Poder Judiciário
TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 6ª REGIÃO

Apelação Cível Nº 1027707-60.2023.4.06.3800/MG

PROCESSO ORIGINÁRIO: Nº 1027707-60.2023.4.06.3800/MG

RELATOR: Desembargador Federal ALVARO RICARDO DE SOUZA CRUZ

RELATÓRIO

Trata-se apelação da impetrante, LÍDER TÁXI AÉREO S/A – AIR BRASIL, em face da sentença (evento 36, SENT1), proferida em 22/03/2024, que denegou a segurança que objetivava fosse declarada a inexigibilidade da cobrança do IPI, em decorrência da importação, por Regime Especial de Admissão Temporária, em decorrência de contrato de arrendamento simples (sem opção de compra), da aeronave Airbus H145, com número de série do fabricante 20093, ano de fabricação 2016, equipada com 2 (dois) motores Arriel 2E, com números de série 60576 e 60187, prefixo brasileiro PR-AIE.

Sem honorários advocatícios (art. 25 da Lei 12.016/2009).

A apelante sustenta, em síntese, a não incidência do IPI na hipótese de locação ou arrendamento de bens. Afirma que o IPI é um imposto sobre o consumo, tanto que sua base de cálculo vincula-se ao preço de venda da mercadoria (art. 24, II do Código Tributário Nacional), exigindo-se a aquisição do bem pelo importador e o seu despacho aduaneiro para consumo, para que tenha lugar a sua base imponível.

Explica que, lado outro, a aeronave arrendada (locada), submete-se ao regime de admissão temporária de bens no País, regime este deferido pelas autoridades fazendárias e, destarte, será reexportada após o decurso de seu período de locação, sob pena de execução do termo de responsabilidade firmado para justificar a concessão do regime.

Assim, assevera que não há falar em fato gerador do IPI, uma vez que se trata de arrendamento simples e ao há consumo do bem alugado.

Desse modo, entende que é manifestamente ilegal e inconstitucional a exigência do IPI sobre as importações de bens sob o regime de arrendamento operacional, por ferir o disposto no art. 154, I, da Constituição Federal e por não ensejar o fato gerador da referida exação, que seria a transmissão do bem ao arrendatário, devendo a sentença ser reformada por violação ao Princípio da Não Cumulatividade.

O Ministério Público Federal manifestou ciência da sentença (evento 43, PARECER1).

​Contrarrazões da União (Fazenda Nacional) (ID evento 45, CONTRAZAP2).

​ É o relatório.

VOTO

Presentes os pressupostos gerais e específicos de admissibilidade, conheço da apelação da impetrante para negar-lhe provimento.

O Superior Tribunal de Justiça fixou jurisprudência no sentido de que incide o IPI sobre bens adquiridos do exterior, mesmo que por arrendamento mercantil, pois o fato gerador do imposto incidente sobre a mercadoria importada é o desembaraço aduaneiro, consoante a dicção do art. 46, I, do CTN, sendo irrelevante se adquirida a título de compra e venda ou arrendamento, ainda que ocorra apenas a utilização temporária do bem, incidindo o tributo sobre base de cálculo proporcional nos casos de ingresso do bem em caráter temporário no território nacional, nos termos do art. 79 da Lei 9.430/1996 (STJ, AREsp 2358149, Ministro Francisco Falcão, DJ de 02/08/2023; AgInt nos EDcl no REsp 1.691.713/SP, Primeira Turma, Sérgio Kukina, DJ de 16/03/2023; AgInt no AREsp 1.076.703/RJ, Ministro Napoleão Nunes Maia Filho, REsp 1.760.149/RJ, Segunda Turma, Ministro Herman Benjamin, DJ de 21/11/2018).

Ainda, o STJ tem o entendimento de que o contribuinte do imposto é o importador ou quem a lei a ele equiparar (art. 151, I, do CTN), seja pessoa física ou jurídica, comerciante, industrial ou prestador de serviços.
Não há violação dos artigos 146, III, 'a', e 154, I, da CF, eis que os elementos que compõem a obrigação tributária estão previstos nos artigos 46 a 51 do CTN, que tem status de lei complementar.

E, ao contrário do alegado pela apelante, o artigo 79 da Lei nº 9.430/96 não criou novo tributo, visto que se refere especificamente aos impostos incidentes na importação, e apenas veiculou um benefício fiscal para o contribuinte, com redução na base de cálculo do IPI, estabelecendo uma proporcionalidade do valor devido em função do tempo de permanência no País, ao invés de realizar a cobrança integral do imposto, não violando, assim, o princípio da reserva de lei complementar. Nesse sentido: STJ, AREsp 1.356.989, Ministra Assusete Magalhães, DJ de 14/05/2020; TRF 3ª Região, ApCiv 0009159-49.2012.4.03.6103, Quarta Turma, Desembargador Federal Marcelo Mesquita Saraiva, PJe 24/02/2021; TRF 2ª Região, 0066884-12.2018.4.02.5101, Terceira Turma Especializada, Desembargador Federal Theophilo Antônio Miguel Filho, DJ de 10/09/2019.

Nos termos do entendimento da Corte Superior de Justiça, no que é acompanhado pelas Cortes Regionais da 2ª e 3ª Regões, ao qual me filio, o desembaraço aduaneiro da aeronave arrendada pela impetrante, ainda que para utilização temporária, e não para sua circulação econômica, não descaracteriza o fato gerador do IPI. Realizada a importação do bem em regime de admissão temporária, correto o recolhimento proporcional dos impostos, nos termos previstos no art. 79 da Lei 9.430/1996, in verbis:

Art. 79. Os bens admitidos temporariamente no País, para utilização econômica, ficam sujeitos ao pagamento dos impostos incidentes na importação proporcionalmente ao tempo de sua permanência em território nacional, nos termos e condições estabelecidos em regulamento.

Parágrafo único.  O Poder Executivo poderá excepcionar, em caráter temporário, a aplicação do disposto neste artigo em relação a determinados bens.

Ressalta-se que o artigo 96 da Instrução Normativa RFB nº 1.361, de 21 de maio de 2013, alterado pela Instrução Normativa RFB nº 1.404, de 23 de outubro de 2013, que por sua vez foi revogada pela IN RFB n. 1946/2020, trata de hipótese diversa da dos autos, qual seja, de admissão temporária de aeronaves para uso próprio, sendo que o objeto da presente ação é sobre admissão temporária para utilização econômica, já que a aeronave é usada para prestação de serviços a terceiros (táxi aéreo), que é regulamentado pelo artigo 7º da referida IN RFB.

Por fim, cumpre registrar que "o art. 17 da Lei 6.099/74 proíbe a adoção do regime de admissão temporária mais benéfico ao contribuinte para as operações de importação amparadas por arrendamento mercantil.  O Supremo Tribunal Federal já decidiu pela adequação dessa regra ao Princípio da Isonomia, ao fundamento de que o arrendamento mercantil foi adotado no Brasil para que os interessados possam usufruir de suas virtudes intrínsecas, sob o ponto de vista operacional e financeiro, e não para que obtenham tratamento fiscal mais benéfico, se comparado ao previsto em relação às operações de compra e venda financiada (STF, ARE 715.707, Ministro Gilmar Mendes, DJ de 12/08/2014; RE 429.306/PR, Ministro Joaquim Barbosa, Segunda Turma, DJ de 16/03/11).

 Ante o exposto, não merece reforma a sentença recorrida.

Somente nos recursos interpostos contra decisão publicada a partir de 18 de março de 2016, será possível o arbitramento de honorários sucumbenciais recursais, na forma do art. 85, § 11, do CPC/2015 (enunciado Administrativo STJ nº 7). Contudo, não obstante a sentença tenha sido publicada após 18/03/2016, considerando que se trata de ação mandamental, sem condenação originária, visto que incabível na espécie, nada há a majorar.

Não havendo interesse em recorrer, solicito às partes, em homenagem aos princípios da razoável duração do processo, da celeridade processual, da cooperação e da eficiência, que manifestem expressamente a renúncia ao prazo recursal.

Portanto, voto por negar provimento à apelação.

 



Documento eletrônico assinado por ALVARO RICARDO DE SOUZA CRUZ, Desembargador Federal Relator, na forma do artigo 1º, inciso III, da Lei 11.419, de 19 de dezembro de 2006. A conferência da autenticidade do documento está disponível no endereço eletrônico https://eproc2g.trf6.jus.br/eproc/externo_controlador.php?acao=consulta_autenticidade_documentos, mediante o preenchimento do código verificador 60000052853v5 e do código CRC 256bfadf.

Informações adicionais da assinatura:
Signatário (a): ALVARO RICARDO DE SOUZA CRUZ
Data e Hora: 26/03/2025, às 17:24:18

 


 



Conferência de autenticidade emitida em 16/10/2026 20:40:10.


Identificações de pessoas físicas foram ocultadas

Documento:60000052854
Poder Judiciário
TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 6ª REGIÃO

Apelação Cível Nº 1027707-60.2023.4.06.3800/MG

PROCESSO ORIGINÁRIO: Nº 1027707-60.2023.4.06.3800/MG

RELATOR: Desembargador Federal ALVARO RICARDO DE SOUZA CRUZ

EMENTA

Ementa: DIREITO TRIBUTÁRIO. APELAÇÃO EM MANDADO DE SEGURANÇA. IMPOSTO SOBRE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS (IPI). INCIDÊNCIA SOBRE BENS IMPORTADOS POR ARRENDAMENTO MERCANTIL. REGIME DE ADMISSÃO TEMPORÁRIA. CONSTITUCIONALIDADE E LEGALIDADE. NEGADO PROVIMENTO.

I. CASO EM EXAME

  1. Apelação interposta em mandado de segurança objetivando a declaração de inexigibilidade do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na importação de aeronave mediante contrato de arrendamento mercantil, sob o regime de admissão temporária, para uso econômico na prestação de serviços de táxi aéreo.

II. QUESTÃO EM DISCUSSÃO

  1. Há duas questões em discussão: (i) definir se a incidência do IPI sobre bens importados por arrendamento mercantil, sob regime de admissão temporária, viola o princípio da reserva de lei complementar e os artigos 146, III, 'a', e 154, I, da Constituição Federal; e (ii) estabelecer se o artigo 79 da Lei nº 9.430/1996 cria novo tributo ou apenas disciplina a cobrança proporcional do IPI, em consonância com o Código Tributário Nacional (CTN).

III. RAZÕES DE DECIDIR

  1. O fato gerador do IPI ocorre no desembaraço aduaneiro do bem importado, nos termos do art. 46, I, do CTN, sendo irrelevante se adquirido por compra e venda ou arrendamento mercantil, conforme entendimento consolidado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

  2. O artigo 79 da Lei nº 9.430/1996 não cria novo tributo, mas apenas regulamenta a incidência proporcional do IPI sobre bens admitidos temporariamente no País, em conformidade com o regime de admissão temporária, sem violar o princípio da reserva de lei complementar.

  3. A legislação tributária equipara o arrendatário mercantil ao importador, nos termos do art. 51, I, do CTN, sendo, portanto, sujeito passivo da obrigação tributária.

  4. O tratamento tributário proporcional previsto no art. 79 da Lei nº 9.430/1996 constitui benefício fiscal e não afronta o princípio da isonomia, conforme decidido pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

  5. A Instrução Normativa RFB nº 1.361/2013, alterada pela IN RFB nº 1.404/2013 e revogada pela IN RFB nº 1946/2020, não se aplica ao caso concreto, pois regula situações distintas, como a admissão temporária para uso próprio, enquanto a hipótese dos autos refere-se à utilização econômica do bem.

  6. O art. 17 da Lei nº 6.099/1974 impede a aplicação de regime de admissão temporária mais benéfico para operações de arrendamento mercantil, em conformidade com precedentes do STF, que reconhecem a constitucionalidade dessa restrição.

IV. DISPOSITIVO E TESE

  1. Apelação desprovida.

Tese de julgamento:

  1. O IPI incide sobre bens importados sob contrato de arrendamento mercantil, ainda que em regime de admissão temporária, sendo o fato gerador o desembaraço aduaneiro, nos termos do art. 46, I, do CTN.

  2. O artigo 79 da Lei nº 9.430/1996 não cria novo tributo, mas regula a cobrança proporcional do IPI em razão do tempo de permanência do bem no País, atendendo ao princípio da legalidade tributária.

  3. O arrendatário mercantil equipara-se ao importador para fins de incidência do IPI, conforme previsto no art. 51, I, do CTN.

  4. A restrição imposta pelo art. 17 da Lei nº 6.099/1974, que veda o uso de regime mais favorável ao arrendamento mercantil, é constitucional e compatível com o princípio da isonomia.

Dispositivos relevantes citados: CF/1988, arts. 146, III, 'a', e 154, I; CTN, arts. 46, I, e 51, I; Lei nº 9.430/1996, art. 79; Lei nº 6.099/1974, art. 17.

Jurisprudência relevante citada: STJ, AREsp 2358149, Rel. Min. Francisco Falcão, DJ 02/08/2023; AgInt nos EDcl no REsp 1.691.713/SP, Min. Sérgio Kukina, DJ 16/03/2023; REsp 1.760.149/RJ, Min. Herman Benjamin, DJ 21/11/2018; STF, ARE 715.707, Rel. Min. Gilmar Mendes, DJ 12/08/2014; RE 429.306/PR, Rel. Min. Joaquim Barbosa, DJ 16/03/2011.


 

ACÓRDÃO

Vistos e relatados estes autos em que são partes as acima indicadas, a Egrégia 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 6ª Região decidiu, por unanimidade, negar provimento à apelação, nos termos do relatório, votos e notas de julgamento que ficam fazendo parte integrante do presente julgado.

Belo Horizonte, 21 de março de 2025.



Documento eletrônico assinado por ALVARO RICARDO DE SOUZA CRUZ, Desembargador Federal Relator, na forma do artigo 1º, inciso III, da Lei 11.419, de 19 de dezembro de 2006. A conferência da autenticidade do documento está disponível no endereço eletrônico https://eproc2g.trf6.jus.br/eproc/externo_controlador.php?acao=consulta_autenticidade_documentos, mediante o preenchimento do código verificador 60000052854v5 e do código CRC bfe7e239.

Informações adicionais da assinatura:
Signatário (a): ALVARO RICARDO DE SOUZA CRUZ
Data e Hora: 26/03/2025, às 17:24:18

 


 



Conferência de autenticidade emitida em 16/10/2026 20:40:10.


Identificações de pessoas físicas foram ocultadas

Extrato de Ata
Poder Judiciário
Tribunal Regional Federal da 6ª Região

EXTRATO DE ATA DA SESSÃO VIRTUAL DE 17/03/2025 A 21/03/2025

Apelação Cível Nº 1027707-60.2023.4.06.3800/MG

RELATOR: Desembargador Federal ALVARO RICARDO DE SOUZA CRUZ

PRESIDENTE: Desembargador Federal MARCELO DOLZANY DA COSTA

PROCURADOR(A): MIRIAN DO ROZARIO MOREIRA LIMA

Certifico que este processo foi incluído na Pauta da Sessão Virtual, realizada no período de 17/03/2025, às 00:00, a 21/03/2025, às 16:00, na sequência 214, disponibilizada no DE de 25/02/2025.

Certifico que a 3ª Turma, ao apreciar os autos do processo em epígrafe, proferiu a seguinte decisão:

A 3ª TURMA DECIDIU, POR UNANIMIDADE, NEGAR PROVIMENTO À APELAÇÃO, NOS TERMOS DO VOTO DO RELATOR.

RELATOR DO ACÓRDÃO: Desembargador Federal ALVARO RICARDO DE SOUZA CRUZ

Votante: Desembargador Federal ALVARO RICARDO DE SOUZA CRUZ

Votante: Juiz Federal GLAUCIO FERREIRA MACIEL GONCALVES

Votante: Desembargador Federal MIGUEL ANGELO DE ALVARENGA LOPES

FATIMA HELENA DIAS DE ABREU COUTINHO

Secretária



Conferência de autenticidade emitida em 16/10/2026 20:40:10.


Identificações de pessoas físicas foram ocultadas