços ou balancetes de suspensão e redução”.

Requer-se, ao final, a concessão de tutela recursal antecipada para permitir a compensação de débitos de IRPJ e CSLL sem a aplicação dos efeitos do art. 6º da Lei 13.670/2018 e sem restrições, ou, subsidiariamente, que tal compensação seja autorizada ao menos até o final do ano-calendário de 2018. Pleiteia-se ainda o reconhecimento da possibilidade de extinção dos débitos por meio de balanços ou balancetes de suspensão e redução, por ausência de impedimento legal, bem como o provimento do recurso de apelação para confirmar essas medidas.

Nas contrarrazões, a apelada defende a manutenção da sentença, argumentando que a alteração promovida pela Lei nº 13.670/2018 é legítima e visa corrigir distorções na compensação tributária, aumentar a arrecadação e equilibrar a economia. Sustenta que não houve violação a princípios constitucionais, como o da segurança jurídica ou da isonomia, pois não existe direito adquirido à compensação e a legislação pode ser alterada a qualquer tempo. Alega ainda que a compensação não é um direito subjetivo e que a nova regra se aplica igualmente a todos os contribuintes. Por fim, afirma que a apuração por balancetes é apenas um desdobramento da sistemática do lucro real e requer o desprovimento do recurso.

É o relatório. Decido.

VOTO

A Excelentíssima Senhora Desembargadora Federal MÔNICA SIFUENTES (Relatora):

Presentes os requisitos legais de admissibilidade, conheço da apelação.

O mérito deste recurso cinge-se à legalidade da inserção do inciso IX ao artigo 74 da Lei 9.430/96, pelo artigo 6º da Lei 13.670/2018, e não comporta mais discussões.

A sentença resolveu a questão de acordo com as exigências legais, com prova regularmente constituída e conforme o entendimento jurisprudencial sobre o assunto. Merece, portanto, ser mantida por seus próprios fundamentos, nos seguintes termos:

“ (…)

Por primeiro, como visto em linhas anteriores, a compensação tributária deve ser regrada na lei, conforme art. 170 do CTN. Assim sendo, o critério de discricionariedade utilizado pelo legislador ordinário, que editou a Lei 13.670/2018 e inseriu a proibição de compensar no art. 74 da Lei 9.430/1996 (§ 3º, IX), está, sim, dentro das noções de razoabilidade e proporcionalidade, dado que, como afirmado nas informações vindas, tal edição teve por escopo minimizar as dificuldades de caixa do Governo Federal e obstaculizar possíveis fraudes. Admissíveis, portanto, tais fundamentos.

Assim sendo, sob esse aspecto, impossível sindicar, nesta sede, o ato legislativo levado a efeito, que teve, ademais, lastro plausível e aceitável, sendo praticado totalmente dentro de sua esfera competencial.

Além disso, verifica-se que a modalidade de compensação como extintiva de créditos tributários não foi abolida, mas apenas reduzida em seus efeitos, especificamente em relação à quitação das antecipações mensais do IRPJ e da CSLL, apuradas com base em estimativas. Manteve-se, no mais, a totalidade das previsões contidas na norma regulamentar.

Quanto à alegada violação ao princípio constitucional da isonomia, assim não vejo a questão, eis que, conforme expressos termos da norma hostilizada, não apenas a Impetrante, mas todos os contribuintes que tenham optado por recolher antecipadamente suas obrigações relativas ao IRPJ e CSLL, com base em estimativas mensais, não podem mais, a partir da edição da norma, utilizar-se de compensações para quitar referidos débitos assim apurados.

Dizer que a mudança legislativa maltrata a segurança jurídica e estaria desprotegendo o ato jurídico perfeito e a confiança dos contribuintes, em decorrência da irretratabilidade da opção feita pelo sujeito passivo quanto ao mecanismo de antecipação mensal dos recolhimentos (art. 3º da Lei 9.430/1996), também não convence, eis que, conforme fartamente demonstrado, a sistemática de compensação depende da Lei (que, como visto, nada tem a ver com a modalidade de extinção dos créditos tributários escolhida voluntariamente pelo contribuinte), vindo a lume, portanto, justamente em razão disso, a norma impeditiva atacada pela Impetrante.

Conforme tudo quanto se vem demonstrando, então, sem razão a Impetrante em sua pretensão, inclusive no tocante às pretendidas compensações no curso do ano de 2018 e posteriores à vigência da norma restritiva, eis que, além de a proibição ter sido veiculada em norma totalmente compatível com o ordenamento vigente – o que justifica sua observância por todos e desde logo -, poder-se-ia, dependendo do caso, violar o que disposto no art. 170-A do CTN, que exige o trânsito em julgado da decisão que autoriza compensar tributo discutido em Juízo.

De ser denegada a segurança, portanto.

(…).

Observa-se, ademais, que no julgamento da questão (RE 1.356.271 - Tema 1197/STF) – apesar de considerada infraconstitucional – o Ministro Luiz Fux manifestou-se pela constitucionalidade da legislação impugnada:

“ (…)

Nesse ponto, a Lei nº 13.670, de 2018, disciplina a extinção do crédito, e não sua constituição. Como a referida lei não majora e menos ainda institui tributo, em princípio suas disposições não exigem observância da anterioridade para passarem a viger.

Da mesma forma, não haveria motivo para reconhecer que a edição da lei compromete a segurança jurídica dos contribuintes. Desde que editado, o art. 74 da Lei nº 9.430, de 1996, se submeteu a diversas alterações, mediante novas redações, inclusões de parágrafos e incisos. Essa característica volátil da matéria é suficientemente controlada e a segurança dos contribuintes é suficientemente garantida mediante o entendimento jurisprudencial, já consolidado, de que a lei que regula a compensação tributária é a vigente à data do encontro de contas entre os recíprocos débito e crédito da Fazenda e do contribuinte (cf. STJ, REsp 742.768/SP, Rel. Primeira Turma, DJ 20-02-2006).

Bem entendido, a pretexto de ter preservada sua segurança jurídica, o contribuinte impetrante pretende manter um regime jurídico que, além de não estar mais vigente, está em contraste com a atual legislação que trata da compensação; pretende que seja solenemente ignorada alteração legislativa. Ora, há muito vige o entendimento de que não existe direito adquirido a regime jurídico instituído por lei (cf., v.g., STF, RE 248188, Tribunal Pleno, DJ 01-06-2001 PP-00090 EMENT VOL-02033-05 PP-00913; RE 227755 AgR, Primeira Turma, DJe-208 PUBLIC 23-10-2012; RE 706240 AgR, Segunda Turma, DJe-157 PUBLIC 15-08-2014).

(…)”.

No mesmo sentido, a Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça, no julgamento do Recurso Especial 1.164.452/MG, sob a sistemática dos recursos repetitivos, manifestou entendimento de que “a lei a regular a compensação tributária é aquela vigente à data do encontro de contas.

 Desse modo, a partir da vigência da Lei 13.670/2018, nos termos do art. 74, § 3º, IX, da Lei 9.430/1996, não podem ser objeto de compensação os débitos relativos ao recolhimento mensal por estimativa do Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).”

Posteriormente ao entendimento firmado no Recurso Especial 1.164.452/MG, o Superior Tribunal de Justiça consolidou seu posicionamento no sentido de que não há qualquer ilegalidade na inovação legislativa prevista no art. 6º da Lei 13.670/2018. Vejamos:

(...), o Superior Tribunal de Justiça possui entendimento consolidado acerca da legitimidade da vedação à compensação das estimativas, prevista na Lei n. 13.670/2018, sem qualquer limitação temporal ou, ainda, quanto à forma de apurar o cálculo (receita bruta ou balancetes de suspensão ou redução). Nesse sentido: AgInt nos EDcl no AREsp n. 2.010.999/RJ, relator Ministro Herman Benjamin, Segunda Turma, julgado em 10/10/2022, DJe de 4/11/2022; AgInt no AREsp n. 2.006.730/SP, relator Ministro Mauro Campbell Marques, Segunda Turma, julgado em 12/9/2022, DJe de 15/9/2022; AgInt no REsp n. 1.929.158/PR, relator Ministro Benedito Gonçalves, Primeira Turma, julgado em 19/10/2021, DJe de 21/10/2021. (AgInt no REsp n. 2.001.176/CE, relator Ministro Francisco Falcão, Segunda Turma, julgado em 15/5/2023, DJe de 17/5/2023)

Nesse mesmo sentido:

(..) a lei que regula a compensação tributária é aquela vigente à data do encontro de contas, e, desse modo, a partir da vigência da Lei n. 13.670/2018, nos termos do art. 74, § 3º, IX, da Lei n. 9.430/1996, não podem ser objeto de compensação os débitos relativos ao recolhimento mensal por estimativa do Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL)” (AgInt no REsp n. 2.090.833/RJ, relatora Ministra Regina Helena Costa, Primeira Turma, julgado em 11/12/2023, DJe de 14/12/2023)

Desta forma, a alteração legislativa promovida pelo art. 6º da Lei 13.670/2018 não violou os princípios da segurança jurídica, da proteção ao ato jurídico perfeito e da proteção da confiança, bem como os princípios da razoabilidade, proporcionalidade e isonomia.

Não há violação ao princípio da isonomia, em nenhuma das relações, seja na relação fisco/contribuinte ou na relação contribuinte/contribuinte. No que se refere à relação fisco/contribuinte, tal argumento não deve ser cogitado, uma vez que o STJ entende que a irretratabilidade da forma de apuração do cálculo do IRPJ ou da CSLL restringe-se apenas ao contribuinte. Entender de forma diversa "seria aceitar que o legislador ordinário pudesse estabelecer limites à competência legislativa futura do próprio legislador ordinário, o que não encontra respaldo no ordenamento jurídico, seja na Constituição Federal, seja nas leis ordinárias" (AgInt no REsp n. 1.966.205/SP, relator Ministro Herman Benjamin, Segunda Turma, julgado em 16/5/2022, DJe de 24/6/2022).

Na relação contribuinte/contribuinte, também não há quebra de isonomia, uma vez que todos os contribuintes optantes pelo recolhimento mensal antecipado de suas obrigações relativas ao IRPJ e à CSLL estão sendo tratados da mesma forma.

Também não se pode falar em violação ao ato jurídico perfeito, à proteção da confiança, à razoabilidade ou à proporcionalidade. Isso porque o instituto da compensação, previsto no art. 170 do Código Tributário Nacional, é uma faculdade da administração pública. Além disso, a jurisprudência pátria é pacífica quanto ao fato de não haver direito adquirido a regime jurídico, não havendo, portanto, impedimentos à alteração normativa que modifique o regime de compensação.

Em relação ao pedido do apelante de que, subsidiariamente, ele tivesse direito de compensar ao menos os débitos de IRPJ e CSLL até o final do calendário de 2018, tal pleito também não merece acolhida. Isso porque a Lei 13.670/2018 não instituiu ou majorou tributo, tampouco houve vedação ao direito de compensar ou aproveitar o saldo negativo do IRPJ e da CSLL ao final do ano-calendário. Desta forma, não há hipótese constitucional para diferir sua aplicação. Sendo plenamente possível a aplicação imediata do referido normativo, não sendo aplicáveis ao caso os princípios da irretroatividade (art. 150, III, "a", CFRB/88) e da anterioridade (art. 150, III, "b" e "c", CFRB/88).

O argumento de que a modificação legislativa feita pela Lei 13.670/2018 teria afetado apenas os débitos apurados por "estimativas mensais", com base na receita bruta, não havendo nenhum óbice legal à compensação relativa às antecipações mensais apuradas por meio de "balanços ou balancetes de suspensão e redução", não merece acolhida. Isso porque não se trata de formas de apuração autônomas, conforme já decidido pelo Superior Tribunal de Justiça:

[...] o uso de balancetes de suspensão ou redução somente é possível dentro da sistemática de pagamento por estimativa. Não se trata de sistemática autônoma como defendido pelo contribuinte. Por este motivo é perfeitamente aplicável a determinação expressa de 04.12.2008 a 28.05.2009 na Medida Provisória n. 449/2008 (c/c art. 62, §11, da CF/88) e, a partir de 30.5.2018, pela Lei n. 13.670/2018, no art. 74, §3º, IX, c/c §12, I, da Lei n. 9.430/96, onde se considera "não declarada" a compensação feita para quitar os débitos relativos ao recolhimento mensal por estimativa do Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas - IRPJ e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido - CSLL (AgInt no AREsp n. 2.006.730/SP, relator Ministro Mauro Campbell Marques, Segunda Turma, julgado em 12/9/2022, DJe de 15/9/2022).

Destaca-se que foi formulado, pela Apelante, pedido de antecipação da tutela recursal, o qual deixou de ser apreciado anteriormente, por confundir-se com o mérito da apelação.

Honorários recursais são indevidos, nos termos do artigo 25 da Lei 12.016/2009.

Em face do exposto, voto por negar provimento à apelação.



Documento eletrônico assinado por MÔNICA SIFUENTES, Desembargadora Federal Relatora, na forma do artigo 1º, inciso III, da Lei 11.419, de 19 de dezembro de 2006. A conferência da autenticidade do documento está disponível no endereço eletrônico https://eproc2g.trf6.jus.br/eproc/externo_controlador.php?acao=consulta_autenticidade_documentos, mediante o preenchimento do código verificador 60000086473v2 e do código CRC 580bf3f2.

Informações adicionais da assinatura:
Signatário (a): MÔNICA SIFUENTES
Data e Hora: 10/04/2025, às 18:12:04

 


 



Conferência de autenticidade emitida em 10/10/2026 01:25:20.


Identificações de pessoas físicas foram ocultadas

Documento:60000086474
Poder Judiciário
TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 6ª REGIÃO

Apelação Cível Nº 1000313-56.2018.4.01.3812/MG

PROCESSO ORIGINÁRIO: Nº 1000313-56.2018.4.01.3812/MG

RELATORA: Desembargadora Federal MÔNICA SIFUENTES

EMENTA

DIREITO TRIBUTÁRIO. APELAÇÃO CÍVEL. MANDADO DE SEGURANÇA. IRPJ E CSLL. COMPENSAÇÃO. LEI 13.670/2018. ART. 74, § 3º, IX, DA LEI 9.430/1996. CONSTITUCIONALIDADE. APELAÇÃO DESPROVIDA. PRECEDENTES. STF e STJ.

1.   Apelação interposta pela impetrante contra sentença que denegou segurança para manter compensação administrativa de débitos de IRPJ e CSLL, nos moldes da legislação anterior à Lei 13.670/2018. A impetrante sustenta a inconstitucionalidade do art. 6º da Lei 13.670/2018, que acrescentou o inciso IX ao art. 74, § 3º da Lei 9.430/1996, impedindo a compensação antecipada das estimativas mensais de tributos. Alega violação aos princípios da segurança jurídica, proteção ao ato jurídico perfeito, confiança, razoabilidade, proporcionalidade e isonomia.

2.   Há duas questões em discussão: (i) determinar se o art. 6º da Lei 13.670/2018, que proíbe a compensação das estimativas mensais de IRPJ e CSLL, é constitucional; (ii) analisar se a restrição à compensação viola os princípios da isonomia, segurança jurídica, proteção ao ato jurídico perfeito e confiança legítima.

3.   A compensação tributária é regulada por lei, conforme art. 170 do CTN, sendo válida a alteração promovida pela Lei 13.670/2018 para atender a interesses de equilíbrio fiscal e evitar fraudes. A modificação está de acordo com os princípios da razoabilidade e proporcionalidade.

4.   A compensação de débitos tributários mensais de IRPJ e CSLL apurados por estimativas foi apenas limitada, e não extinta, permanecendo inalteradas outras formas de quitação de tributos previstas na legislação.

5.   Não há violação ao princípio da isonomia, uma vez que a restrição à compensação atinge igualmente todos os contribuintes que optaram pelo pagamento mensal de IRPJ e CSLL com base em estimativas.

6.   A vedação da compensação antecipada não infringe a segurança jurídica nem o ato jurídico perfeito, pois o regime jurídico de compensação pode ser alterado pelo legislador a qualquer tempo, conforme entendimento consolidado do STF e STJ.

7.   Precedentes do STF (RE 1.356.271, Tema 1197) e do STJ (REsp 1.164.452/MG) reafirmam a constitucionalidade da restrição imposta pela Lei 13.670/2018.

8.   Apelação desprovida.

ACÓRDÃO

Vistos e relatados estes autos em que são partes as acima indicadas, a Egrégia 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 6ª Região decidiu, por unanimidade, negar provimento à apelação, nos termos do relatório, votos e notas de julgamento que ficam fazendo parte integrante do presente julgado.

Belo Horizonte, 09 de abril de 2025.



Documento eletrônico assinado por MÔNICA SIFUENTES, Desembargadora Federal Relatora, na forma do artigo 1º, inciso III, da Lei 11.419, de 19 de dezembro de 2006. A conferência da autenticidade do documento está disponível no endereço eletrônico https://eproc2g.trf6.jus.br/eproc/externo_controlador.php?acao=consulta_autenticidade_documentos, mediante o preenchimento do código verificador 60000086474v6 e do código CRC a6168bd2.

Informações adicionais da assinatura:
Signatário (a): MÔNICA SIFUENTES
Data e Hora: 10/04/2025, às 18:12:04

 


 



Conferência de autenticidade emitida em 10/10/2026 01:25:20.


Identificações de pessoas físicas foram ocultadas

Extrato de Ata
Poder Judiciário
Tribunal Regional Federal da 6ª Região

EXTRATO DE ATA DA SESSÃO PRESENCIAL DE 09/04/2025

Apelação Cível Nº 1000313-56.2018.4.01.3812/MG

RELATORA: Desembargadora Federal MÔNICA SIFUENTES

PRESIDENTE: Desembargador Federal LINCOLN RODRIGUES DE FARIA

PROCURADOR(A): EDUARDO MORATO FONSECA

Certifico que este processo foi incluído na Pauta da Sessão Presencial do dia 09/04/2025, na sequência 10, disponibilizada no DE de 20/03/2025.

Certifico que a 4ª Turma, ao apreciar os autos do processo em epígrafe, proferiu a seguinte decisão:

ESTA SESSÃO DE JULGAMENTO FOI REALIZADA NO DIA 08.04.2025, ÀS 14:00, APÓS PRÉVIA INTIMAÇÃO DAS PARTES, CONFORME DETERMINAÇÃO DO PRESIDENTE DA TURMA (SEI 0004246-18.2025.4.06.8000).A 4ª TURMA DECIDIU, POR UNANIMIDADE, NEGAR PROVIMENTO À APELAÇÃO, NOS TERMOS DO VOTO DA RELATORA.

RELATORA DO ACÓRDÃO: Desembargadora Federal MÔNICA SIFUENTES

Votante: Desembargadora Federal MÔNICA SIFUENTES

Votante: Juíza Federal CRISTIANE MIRANDA BOTELHO

Votante: Desembargador Federal LINCOLN RODRIGUES DE FARIA

ANDREA FERNANDA COSTA

Secretária



Conferência de autenticidade emitida em 10/10/2026 01:25:20.


Identificações de pessoas físicas foram ocultadas